Sendo a = 3/4 e b = 2/5, então (a+b) e (a . b) são, respectivamente, iguais a:
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Texto base: Não errar faz mal Algumas crianças não conseguem conviver com seus erros. Ficam tristes se dão um fora, recomeçam a lição do zero para não apagar o caderno. Esse perfeccionismo todo é uma porta para problemas psíquicos, como depressão, ansiedade e distúrbios alimentares. O alerta vem de uma revisão de 40 estudos de diferentes universidades feita pela York St. John University, na Inglaterra, e acende uma luz amarela. “O perfeccionismo é um comportamento aprendido e se impõe quando os pais são excessivamente exigentes consigo mesmos e com a aparência e o desempenho da criança no esporte, na escola, no grupo social”, explica a psicopedagoga Teresa Messeder Andion, de São Paulo. “A família tem que controlar o próprio rigor e ser flexível com as falhas infantis. Não se pode, por exemplo, elogiar o filho apenas pelas suas vitórias. Demonstre carinho e aprovação também pelos esforços para acertar”, diz ela. Lakatos, Suzana. “Nossos filhos”, Cláudia, out. 2015, p. 164.
Enunciado:
A fala “Demonstre carinho e aprovação também pelos esforços para acertar” (l. 10-11) é dirigida à família que educa crianças e tem a finalidade de:
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“Os boias-frias, quando tomam umas biritas
Espantando a tristeza
Sonham
Com bife a cavalo, batata frita
E a sobremesa
É goiabada cascão
Com muito queijo
Depois café, cigarro
E o beijo de uma mulata
Chamada Leonor ou Dagmar.”
(Rancho da Goiabada. João Bosco e Aldir Blanc)
Milhares de camponeses no Brasil não têm terra. Muitos deles são chamados boias-frias. São aqueles que trabalham temporariamente no campo na época de plantio e colheita, muitas vezes em condições precárias. É possível associar esse grave problema social brasileiro com a concentração da propriedade rural no Brasil que se iniciou com
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exto base: Leia o trecho sobre a OIT para responder à questão. [...] Naquela época, muita gente arregaçou as mangas e começou a discutir como fazer para que as crianças não perdessem a infância no trabalho. Era a preocupação da OIT quando iniciou o Programa de Eliminação do Trabalho Infantil, no Brasil. Muita coisa aconteceu desde então. Muitos setores da sociedade se organizaram para acabar com o trabalho precoce. Foi criado um Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que lutou muito contra ele. E o governo passou a olhar para essas crianças e a aplicar soluções parciais como a bolsa-escola, para melhorar sua vida. Mesmo assim ainda é pouco [...] AZEVEDO, Jô. HUZAK, Iolanda, PORTO, Cristina. Serafina e a criança que trabalha. 13 ed. São Paulo: Ática. 2007, p. 14.
Enunciado:
Explique a importância da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o combate ao trabalho infantil.