Considere as frações 1/n e 1/p, com n e p sendo números irracionais. Sobre o resultado da soma 1/n + 1/p afirma-se que pode ser:
I. inteiro não nulo;
II. racional não inteiro;
III. irracional;
IV. zero;
V. imaginário puro.
É correto apenas o que está contido em
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Um bastão é colocado sequencialmente em três recipientes com líquidos diferentes. Olhando-se o bastão através de cada recipiente, observam-se as imagens I, II e III, conforme ilustração a seguir, pois os líquidos são transparentes. Sendo nAr, nI, nII e nIII os índices de refração do ar, do líquido em I, do líquido em II e do líquido em III, respectivamente, a relação que está correta é:
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: < kosmus.com.br>. Acesso em: 30. Out. 2012.
A terceirização significa
- Matemática | 01. Matemática Básica
(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO) A velocidade Mach (M ) de um avião é definida como a razão entre a velocidade do avião e a velocidade do som. Os aviões são classificados em categorias, de acordo com a velocidade que conseguem atingir. As categorias são: subsônica (M < 1,0), transônica ( 1,0 ≤ M < 1,2), supersônica (1,2 ≤ M < 5,0) e hipersônica ( M ≥ 5,0 ). Considere a velocidade do som igual a 1 200 km/h. João e Bia fizeram uma viagem de avião, que percorreu 3 600 km em 4 horas. Bia disse que esse avião era muito rápido e, portanto, supersônico. João convenceu Bia de que ela estava errada, argumentando que, para o avião ser supersônico, o tempo de sua viagem deveria ser reduzido em, no mínimo,
- Geografia - Fundamental | 3.3 Placas Tectônicas
Analise o mapa com as placas tectônicas a seguir.
Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/placas-tectonicas>. Acesso em: 05 set. 2012.
Os movimentos internos das placas apresentadas no mapa podem gerar
- Física | 3.5 Gases
Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas é de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas têm as mesmas características, exceto que a largura dos pneus de A é menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus das bicicletas A e B respectivamente com pressões de calibração PA e PB os amigos observam que o pneu da bicicleta A deforma, sob mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta A, mA e no pneu da bicicleta B, mB, são diretamente proporcionais aos seus volumes.
Comparando as pressões e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas, temos: