São dados os pontos A, B, C e D, os vértices R e S do triângulo RST e o incentro I deste mesmo triângulo.
Lembrando que o incentro de um triângulo é o ponto de encontro das bissetrizes desse triângulo, o vértice T do triângulo RST coincide com o ponto:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Propaganda
A figura no anúncio refere-se
- Literatura | 4.2 Realismo
(INSPER) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
— Mas que Humanitas é esse?
— Humanitas é o princípio. Há nas coisas todas certa substância recôndita e idêntica, um princípio único, universal, eterno, comum, indivisível e indestrutível, — ou, para usar a linguagem do grande Camões:
Uma verdade que nas coisas anda,
Que mora no visíbil e invisíbil.
Pois essa sustância ou verdade, esse princípio indestrutível é que é Humanitas.
Assim lhe chamo, porque resume o universo, e o universo é o homem. Vais entendendo?
— Pouco; mas, ainda assim, como é que a morte de sua avó...
— Não há morte. O encontro de ditas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
(ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Quincas Borba. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 648-649.)
Nesse excerto, Quincas Borba explica a base de sua teoria humanitista, finalizando com a máxima “Ao vencedor, as batatas”. O personagem apresenta, em seu discurso, uma concepção
- Geografia | 5.1 População
(UECE) O Censo demográfico de 2010 do IBGE informa que o Brasil ultrapassou 190 milhões de habitantes. Analise as seguintes afirmações sobre as características da população brasileira:
I. A população brasileira está irregularmente distribuída em seu território.
II. A região nordeste é a segunda mais populosa do País, no entanto, a sua densidade demográfica é baixa.
III. O processo de industrialização da região sudeste não contribuiu para que esta seja a mais populosa do País.
Está correto o que se afirma em
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UESC) A equação de uma onda transversal se propagando é dada por , em que x e y são dados em centímetros e t, em segundos.
Nessas condições, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A onda tem uma frequência de 100,0 Hz.
( ) O comprimento de onda da onda é igual a 30,0 cm
( ) A onda propaga-se com pulsação igual a 100,0 rad/s.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Literatura
(UNIFESP) Predomina neste movimento uma tônica mais cosmopolita, intimamente ligada às modas literárias da Europa, desejando pertencer ao mesmo passado cultural e seguir os mesmos modelos, o que permitiu incorporar os produtos intelectuais da colônia inculta ao universo das formas superiores de expressão. Ao lado disso, tal movimento continuou os esboços particularistas que vinham do passado local, dando importância relevante tanto ao índio e ao contato de culturas, quanto à descrição da natureza, mesmo que fosse em termos clássicos.
(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
Tal comentário refere-se ao seguinte movimento literário brasileiro: