Observe as figuras e fique atento ao que cada uma representa.
Satélite artificial em órbita da Terra.
Lua: satélite natural da Terra
(A) Uma diferença que há entre os satélites artificial e natural.
(B) Uma semelhança que há entre os satélites artificial e natural.
Questões relacionadas
- Matemática | 13. Geometria Plana
A figura que segue é formada por 5 quadrados congruentes, cuja medida do lado é L, e um quadrado ABCD com vértices em um único vértice de quatro dos cinco quadrados.
A área do quadrado ABCD é equivalente à área de um retângulo de lados
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
15.MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Youtube)
- Bloco de anotações
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula colocando a música “Alegria, Alegria - Caetano Veloso” para a turma escutar. Disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=WL8l8olaMmI
- Falar com a turma como foi marcante esta música no movimento Tropicalista.
- Nesta atividade, o professor vai propor a turma a criação de um novo texto reescrevendo a letra dessa música. Leia e ouça a música quantas vezes achar necessário .Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=WL8l8olaMmI
Letra disponível:
https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/alegria-alegria.html
- O professor vai pedir a turma para reescrever a letra desta música, trocando a ordem das frases, misturando-as de várias formas para obter um novo texto usando as mesmas palavras e expressões do compositor.
- Depois que o grupo estabelecer a versão definitiva, dê um novo título a letra.
- A apresentação deste trabalho será a leitura da letra de música criado pelos alunos.
- Caso alguém da turma toque um instrumento musical, que tal musicar a sua letra?
Fonte : https://docplayer.com.br/6179658-Artes-tropicalismo-8-ano-volume-3- professor-alexandro-lima.html
TROPICALISMO:UM AMPLO MOVIMENTO CULTURAL
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Uma grande contribuição da antropóloga Mary Lekey foi a descrição do que ela chamou sítios de ocupação . Estes seriam locais onde os primeiros hominídeos (...) passavam alguns dias. Como resultado, eram acumuladas centenas de ossos de diferentes espécies e fragmentos de pedra. Acredita-se que alguns desses locais foram abrigos que serviram a vários grupos em diferentes épocas.
Em um desses abrigos, Mary Lekey encontrou um círculo de pedras (...) com muitos artefatos em seu interior. Essa base de pedra assemelha-se muito a algumas habitações construídas por tribos africanas de hoje.
Observando o que há dentro do abrigo e ao seu redor podemos ter uma idéia de seu funcionamento. Esses abrigos ficavam à margem de um lago, havendo portanto disponibilidade de água. Encontramos registro em paredes de comida farta, proveniente de peixes, crocodilos e outros animais. (...) Por último, encontramos muitas lascas de pedras, sinal que esses eram locais de produção de ferramentas. Afinal de contas, não é em todo lugar que se encontram pedras boas e úteis para a produção de instrumentos.
CUNHA, Paulo e MONTANARI, Valdir. Evolução do bicho homem. São Paulo, Moderna, 1996.
Identifique os indícios encontrados pela pesquisadora que comprovam que, nos sítios de ocupação, havia produção de ferramentas.
- Matemática | 13.6. Circunferência
Uma das maneiras de se calcular o raio da Terra, considerando-a como uma esfera, é escalar o topo de uma montanha cuja altitude acima do nível do mar seja conhecida e medir o ângulo entre a vertical e a linha do horizonte.
Sabendo-se que a altitude do topo do Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia/RJ, é de 2 791 metros em relação ao nível do mar, e que deste ponto ao ponto, no horizonte, sobre o Oceano Atlântico, faz um ângulo de 43,6° com a vertical, o raio estimado da Terra, em quilômetros, é:
Use: sen (43,6°) = 0,69
- Matemática - Fundamental | 7.1 Planas - Quadrado, Círculo, Triângulo e Retângulo
TEXTO PARA A QUESTÃO. NO SÍTIO DE JULIANA, HÁ CINCO CERCADOS PARA A CRIAÇÃO DE AVES. DOIS DELES POSSUEM FORMA RETANGULAR, OUTROS DOIS POSSUEM FORMA CIRCULAR E UM POSSUI FORMA TRIANGULAR. SABE-SE QUE: EM CADA CERCADO RETANGULAR, EXISTEM APENAS 3 GALINHAS E 2 PATOS. EM CADA CERCADO CIRCULAR, EXISTEM APENAS 3 PATOS E 3 GALINHAS. NO CERCADO TRIANGULAR, EXISTEM APENAS 2 GALINHAS E 2 PATOS. NÃO EXISTE NENHUMA OUTRA AVE NO SÍTIO DE JULIANA.
TOMANDO COMO BASE O TEXTO ANTERIOR, FAÇA O QUE SE PEDE NOS ITENS A SEGUIR:
A) FAÇA UM DESENHO DE CADA CERCADO COM SUA RESPECTIVA FORMA E INDIQUE NO INTERIOR DE CADA UM A QUANTIDADE DE AVES QUE ELES POSSUEM.
B) ENCONTRE O NÚMERO DE AVES EXISTENTES NO SÍTIO DE JULIANA.