Texto base:
Enunciado:
A) De acordo com o texto, descreva o processo de surgimento da escrita na região da Mesopotâmia.
B) Quais eram os primeiros objetivos da criação da escrita?
C) “A escrita, nos dias de hoje, é um elemento muito importante para que o homem seja considerado um cidadão”. Você concorda com a afirmação acima? Justifique.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Texto para a questão Todo mundo tem sotaque Sou um imigrante que passou quase tanto tempo nos EUA quanto na minha terra natal, a Espanha. [...] Vivendo a minha rotina, profundamente envolvido no trabalho do ensino e aprendizado de segundas línguas, foi divertido assistir a um seriado de TV no qual a aptidão [linguística] dos personagens principais era tão importante para a trama; apesar disso, a premissa de que você pode falar uma língua sem absolutamente nenhum sotaque é exagerada. Na verdade, não é nem possível. Pior ainda, o fetiche com alguns sotaques e o desprezo por outros pode levar a uma discriminação real em entrevistas de emprego, avaliações de desempenho e acesso a moradia, para citar apenas algumas áreas nas quais exibir ou não determinada pronúncia tem consequências profundas. Frequentemente, no hospital ou no banco, no escritório ou em um restaurante – e até na sala de aula – assumimos a ideia de que nossas palavras têm de soar de maneira correta e que o sotaque perfeito não é só inaudível, mas também invisível. Se você analisar a questão do ponto de vista sociolinguístico, a ausência de sotaque é simplesmente impossível. A pronúncia é meramente uma forma de falar moldada por uma combinação de geografia, classe social, nível de escolaridade, etnia e língua-mãe. Eu tenho, você tem, todo mundo tem. Não existe essa coisa de inglês perfeito, neutro e sem sotaque – ou espanhol, ou qualquer outra língua. Dizer que alguém não tem sotaque é tão crível quanto dizer que alguém não tem feições. Sabemos bem disso, mas, mesmo assim, em um momento em que a porcentagem de habitantes estrangeiros nos EUA alcançou o ponto mais alto do século, a diferença entre “nativo” e “não nativo” tornou-se cruel, e é por isso que vale a pena ter em mente o tempo todo que ninguém fala sem sotaque. [...] A discriminação baseada no sotaque não é apenas um conceito acadêmico; experimentos mostram que as pessoas tendem a fazer presunções estereotipadas sobre os falantes com sotaque não nativo, cujo efeito acaba se estendendo aos nativos cujos nomes e/ou etnias parecem estrangeiros. Os estudos mostram que quando um anglofalante não nativo responde a um anúncio de moradia, seu diálogo com o proprietário, em média, tem maiores chances de não dar em nada do que daqueles “que não têm sotaque”. Só espero então que vocês gostem do meu sotaque tanto quanto eu gosto do seu. AGUDO, Roberto Rey. Todo mundo tem sotaque. Disponível em: <www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/
todo-mundo-tem-sotaque-4en5vgto9005ssiznxh8269w7>. Acesso em: 20 jul. 2018. Adaptado.
A ordem dos momentos que compõem a estrutura do texto escrito por Agudo é:
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
O papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) alterou-se desde sua origem em 1949. A Otan é uma aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual, por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo de manter a democracia, a paz e a segurança dos seus integrantes.
No começo dos anos de 1990, em função dos conflitos nos Bálcãs, a Otan declarou que a instabilidade na Europa Central afetava diretamente a segurança dos seus membros. Foi então iniciada a primeira operação militar fora do território dos países-membros. Desde então ela expandiu sua área de interesse para África, Oriente Médio e Ásia.
BERTAZZO, J. Atuação da Otan no Pós-Guerra Fria: implicações para a segurança nacional e para a ONU. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, jan.-jun. 2010 (adaptado).
Os objetivos dessa organização, nos diferentes períodos descritos, são, respectivamente:
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(UNICAMP)
Do ponto de vista da norma culta, é correto afirmar que “coisar” é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
PROPAGANDA DE ALIMENTO COM MUITO SÓDIO, GORDURA E AÇÚCAR TERÁ ALERTA
Daqui a seis meses, as propagandas de alimentos com altos teores de açúcar, gordura e sódio terão de mostrar frases alertando sobre os perigos à saúde que o consumo excessivo dessas substâncias pode causar. (...)
As frases de alerta deverão ser ditas pelo principal personagem da propaganda, no caso da televisão, ou pelo locutor dela, no rádio. Se o produto tiver muito açúcar, o alerta será para o risco de cárie dentária e obesidade. No caso da gordura saturada, para o risco de diabetes e doenças do coração. No caso da gordura trans, para doença do coração e, no caso de alto teor de sódio, para o coração e para pressão alta.
(...)
O Estatuto da Criança e do Adolescente já limita a propaganda voltada ao público infantil.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/758903-propaganda-de-alimento-com-muito-sodio-gordura-e-acucar-tera-alerta.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
O texto diz que “o Estatuto da Criança e do Adolescente já limita a propaganda voltada ao público infantil.”
a) O que é o Estatuto da Criança e do Adolescente? b) Para que foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(UFPB)
Según el texto, es correcto afirmar que Gaturro