Veja a seguir a imagem de uma arquitetura típica da cidade de Milão na Itália.
Na imagem, o segmento AB representa o parapeito da janela. Com esse segmento, traçou-se um triângulo isósceles ABC em que a coluna entre as janelas, representada por um segmento de reta, é uma de suas cevianas.
O segmento de reta construído no triângulo ABC que representa a coluna é uma:
Questões relacionadas
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNESP) As figuras 1 e 2 representam dois esquemas experimentais utilizados para a determinação do coeficiente de atrito estático entre um bloco B e uma tábua plana, horizontal.
No esquema da figura 1, um aluno exerceu uma força horizontal F no fio A e mediu o valor 2,0 cm para a deformação da mola, quando a força F atingiu seu máximo valor possível, imediatamente antes que o bloco B se movesse. Para determinar a massa do bloco B, este foi suspenso verticalmente, com o fio A fixo no teto, conforme indicado na figura 2, e o aluno mediu a deformação da mola igual a 10,0 cm, quando o sistema estava em equilíbrio. Nas condições descritas, desprezando a resistência do ar, o coeficiente de atrito entre o bloco e a tábua vale
- Matemática | 13. Geometria Plana
Uma metalúrgica recebeu uma encomenda para fabricar, em grande quantidade, uma peça com o formato de um prisma reto com base triangular, cujas dimensões da base são 6 cm, 8 cm e 10 cm e cuja altura é 10 cm. Tal peça deve ser vazada de tal maneira que a perfuração na forma de um cilindro circular reto seja tangente às suas faces laterais, conforme mostra a figura.
(Foto: Reprodução/Enem)O raio da perfuração da peça é igual a
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2011 2ª APLICAÇÃO) Slumdog Millionaire
Danny Boyle’s “Slumdog Millionaire” hits the ground running. This is a breathless, exciting story, heartbreaking and exhilarating at the same time, about a Mumbai orphan who rises from rags to riches on the strength of his lively intelligence. The film’s universal appeal presents the real India to millions of moviegoers for the first time.
The real India, supercharged with a plot as reliable and eternal as the hills. The film’s surface is so dazzling that you hardly realize how traditional it is underneath. But it’s the buried structure that pulls us through the story like a big engine on a short train.
By the real India, I don’t mean an unblinking documentary like Louis Malle’s “Calcutta” or the recent “Born Into Brothels.” I mean the real India of social levels that seem to be separated by centuries. What do people think of when they think of India? On the one hand, Mother Teresa, “Salaam Bombay!” and the wretched of the earth. On the other, the “Masterpiece Theater”-style images of “A Passage to India,” “Gandhi” and “The Jewel in the Crown.”
The film uses dazzling cinematography, breathless editing, driving music and headlong momentum to explode with narrative force, stirring in a romance at the same time.
EBERT, R. Disponível em: http://rogerebert.suntimes.com. Acesso em: 11 abr. 2011 (adaptado).
O texto trata do premiado filme indiano “SlumdogMillionaire”. Segundo a resenha apresentada, a história retrata uma Índia real, uma vez que:
- História | 1.1 Pré-Colonial
(FUVEST) Eu por vezes tenho dito a V. A. aquilo que me parecia acerca dos negócios da França, e isto por ver por conjecturas e aparências grandes aquilo que podia suceder dos pontos mais aparentes, que consigo traziam muito prejuízo ao estado e aumento dos senhorios de V. A. E tudo se encerrava em vós, Senhor, trabalhardes com modos honestos de fazer que esta gente não houvesse de entrar nem possuir coisa de vossas navegações, pelo grandíssimo dano que daí se podia seguir.
Serafim Leite. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil, 1954.
O trecho acima foi extraído de uma carta dirigida pelo padre jesuíta Diogo de Gouveia ao Rei de Portugal D. João III, escrita em Paris, em 17/02/1538. Seu conteúdo mostra
- Matemática - Fundamental | 08. O Teorema de Pitágoras
A famosa ponte de Londres falhou ao ser elevada para a passagem do tráfego fluvial. As superestruturas levadiças (seções que se elevam) da ponte pararam quando o ângulo de elevação era de 0°. Já que o tráfego fluvial é muito grande, você deverá determinar a largura e a altura máxima (na parte superior) dos barcos que pretendem passar por baixo da ponte. Para isso, você dispõe de uma planta da ponte que está traçada em uma escala de 1:150. Nessa planta, você deve tomar as medidas correspondentes e calcular as dimensões máximas toleradas para a passagem de barcos, levando em consideração o ângulo de elevação em que a ponte permaneceu. Lembre-se de que o plano está em uma escala reduzida, mas você precisará fornecer as medidas reais permitidas para os barcos que precisam cruzar sob a ponte.
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E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.