Observe o mosaico abaixo, formado por triângulos isósceles congruentes entre si.
Se o ângulo α assinalado na figura mede 104°, então a medida do menor ângulo de cada triângulo que compõe o mosaico é igual a:
Questões relacionadas
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(ALBERT EINSTEINT) “Leonardo [da Vinci] analisou a anatomia humana durante toda sua vida; considerava que a natureza havia criado todas as coisas visíveis que poderiam tornar-se pintura. (...) Escrevendo sobre o horror de cadáveres esquartejados com os quais costumava passar as noites, Da Vinci diz que de nada lhe serviriam caso não soubesse também desenhar perfeitamente; a dissecção de corpos deveria ser acompanhada por um conhecimento da perspectiva, dos métodos de demonstração geométrica, do método do cálculo de força e de poder dos músculos. A pintura deveria levar em conta os fenômenos naturais, a estrutura das coisas, o mecanismo dos corpos.”
Teresa Aline Pereira de Queiroz. O renascimento. São Paulo: Edusp, 1995, p. 55.
O texto refere-se a três características centrais do Renascimento cultural dos séculos XV e XVI:
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
Leia o texto a seguir.
A) Aponte dois motivos que levaram às Grandes Navegações.
B) Explique duas razões para o pioneirismo português nas grandes navegações.
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UEFS) Para determinar a profundidade de um poço artesiano vazio, um estudante que se encontra próximo da abertura desse poço, liga uma fonte que emite onda sonora de frequência 100,0 Hz e de comprimento de onda 1,5 m.
Considerando-se que, no poço, a temperatura seja constante e sabendo-se que o eco é registrado por um aparelho após 4,0s, é correto afirmar que a profundidade desse poço, em m, é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Available at: http://www.epals.com/forums/p/20934/119356.aspx#119356. Accessed on Oct 9th 2011.
Vocabulary:
Marks – notas
Have fun – diverter-se
Learning games – jogos para aprendizagem
Choose the best alternative.
This text tells us about
- Física | A. Escalar
Um carro se desloca com velocidade constante num referencial fixo no solo. O motorista percebe que o sinal está vermelho e faz o carro parar. O tempo de reação do motorista é de frações de segundo. Tempo de reação é o tempo decorrido entre o instante em que o motorista vê o sinal vermelho e o instante em que ele aplica os freios. Está associado ao tempo que o cérebro leva para processar as informações e ao tempo que levam os impulsos nervosos para percorrer as células nervosas que conectam o cérebro aos membros do corpo. Considere que o carro adquire uma aceleração negativa constante até parar.
O gráfico que pode representar o módulo da velocidade do carro (v) em função do tempo (t), desde o instante em que o motorista percebe que o sinal está vermelho até o instante em que o carro atinge o repouso, é