Assinale a alternativa que explica corretamente da divisão da pré-História em diferentes períodos.
Questões relacionadas
- Biologia | 14. Biotecnologia
(ACAFE) O conhecimento básico a respeito das células nos ajuda a compreender a origem das doenças, a buscar alternativas de novos medicamentos e de novas tecnologias que colaboram com uma melhor qualidade de vida. Considerando as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto: - Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
RELEITURA DAS OBRAS DE AMILCAR DE CASTRO
MATERIAL
- Cola
- Fotos impressas das obras do artista
- Tesoura
- Bandejas de isopor
- Tinta guache nas cores, preto, vermelho, amarela e azul
- Jornal ( para forrar a mesa)
- Pincel
PROCEDIMENTOS
- Falar um pouco sobre o artista Amilcar de Castro.
- Bibliografia: Mineiro, Amílcar Augusto Pereira de Castro (1920-2002) foi gravador, desenhista, diagramador e professor. Mas foi graças à escultura concreta que fez seu nome. Em Belo Horizonte estudou na Faculdade de Direito da UFMG (...)
- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/amilcar-de-castro-expoente-da-escultura-concreta.htm?cmpid=copiaecola
- Mostrar fotos das suas obras
- s/ título, 1985, aço, 110 x 250 x 250 cm, Coleção MAC/USP... –
- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/amilcar-de-castro-expoente-da-escultura-concreta.htm?cmpid=copiaecola
- https://www.escritoriodearte.com/artista/amilcar-de-castro/
- Deixar as crianças manusearem as fotos, observando os traços, as cores, as formas, e os materiais utilizados pelo artista
- Falar sobre o tamanho das esculturas, cores, formas e linhas utilizadas pelo artista
- A criança deverá escolher a foto que mais gostou.
- Forrar a mesa com jornal
- Distribuir 02 bandejinhas de isopor para cada criança
- A criança deverá colar a foto em uma das bandejas de isopor
- Na outra bandeja, ela deverá molhar o pincel na tinta guache e desenhar na bandeja de isopor, reproduzindo a obra que foi colada na primeira bandeja
- Para exposição em sala de aula, o professor deverá fazer um móbile com as bandejas de isopor, intercalando a bandeja com foto colada, com a bandeja pintada pelas crianças
- OBS: as bandejas poderão ser coladas com fita na parte de trás.
- Pendurar os móbiles na sala de aula e deixar que as crianças notem a semelhança dos trabalhos do autor com os que elas pintaram. Com isso, mostrar para as crianças que este tipo de trabalho não é um trabalho livre, de criação e sim de releitura de uma obra de Arte.
RELEITURA DAS OBRAS DE AMILCAR DE CASTRO
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O surf é o esporte que mais cresce no mundo. Hoje o surf ultrapassa o limite dos praticantes do esporte, e há muito ultrapassou o do “surfista raiz”, que tem sal nas veias e parafina no cabelo. O surf virou um esporte de grande alcance, os campeonatos viraram eventos milionários, os surfistas viraram atletas de ponta e vitrines ambulantes. Com o crescimento do esporte, que passou a atingir um público que foge, em quase todos os aspectos, do surfista tradicional, vemos marcas que nunca pertenceram a esse universo, e que não se identificam em nada com o “surfista raiz”, começarem a fazer parte do nosso mundo. Gabriel Medina, por exemplo, é um atleta que encarna essa mudança. Ele foge de quase todos os estereótipos do surf. O modo como se veste, seu gosto musical, seu comportamento, e por aí vai. Para muitos, isso não é “coisa de surfista”. No entanto, Medina é um dos praticantes mais famosos do surf mundial.
Segundo o texto, o surf caracteriza-se como um (a)
- Física
Quando precisar use os seguintes valores para as constantes:
- 1 ton de TNT = 4.109 J.
- Aceleração da gravidade = g=10 m/s2 .
- 1atm=105 Pa
- Massa específica do ferro 8000kg/m3.
- Raio da Terra = R=6400km.
- Permeabilidade magnética do vácuo 4.10-7 N/A2
Um elevador sobe verticalmente com aceleração constante e igual a a. No seu teto está preso um conjunto de dois sistemas massa-mola acoplados em série, conforme a figura. O primeiro tem massa m1 e constante de mola k1, e o segundo, massa m2 e constante de mola k2. Ambas as molas têm o mesmo comprimento natural (sem deformação) l. Na condição de equilíbrio estático relativo ao elevador, a deformação da mola de constante k1 é y, e a da outra, x. Pode-se então afirmar que (y − x) é:
:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UFJF) O diagrama a seguir representa um nucleotídeo de DNA com as subunidades X, Y e Z.
Assinale a alternativa CORRETA que identifica o nucleotídeo acima como sendo um monômero do DNA: