Texto base:
Enunciado:
O ponto de exclamação pode indicar várias coisas. Nas três frases destacadas no texto, ele está indicando,
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 05. Componentes Naturais
Analise a figura a seguir e resolva a questão.
A figura representa dois astros: o Sol e a Terra. Existe uma relação entre eles: a Terra gira em torno do Sol e, ao mesmo tempo, gira como um pião.
A partir da figura, podemos dizer que
- Geografia - Fundamental | 02. Localizando-se No Espaço
Texto base: Leia o texto e responda à questão. A VIDA DE MARC CHAGALL Chagall nasceu em 6 de julho de 1887, numa cidade da Rússia chamada Vitebski. Ele começou a estudar artes em 1900 e aprendeu a pintar, desenhar e esculpir. O artista cresceu em uma região em que havia muitos conflitos. Sua família seguia a religião judaica e os judeus, naquela época, sofriam perseguições e tinham suas casas destruídas. Ele viveu a maior parte de sua vida na França e foi um artista muito feliz que gostava de exprimir sua alegria por meio de suas obras. Ele não gostava de pintar pessoas tristes, pois fazia parte de um grupo religioso que buscava sempre a relação com Deus através da alegria. Por isso, suas obras são sempre muito coloridas e expressam felicidade. Hoje os seus trabalhos são admirados no mundo todo. (Fonte: Jornal Estado de Minas – Suplemento Gurilândia – 22/08/2009)
Enunciado:
a) Qual é a nacionalidade de Marc Chagall?
b) É possível descobrir a naturalidade deste artista através do texto? Explique.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
É provável que você nunca tenha ouvido falar de proclorococos. Esses micro-organismos de nome complicado estão presentes no seu cotidiano de modo simples, insuspeito e crucial. “Eles produzem o oxigênio de uma em cada cinco lufadas de ar que você respira”. [...] O consumo “desnecessário” de frutos do mar, causa rupturas em ecossistemas inteiros e na química do oceano (que depende da estabilidade de cadeias alimentares que vão do plâncton às baleias). [...] Quanto ao peixe, é preciso pensar seletivamente: quem obtém essas proteínas? O mercado de luxo de atum, de lagosta, de salmão, de camarão. Vão para as cidades, não para alimentar gente faminta.” [...] Peixes de rio, criados em cativeiro, têm sido comidos na China por mais de mil anos. Peixes herbívoros. Bagres. [...] há muito risco de introdução de espécies invasoras. A tendência hoje não é criar herbívoros, mas carnívoros, o que não faz o menor sentido.” [...] Earle afirma que não estamos pagando o preço real desse consumo: “É preciso calcular quantas plantas fazem um peixe que alimenta o salmão. Quando você fala com um criador de salmão, ele diz: ‘Ah, é cinco ou seis para um’.” Para ela, a conta não fecha. [...] estamos começando a entender que não sabemos repor essas coisas: “Você não pode construir um atum depois que ele se acabou. Noventa por cento dos atuns-azuis estão extintos. Se eles se extinguirem, como você os trará de volta? [...] Golfinhos captam a presença do submarino e tentam se “comunicar” com ele, afinando seus sonares na frequência dos instrumentos da engenhoca.
(ANGELO, 2011, p. 4)
Sobre as cadeias alimentares a que o texto faz referência, é correto afirmar:
- Biologia | 02. Origem da Vida
Agência espacial americana (NASA) afirma ter encontrado água corrente em Marte, o que pode possibilitar existência de vida.
(Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/ 09/150928_marte_descobertas_cc. Acesso em 29 set. 2015.)
Em 2015, através da análise de imagens do satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), a NASA afirmou que pode haver, escorrendo nas encostas em algumas montanhas do planeta Marte, água salgada líquida. Com isso, seria possível existir, ou ter existido, vida microbiana no planeta. No planeta Terra, há muito se discute a origem da vida, sendo a Teoria Clássica a mais aceita, a qual afirma que a Terra primitiva teria sido um ambiente rico em compostos orgânicos.
De acordo com essa teoria, os primeiros seres que habitaram nosso planeta seriam:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
1. Analise a cadeia alimentar marinha a seguir.
Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/img/1.cadeia_a.jpg . Acesso em: 23 mar. 2012.
Analisando a imagem, podemos identificar duas cadeias diferentes.
Separe as cadeias identificando os níveis tróficos de cada uma.