"[...] existem números que não podem ser escritos como a divisão de dois inteiros. Isto é, não são racionais. Esses números são chamados de NÚMEROS IRRACIONAIS"
Disponível em: <http://www.seara.ufc.br/especiais/matematica/transfinitos/transfinitos1.htm>.Acesso em 31/12/2013
Paulo deseja construir um galinheiro quadrado com área de 1,5 m². O perímetro desse galinheiro será, aproximadamente, igual a:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Seis alunas receberam o teste de Matemática que haviam feito.
Leia atentamente as dicas a seguir e, sabendo que o valor do teste é 10 pontos, descubra quantos pontos cada aluna tirou.
- 1) Carla tirou total.
- 2) Roberta tirou a metade dos pontos de Carla.
- 3) Beatriz tirou 1 ponto a mais que Roberta.
- 4) Joana tirou a metade dos pontos de Beatriz.
- 5) Paula tirou o triplo dos pontos de Joana.
6) Flávia tirou 2 pontos a menos que Paula.
- Física | A. Escalar
No Brasil, a quantidade de mortes decorrentes de acidentes por excesso de velocidade já é tratada como uma epidemia. Uma forma de profilaxia é a instalação de aparelhos que medem a velocidade dos automóveis e registram, por meio de fotografias, os veículos que trafegam acima do limite de velocidade permitido. O princípio de funcionamento desses aparelhos consiste na instalação de dois sensores no solo, de forma a registrar os instantes em que o veículo passa e, em caso de excesso de velocidade, fotografar o veículo quando ele passar sobre uma marca no solo, após o segundo sensor.
Considere que o dispositivo representado na figura esteja instalado em uma via com velocidade máxima permitida de 60 km/h
No caso de um automóvel que trafega na velocidade máxima permitida, o tempo, em milissegundos, medido pelo dispositivo, é
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UESB) Micro-organismos, como o nome diz, são organismos minúsculos, representados por fungos, bactérias, algas e protozoários. [...] Diversos agentes usados como imunossupressores são produzidos por micro-organismos. Os principais imunossupressores no mercado farmacêutico são ciclosporina, isolada do fungo Tolypocladium inflatum, em 1971: rapamicina, isolada da actino bactéria Streptomyces hygroscopicus, em 1975: e FK506 (tacrolimo), isolada de Streptomyces tsukubaensis, em 1987.
(LOPES; PUPO, 2011, p. 31-33)
Considerando-se o metabolismo celular associado ao processo de fabricação do pão, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia os depoimentos de Conceição e Paulo. Eles falam sobre a vida deles nas cidades onde viviam.
Nasci em Recife em 1931. Quando criança, morava com meus avós, pais, irmãos, tios, primos. A casa era enorme! Minha casa tinha um quintal e no fundo um mangue. Brincava de subir em árvore, casinha, caçar caranguejo, andar de bicicleta e de tudo que era proposto pelos meus irmãos e primos. Estudava pela manhã. Depois do almoço, tinha que fazer tarefas e depois brincava até escurecer. Ao retornar para casa, tomava banho, arrumava as coisas para o dia seguinte, jantava com a família inteira e depois ficava conversando na varanda. Ouvia-se rádio ou brincava-se de nada que sujasse até a hora da minha avó me mandar dormir. Conceição Maria da Conceição
Moro em São José dos Campos, em São Paulo. Nasci em 2005. Moro num apartamento com minha mãe. Vou à escola pela manhã, almoço na casa da minha avó, e fico lá à noitinha. Terças e quintas, na parte da tarde, tenho aula de Inglês. Segunda, quarta e sexta, tenho aula de futebol. Quando volto, faço meus deveres de casa. Gosto de jogar videogame e assistir TV, mas faço isso de 5 e meia da tarde até as 19 horas. Minha mãe me busca depois do trabalho. Fazemos um lanche e depois assisto televisão até dormir junto com minha mãe. Nos finais de semana, às vezes saio para ir ao shopping, vou ao clube ou fico em casa. Paulo
Enunciado:
a) Complete o quadro comparando as duas realidades:
b) Comparando os relatos de Conceição e Paulo e os dias atuais, a qual conclusão você pode chegar sobre o modo de vida das crianças?
- Literatura | 5.2 Modernismo
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos, Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
(FUVEST 2016 1° FASE) As informações contidas no texto permitem concluir corretamente que a doença de que nele se fala caracteriza se como