Deixa-se cair continuamente areia de um reservatório a uma taxa de 3,0kg/s diretamente sobre uma esteira que se move na direção horizontal com velocidade . Considere que a camada de areia depositada sobre a esteira se locomove com a mesma velocidade , devido ao atrito. Desprezando a existência de quaisquer outros atritos, conclui-se que a potência em watts, requerida para manter a esteira movendo-se a 4,0m/s, é:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
Los orígenes de la habitual expresíon ¡che!
¿Hay algo más argentino que la expresión "che"? Muchos afirmarían que no, que dehecho "che" es sinónimo de argentino. Sin embargo, las continuas oleadas migratorias querecibió el país a finales del siglo XIX y comienzos del XX le dan un origen más complejo.
A Valencia, ubicada en la costa mediterránea española, se le conoce como la tierra de los"che". "Es muy probable que la expresión viajara con los emigrantes que llegaron a Argentina.Entre 1857 y 1935 casi tres millones de españoles arribaron a Buenos Aires", comenta lafilóloga e historiadora Inés Celaya.
El "che", no obstante, es un hijo con varios padres. Algunos filólogos italianos reclaman la paternidad y sitúan su nacimiento en Venecia, cuna del "cocoliChe", un dialecto que transmitió muchas palabras al lunfardo, la jerga que nació en los bares bonaerenses. De 1814 a 1970 llegaron a Argentina unos seis millones de emigrantes italianos, siendo la comunidad europea más grande del país.
Otra vertiente del "che" es su posible origen en las comunidades indígenas del norte de Argentina. En guaraní "che" significa "yo" y también se utiliza como el posesivo "mi". "Em cualquier caso el 'che' es una palabra errante, que ha cruzado culturas y océanos. Ya no sólo forma parte de la historia del Mediterráneo sino del cono sur de América", detalla Celaya.
Disponível em: www.lanacion.com.ar. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).
O texto trata da origem da expressão “che”. No caso do espanhol da Argentina, essa expressão reflete a
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em: www.blognerdegeek.com. Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).
Na tirinha, o leitor é conduzido a refletir sobre relacionamentos afetivos. A articulação dos recursos verbais e não verbais tem o objetivo de:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
Na ISS (Estação Espacial Internacional) vários experimentos são feitos com o intuito de estudar a microgravidade e a exposição às radiações de fundo vindas do universo profundo. Um dos dispositivos usados nos laboratórios da ISS tem a função de detectar o tipo de radiação que atinge a espaçonave e gerar, em seu painel de leitura, um gráfico que mostra as oscilações do campo elétrico de uma radiação eletromagnética em função do tempo, como mostra o gráfico abaixo
Consultando a tabela acima, que fornece os valores típicos de frequência f para diferentes regiões do espectro eletromagnético, e analisando o gráfico de E em função do tempo, é possível classificar essa radiação como - Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um treinador de corrida com motocicletas prepara os circuitos de treino de seus atletas fazendo combinações entre as 4 pistas e os 5 modelos de motocicletas disponíveis no centro de treinamento. O comprimento das pistas, bem como a velocidade média das motocicletas (em treinos), estão listadas a seguir.
Para a próxima temporada, os circuitos preparados pelo treinador, na combinação (pista × moto), foram:
Sabe-se que o tempo médio de uma volta do circuito é calculado por meio da divisão do comprimento da pista pela velocidade média da motocicleta escolhida. Por adaptações em sua rotina, um dos atletas decide na próxima temporada treinar apenas no circuito mais rápido, sendo que todos os circuitos têm o mesmo número de voltas.
A combinação a ser escolhida pelo atleta para realizar os treinos da forma desejada é
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Ciente de que, no campo da criação, as inovações tecnológicas abrem amplo leque de possibilidades — ao permitir, e mesmo estimular, que o artista explore a fundo, em seu processo criativo, questões como a aleatoriedade, o acaso, a não linearidade e a hipermídia —, Leo Cunha comenta que, no que tange ao campo da divulgação, as alternativas são ainda mais evidentes: “Afinal, é imensa a capacidade de reprodução, multiplicação e compartilhamento das obras artísticas/culturais. Ao mesmo tempo, ganham dimensão os dilemas envolvidos com a questão da autoria, dos direitos autorais, da reprodução e intervenção não autorizadas, entre outras questões”. Já segundo a professora Yacy-Ara Froner, o uso de ferramentas tecnológicas não pode ser visto como um fim em si mesmo. Isso porque computadores, samplers, programas de imersão, internet e intranet, vídeo, televisão, rádio, GPD etc. são apenas suportes com os quais os artistas exercem sua imaginação.
SILVA JR., M. G. Movidas pela dúvida. Minas faz Ciências, n. 52, dez.-fev. 2013 (adaptado).
Segundo os autores citados no texto, a expansão de possibilidades no campo das manifestações artísticas promovida pela internet pode pôr em risco o(a)