O mapa seguinte apresenta as ruas de um trecho do centro da cidade de Recife.
Disponível em: http://maps.google.com.br>. Acesso em: 5 out. 2012.
Analisando o mapa, conclui-se que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do TextoEstradaEsta estrada onde moro, entre duas voltas do caminho,Interessa mais que uma avenida urbana.Nas cidades todas as pessoas se parece.Todo mundo é igual. Todo mundo é toda a gente.Aqui, não: sente-se bem que cada um traz a sua alma.Cada criatura é única.Até os cães.Estes cães da roça parecem homens de negócios:Andam sempre preocupados.E quanta gente vem e vai!E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar:Enterro a pé ou a carrocinha de leite puxada por um bodezinho manhoso.Nem falta o murmúrio da água, para sugerir, pela voz dos símbolos,Que a vida passa! que a vida passa!E que a mocidade vai acabar.
BANDEIRA, M. O ritmo dissoluto. Rio de Janeiro: Aguiar, 1967.
A lírica de Manuel Bandeira é pautada na apreensão de significados profundos a partir de elementos o cotidiano. No poema Estrada, o lirismo presente no contraste entre campo e cidade aponta para:
- Química | 4. Química Ambiental
A indústria têxtil responsável por um consumo elevado de água e de outros produtos, gerando grande quantidade de efluentes com concentração alta e composição complexa, principalmente nos processos de tingimento e acabamento. Visando minimizar os efeitos ambientais nocivos ocasionados pela grande quantidade de efluente contaminado, a catalise — quebra de moléculas — recebeu atenção especial, visto que:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
O cobre, muito utilizado em fios da rede elétrica e com considerável valor de mercado, pode ser encontrado na natureza na forma de calcocita, Cu2S (s), de massa molar 159 g/mol. Por meio da reação Cu2S (s) + 02 (g) -> 2 Cu (s) + S02 (g), é possível obtê-lo na forma metálica. A quantidade de matéria de cobre metálico produzida a partir de uma tonelada de calcocita com 7,95% (m/m) de pureza é
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho da carta a seguir.
Nos dias da grande luta contra o inimigo estrangeiro, que há quase três anos tentou escravizar o nosso país, Deus, o Senhor, achou adequado enviar à Rússia uma nova provação. Os distúrbios internos surgidos entre as pessoas ameaçarão ter uma reflexão desastrosa no prosseguimento da guerra obstinada. [...] Consideramos certo e apropriado abandonar o Trono do Estado da Rússia e renunciar ao nosso Poder Supremo. [...] Que Deus, o Senhor, ajude a Rússia.
2 de março, 1917.
Nicolau.
Disponível em: https://histdoc.net/history/abdic.html. Acesso em: 29 out. 2018.
A carta acima, escrita pelo czar Nicolau II, faz referência a um dos principais elementos que causou a chamada Revolução Russa, que foi:
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Observe a imagem. Disponível em: <http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/gov_geral.html > Acesso em: 12 abr. 2015.
Enunciado:
A cena retratada na imagem se justifica pelo fato de Tomé de Souza ter vindo para Salvador (Bahia), em 1548, para