Uma pedra de 2,0 kg está deslizando a 5 m/s da esquerda para a direita sobre uma superfície horizontal sem atrito, quando é repentinamente atingida por um objeto que exerce uma grande força horizontal sobre ela, na mesma direção e sentido da velocidade, por um curto intervalo de tempo. O gráfico a seguir representa o módulo dessa força em função do tempo.
Imediatamente após a força cessar, o módulo da velocidade da pedra vale em m/s:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 08. Das Rebeliões Coloniais à Luta pela Emancipação da América Portuguesa
23. Texto base: Observe o mapa do Brasil atual.
Enunciado:
Entre os séculos XVII e XVIII ocorreram revoltas e rebeliões em diversas partes da América Portuguesa, cada uma com um motivo próprio, mas que exigiram uma resposta firme da coroa.
A) Defina o significado de Revoltas Nativistas.
- B) Descreva como desenvolveu o Quilombo dos Palmares (1630-1694).
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEFS) A respeito de ondas mecânicas e eletromagnéticas, é correto afirmar que
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
Esponjas e mexilhões podem ser considerados bioindicadores, uma vez que a análise de seus tecidos revela a concentração de poluentes na água.
Isso ocorre porque, no meio aquático, esses animais são caracterizados, em sua maioria, como:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT) O núcleo celular foi a primeira organela a ser descrita. Observações dessa região celular foram feitas em 1682, pelo “pai da microbiologia”, o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), e, posteriormente, em 1802, pelo botânico austríaco Franz Andreas Bauer (1758-1840). Contudo a descoberta do núcleo celular é frequentemente atribuída a outro botânico: o escocês Robert Brown (1773-1858), que descreveu essa região celular 29 anos depois (1839), a partir do exame de células de orquídeas.
(O NÚCLEO..., 2014)
Com base nos conhecimentos sobre as funções, características e componentes do núcleo celular, é correto afirmar, exceto:
- Geografia - Fundamental | 2.01 Os Mapas e Os Instrumentos Cartográficos
As imagens captadas por satélites são informações estratégicas preciosas, que se tornam cada vez mais imprescindíveis nas operações de defesa internacionais, bem como nas decisões táticas da guerra moderna. É tal a dependência, que esses artefatos passaram a ser conhecidos como os olhos e ouvidos da inteligência militar. Se já é grande a capacidade de resolução dos satélites comerciais, que observam o dia-a-dia das cidades, o rastreamento efetuado por um satélite militar de uso exclusivo do Pentágono (o ministério da Defesa norte-americano), pode atingir impressionante visualização, fornecendo localizações geográficas para mísseis e bombas e dando suporte a todas as ações militares. Satélites são poderosas ferramentas de estratégia militar.
Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/guerra/guerra04.htm >. Acesso em: 21 dez. 2014.
Os avanços tecnológicos têm permitido de maneira crescente a criação de novas ferramentas de obtenção de imagens que tem revolucionado a cartografia, por exemplo, possibilitando a produção de mapas precisos, atualizados e interativos. Uma das vantagens, em uma eventual guerra, para um país que tenha diversos satélites militares é: