Leia o texto a seguir.
Hoje é comum no Ocidente descrever o islamismo como uma religião misógina [que possui aversão às mulheres], mas, como no cristianismo, a religião de Alá era originalmente positiva em relação às mulheres. [...] As mulheres estavam entre os primeiros convertidos de Maomé, e a emancipação delas era um projeto caro ao coração dele. O Corão [...] dava as mulheres direitos legais de herança e divórcio; a maioria das ocidentais nada teve de comparável até o século XIX. Maomé encorajava as mulheres a desempenhar um papel ativo nos assuntos da ummah, e elas manifestavam suas opiniões sem rodeios, confiantes em que seriam ouvidas. [...] Infelizmente, [...] a religião foi seqüestrada pelos homens, que interpretaram os textos de uma forma negativa para as muçulmanas [...]. Hoje as muçulmanas exortam seus homens a retornarem ao espírito original do Corão.
ARMSTRONG, Karen. Uma história de Deus: quatro milênios de busca do judaísmo, cristianismo e islamismo. Companhia das Letras, 1994. p. 164-165.(Fragmento)
a) Você concorda com o autor do texto quando ele afirma que no ocidente o islamismo é visto como uma religião opressora às mulheres? Justifique.
b) Explique qual a importância das mulheres no início do surgimento do islamismo.
c) Explique o que o autor quis dizer ao afirmar que a “religião foi sequestrada pelos homens”.