COMO SE FORMA UMA PÉROLA?
Valiosa, ela é usada em joias e enfeites, pode ter cores, tamanhos e formatos diferentes e parece uma pedra preciosa. Mas não é. Na verdade ela se forma dentro da ostra, um molusco que vive no mar. Mas também não é um bicho.
A pérola é o resultado de uma reação natural do corpo da ostra contra invasores. Ela se forma quando pequenos parasitas, como camarões e outros bichinhos, entram em sua concha.
Quando a ostra identifica que há um visitante indesejável, seu corpo se prepara para proteger seus órgãos internos. Aí ela libera uma substância brilhante parecida com a que é usada para fazer a concha, chamada de nácar ou madrepérola.
Depositada sobre o invasor em camadas, essa substância se cristaliza rapidamente, isolando o perigo e formando uma bolota dura, que é a pérola. Depois de um tempo, ela adquire um certo brilho e vai crescendo sem parar, para garantir que o invasor fique guardado para sempre. Ele acaba sumindo lá dentro. Tudo acontece lentamente e uma pérola pequena demora cerca de três anos para se formar, dependendo da espécie da ostra.
Como a concha desse bicho já o protege muito bem, é muito raro um invasor conseguir entrar e uma pérola se formar. Na natureza isso acontece em apenas um em cada 10 mil animais. É por isso que elas são tão raras.
Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-se-forma-uma-perola.phtml#.VljYOtKrTIU>. Acesso em: 10 nov. 2015.
Assinale a alternativa que contém um período cujas orações sejam sintaticamente independentes.