. Em uma prova de Matemática com 10 questões, todas de mesmo valor, Leonardo acertou 7. Que fração da prova Leonardo acertou?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
(ENEM) A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.
THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado).
Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Qual é o objetivo desses documentos?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir. Uma cidadã de última classe
Filha de mãe libanesa, Zeinab Shehayib nasceu e viveu toda a sua vida no Líbano. Mas isso não foi suficiente para que ela tivesse direito à cidadania.
Zeinab Shehayib, de 25 anos, nasceu e cresceu no Líbano. É filha de mãe libanesa. Mas não tem direito à cidadania do país. Isso porque a lei libanesa não permite que as mulheres transmitam automaticamente sua cidadania aos filhos. Como o pai de Zeinab era egípcio e morreu antes de transferir sua própria cidadania à filha, Zeinab e a irmã, Manal, tornaram-se apátridas na própria terra natal. Isso provocou uma série de problemas. Quando ainda era estudante, Zeinab ganhou uma bolsa de estudos no Canadá, mas não pôde ir porque não tinha passaporte. Em todos os trabalhos que consegue, o salário dela (que é vendedora) é mais baixo que o dos colegas e a jornada, mais longa, como se ela fosse uma imigrante clandestina. "Uma vez, me candidatei a uma vaga numa companhia de cosméticos. Minha experiência preenchia os requisitos e me saí bem na entrevista", recorda. Porém, quando a recrutadora pediu sua carteira de identidade para a assinatura do contrato, tudo ruiu. "Quando eu disse que não tinha os documentos libaneses, a recrutadora rasgou o contrato e atirou na lixeira na minha frente. Fui para casa chorando. Eu me sinto como uma prisioneira", disse em depoimento à Acnur, agência da ONU que cuida de refugiados. A condição de apátrida interfere até na vida pessoal da vendedora, que acabou perdendo o noivo porque a falta de documentos a impedia de se casar. "Ele desistiu de mim." Disponível em: <http://super.abril.com.br/historia/apatridas-pessoas-lugar-nenhum-803112.shtml> Acesso em: 21 out. 2014.
Levando-se em consideração as informações sobre as situações enfrentadas por ser apátrida e os recursos visuais do texto, explique como a imagem contribui para o sentido do texto.
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UNESP) Um professor de física propôs aos seus alunos que idealizassem uma experiência relativa ao fenômeno luminoso. Pediu para que eles se imaginassem numa sala completamente escura, sem qualquer material em suspensão no ar e cujas paredes foram pintadas com uma tinta preta ideal, capaz de absorver toda a luz que incidisse sobre ela. Em uma das paredes da sala, os alunos deveriam imaginar uma fonte de luz emitindo um único raio de luz branca que incidisse obliquamente em um extenso espelho plano ideal, capaz de refletir toda a luz nele incidente, fixado na parede oposta àquela na qual o estudante estaria encostado (observe a figura).
Se tal experiência pudesse ser realizada nas condições ideais propostas pelo professor, o estudante dentro da sala
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Disponível em: <http://www.sindsegsc.org.br/sala-de-imprensa/noticias/visualizar/index.php/as_mensagens_da_campanha_viva/15149/>. Acesso em: 22 nov. 2016.
Os sinais de pontuação podem ser substituídos por conjunções com o propósito de estabelecer diversos tipos de relações sintáticas e semânticas. Na passagem “A vida é única. O momento também.” o primeiro ponto poderia, sem prejuízo do efeito de sentido original do texto, ser substituído pela seguinte conjunção coordenativa: