Texto base: Leia o texto a seguir. O código de Hamurábi No reinado de Hamurábi foi criado um dos primeiros códigos de lei da Antiguidade: O código de Hamurábi. Esse conjunto de leis incluía várias tradições e valores dos povos mesopotâmicos e se referia a diversos assuntos, como questões econômicas, sociais, religiosas e familiares. Algumas leis que constam no Código de Hamurabi:
1 – Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deve ser condenado à morte. 14 – Se alguém roubar o filho menor de outrem, este alguém deve ser condenado à morte.
- Se alguém receber em sua casa um escravo fugitivo da corte, homem ou mulher, e não trazê-lo à proclamação pública na casa do governante local ou de um homem livre, o mestre da casa deve condenado à morte.
21 – Se alguém arrombar uma casa, ele deverá ser condenado à morte na frente do local do arrombamento e ser enterrado. 48 – Se alguém tiver um débito de empréstimo e uma tempestade prostrar os grãos ou a colheita for ruim, ou os grãos não crescerem por falta d’água, naquele ano a pessoa não precisa dar ao seu credor dinheiro algum. Ele deve lavar sua tábua de débito na água e não pagar aluguel naquele ano. 138 – Se um homem quiser se separar e sua esposa que lhe deu filhos, ele deve dar a ela a quantia do preço que pagou por ela e o dote que ela trouxe da casa de seu pai, e deixá-la partir [...] Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/codigo-de-hamurabi/> Acesso em: 15 out. 2014.(Fragmento)
Enunciado:
A) Retire do texto uma punição que você considere exagerada e justifique sua resposta.
B) Hoje também temos leis que regulam a nossa sociedade, em diversos setores. Você julga as leis e regras que regulam as diversas relações na sociedade brasileira hoje são eficazes? Justifique.