Leia a oração a seguir:
(...) posso te esperar por toda a minha vida.
A oração destacada no Período Composto do enunciado possui uma outra oração a ela subordinada, e, por isso, essa oração destacada denomina-se
Questões relacionadas
- Biologia | 12.6 Populações
Um cientista colocou em uma caixa uma certa quantidade de alimento, em outra caixa idêntica ele colocou quatro vezes mais alimentos do que na primeira. Adicionou às caixas o mesmo número de uma espécie de coleópteros. Após 150 dias, contando diariamente os insetos, observou que o tamanho das populações variou de acordo com o alimento. Pode-se concluir que
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Reaprender a ler notícias
Não dá mais para ler um jornal, revista ou assistir um telejornal da mesma forma que fazíamos até o surgimento da rede mundial de computadores. O Observatório da Imprensa antecipou isto lá nos idos de 1996 quando cunhou o slogan “Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito”. De fato, hoje já não basta mais ler o que está escrito ou falado para estar bem informado. É preciso conhecer as entrelinhas e saber que não há objetividade e nem isenção absolutas, porque cada ser humano vê o mundo de uma forma diferente. Ter um pé atrás passou a ser a regra básica número um de quem passa os olhos por uma primeira página, capa de revista ou chamadas de um noticiário na TV.
Há uma diferença importante entre desconfiar de tudo e procurar ver o maior número possível de lados de um mesmo fato, dado ou evento. Apenas desconfiar não resolve porque se trata de uma atitude passiva. É claro, tudo começa com a dúvida, mas a partir dela é necessário ser proativo, ou seja, investigar, estudar, procurar os elementos ocultos que sempre existem numa notícia. No começo é um esforço solitário que pode se tornar coletivo, à medida que mais pessoas descobrem sua vulnerabilidade informativa.
Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 30 set. 2015 (adaptado).
No texto, os argumentos apresentados permitem inferir que o objetivo do autor é convencer os leitores a
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
O sistema somatossensorial nos informa o que ocorre tanto na superfície do corpo como em seu interior, e processa muitas classes de diferentes estímulos, como pressão, temperatura, toque, posição. Em uma experiência, após vendar os olhos do indivíduo, foram feitos toques com as duas pontas de um compasso em diversas partes do corpo e em diferentes distâncias, visando à identificação das regiões e distâncias onde eram sentidos um ou dois toques. Os locais do corpo, a quantidade de toques que foram sentidos e a distância entre as duas pontas do compasso estão apresentados na tabela:
Distância (cm)
6
5
3,5
2,5
1
0,5
<0,5
Locais
Número de toques
Costas
2
2
1
1
1
1
1
Panturrilha
2
1
1
1
1
1
1
Antebraço
2
2
1
1
1
1
1
Polegar
2
2
2
2
2
2
2
Indicador
2
2
2
2
2
2
2
DINIZ, C. W. P. Desvendando o corpo dos animais. Belém: UFPA, 2004.
As diferenças observadas entre as várias regiões do corpo refletem que a densidade dos receptores: - Química | 2.6 Eletroquímica
(UESC)
O cádmio, sob a forma de íon Cd2+ (aq), tóxico, proveniente de lixões, pode ser removido de águas de rios e lagos contaminados, utilizando-se de metais mais facilmente oxidáveis do que esse elemento químico. A tabela apresenta o potencial-padrão de redução de alguns metais.
Considerando-se as informações da tabela e do texto, é correto afirmar:
- Matemática | 06. Determinantes
(ESCOLA NAVAL) Sejam A a matriz quadrada de ordem 2 definida por e f a função real de variável real tal que f(x) = |A + AT|, onde AT representa a matriz transposta de A. O gráfico que melhor representa a função y = f(x) no intervalo – π ≤ x ≤ π é