Caio, Larissa e Pedro são primos e foram passar o final de semana com os avós. Como de costume, a louça do almoço ficou por conta deles. No domingo, resolveram que a decisão de quem realizaria a tarefa aconteceria num jogo de moedas. Eles jogariam duas moedas simultaneamente. Se saíssem duas caras, Larissa lavaria a louça; se saíssem duas coroas, Pedro lavaria; se saísse uma cara e uma coroa, Caio ficaria incumbido de tal tarefa. A probabilidade de Caio ter de lavar a louça era de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
A ameaça de uma bomba atômica está mais viva do que nunca. Os conflitos 5étnicos mataram quase 200 chineses só no mês de julho. Agora uma boa notícia: a paz mundial pode estar a caminho. Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi. Cerca de 250 mil pessoas morrem por ano em consequência de algum conflito armado. É bem menos do que no século 20, que teve 800 mil mortes anuais em sua 2ª. metade e 3,8 milhões por ano até 1950.
O que aconteceu? O psicólogo Steven Pinker 6diz que o aumento do número de democracias ajudou. Assim como a nossa saúde1: como a expectativa de vida subiu, temos mais medo de 3arriscar o pescoço. 4Até a globalização teria contribuído2: um mundo mais integrado é um mundo mais tolerante, diz Pinker.Revista Superinteressante
Os conflitos étnicos mataram quase 200 chineses só no mês de julho.
De acordo com a norma padrão, passando-se essa frase para a voz passiva analítica, a forma verbal correspondente será:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
É provável que você nunca tenha ouvido falar de proclorococos. Esses micro-organismos de nome complicado estão presentes no seu cotidiano de modo simples, insuspeito e crucial. “Eles produzem o oxigênio de uma em cada cinco lufadas de ar que você respira”. [...] O consumo “desnecessário” de frutos do mar, causa rupturas em ecossistemas inteiros e na química do oceano (que depende da estabilidade de cadeias alimentares que vão do plâncton às baleias). [...] Quanto ao peixe, é preciso pensar seletivamente: quem obtém essas proteínas? O mercado de luxo de atum, de lagosta, de salmão, de camarão. Vão para as cidades, não para alimentar gente faminta.” [...] Peixes de rio, criados em cativeiro, têm sido comidos na China por mais de mil anos. Peixes herbívoros. Bagres. [...] há muito risco de introdução de espécies invasoras. A tendência hoje não é criar herbívoros, mas carnívoros, o que não faz o menor sentido.” [...] Earle afirma que não estamos pagando o preço real desse consumo: “É preciso calcular quantas plantas fazem um peixe que alimenta o salmão. Quando você fala com um criador de salmão, ele diz: ‘Ah, é cinco ou seis para um’.” Para ela, a conta não fecha. [...] estamos começando a entender que não sabemos repor essas coisas: “Você não pode construir um atum depois que ele se acabou. Noventa por cento dos atuns-azuis estão extintos. Se eles se extinguirem, como você os trará de volta? [...] Golfinhos captam a presença do submarino e tentam se “comunicar” com ele, afinando seus sonares na frequência dos instrumentos da engenhoca.
(ANGELO, 2011, p. 4)
Sobre as cadeias alimentares a que o texto faz referência, é correto afirmar:
- Geografia | A. Globalização
O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa.
OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado)
No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.11 Gráfico e Infográfico
Texto base: Analise os textos a seguir. Texto 1 OMS diz que a Nigéria venceu o ebola de forma espetacular [...] A OMS pode declarar o fim oficial de uma epidemia de ebola se dois períodos de incubação de 21 dias passarem sem novos casos – ou seja, 42 dias. A agência espera que novos casos da doença, portanto, só devem surgir se o vírus for trazido novamente do exterior. Para declarar oficialmente o fim de uma epidemia em uma região, a OMS reúne um comitê de vigilância, epidemiologia e de testes de laboratório para determinar se todas as condições para tal foram cumpridas. Além de vigiar 900 casos considerados de risco, a Nigéria adotou controles nos aeroportos e portos do país. As viagens ao exterior não foram proibidas, mas a principal companhia aérea do país, Arik Air, suspendeu os voos para Libéria e Serra Leoa. Observação. A Nigéria é o segundo país a comemorar uma importante vitória contra o ebola.[...] [...] Os países mais atingidos são Libéria, Serra Leoa e Guiné. Disponível em: <http://www.otempo.com.br/capa/mundo/oms-diz-que-a-nigéria-venceu-o-ebola-de-forma-espetacular-1.934789>. Acesso em: 21 out. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O texto 2 é um infográfico que está associado ao texto 1 – uma reportagem. De que forma a multimodalidade contribui para a produção de sentidos nos textos?
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNEAL)
Texto I
Atualmente, as doenças ainda são, em sua maior parte, tratadas de forma ampla, sem considerar as diferenças genéticas entre os indivíduos. Além disso, os tratamentos não levam em conta que uma mesma doença, como o câncer de mama, pode estar associada a genes variados.
Texto II
O biólogo israelense Aaron Ciechanover, laureado com o Nobel de Química de 2004, por elucidar processo de degradação e reciclagem de proteínas, batizou o crescente uso dos testes genéticos para orientar o tratamento de doenças.
(ATUALMENTE, ...2014).
Marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
De acordo com o biólogo israelense Aaron Ciechanover, vivemos a terceira revolução da medicina, que nos levará a um modelo em que as características únicas dos pacientes e das doenças ajudarão a definir seus tratamentos. Sob
a luz da biotecnologia e da engenharia genética, essa nova tendência possui vantagens e desvantagens, tais como
( ) Tendência à personalização, previsão, prevenção e participação.
( ) Emprego de tecnologia de sequenciamento genético mais rápida, de alto custo, contanto que seja capaz de sequenciar a totalidade do genoma humano.
( ) Identificação e caracterização de marcadores moleculares para as várias doenças, assim como o desenvolvimento de drogas que modulem a atividade desses alvos biológicos.
( ) Dificuldade de se realizarem experimentos em humanos e a ausência de modelos animais confiáveis são considerados obstáculos para o desenvolvimento do uso desse novo método de tratamento.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a: