Leia a oração a seguir:
Se você não se atrasar demais (...) .
Essa oração caracteriza o Período Composto da mensagem como estado favorável ou desfavorável para transmitir o ato fundamental ao bem ocorrido, e, portanto, é essa oração destacada é classificada como
Questões relacionadas
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Em cães da raça labrador retriever, a cor da pelagem é controlada por dois pares de gene alelos com segregação independente. O alelo B controla a cor do pigmento melanina: B é preto; b é marrom. O alelo E é necessário para a deposição dos pigmentos na pele e no pelo. O alelo e é epistático sobre o alelo B, inibindo a deposição total do pigmento melanina produzido na haste do pelo, embora isso não afete a deposição na pele. A figura apresenta os possíveis genótipos e fenótipos.
Se o cruzamento de um cão marrom com uma fêmea dourada produziu descendentes de pelagem amarelada, é INCORRETO afirmar que, em futuros cruzamentos desse casal, a chance de gerar: - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base:
Enunciado:
O samba apresentado, composto em 1917, revela a realidade econômica brasileira no contexto da República Oligárquica.
A) Caracterize a economia brasileira destacada na canção.
B) Explique o motivo de se afirmar na canção que “protestar eu não me arrisco”.
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIPÊ) Os raios luminosos que chegam aos olhos dos seres humanos sofrem refração ao passarem pela córnea, pelo humor aquoso, pelo cristalino e pelo corpo vítreo. Esse conjunto funciona como um sistema de lentes convergentes e forma uma imagem na parte sensível do olho.
Com base nos conhecimentos sobre Óptica Geométrica, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Pontuação
Texto base: Considere o texto a seguir para responder à questão 3. Carta de amigo Alô, Guilherme, tudo bem? Você lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer? Você sempre sabia o que queria, só que a toda hora mudava: médico, arquiteto, escritor. Eu não, lembra? Eu nunca sentia muita vontade de ser nada. E daquela última vez que a gente conversou, eu até te disse: acho que eu não vou ser nada de tanto que eu não sei o quê que eu quero ser. Mas agora você vai ficar bobo: essa semana — até que enfim!! — eu descobri o quê que eu quero. Adivinha. Pensa bem. Resposta [...] de cabeça para baixo. Professor Tá duvidando? No princípio eu também duvidei. Tudo começou por causa do Tuca, aquele bolsista que veio pra escola e que senta no mesmo lugar que você sentava. Eu comecei dando explicações de matemática pra ele. Mas agora eu estou dando aula de tudo. Pra ver se ele alcança a turma. Senão ele é capaz de perder a bolsa. Eu nunca tinha pensado que eu ia gostar de ensinar, mas sabe? quando o Tuca saca o que eu explico me dá uma sensação assim de... sei lá, isso eu não sei explicar. Só sei que é bom. Então eu resolvi que vou ser professor. E você? continua mudando de profissão a toda hora? Vê se escreve, viu, cara? Abração do Rodrigo BOJUNGA, Lygia. “O bife e a pipoca” In: Tchau. Rio de Janeiro: Agir, 2000.
Enunciado:
Releia o trecho:
“Mas agora você vai ficar bobo: essa semana — até que enfim!! — eu descobri o quê que eu quero.”
No trecho transcrito, Rodrigo emprega os travessões para isolar
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UECE) Relacione, corretamente, as teorias evolutivas com algumas de suas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Lamarckismo
2. Darwinismo
3. Neodarwinismo
4. Mutacionismo
( ) A evolução se realiza através da origem espontânea de novos tipos em função das macromutações enquanto as pequenas diferenças intraespecíficas devem-se às micromutações genéticas.
( ) A evolução é regida pelas leis do uso e desuso e da transmissão dos caracteres adquiridos.
( ) Informa como as características dos organismos de uma população podem sofrer alterações genéticas aleatórias a partir de mutações e recombinações genéticas.
( ) As alterações ambientais selecionam os organismos melhor adaptados e os sobreviventes passam suas características às próximas gerações.
A sequência correta, de cima para baixo, é: