Texto base: Disponível em: <http://blogdoxandro.blogspot.com.br/2012_04_09_archive.html>. Acesso em: 30 jun. 2016.
Enunciado:
Embora o cenário seja o mesmo, é possível observar que a expressão “não vou fazer mais isso”, influenciada pelo contexto da tirinha, bem como pelas expressões fisionômicas e corporais do personagem, vai adquirindo novos valores semânticos. O sentido global do texto foi construído com base nessa mudança, que se configura como um procedimento
Questões relacionadas
- Física | F. Circuitos Elétricos
Alguns tipos de sensores piezoresistivos podem ser usados na confecção de sensores de pressão baseados em pontes de Wheatstone. Suponha que o resistor Rx do circuito da figura seja um piezorresistor com variação de resistência dada por Rx = kp + 10 Ω, em que k = 2,0 × 10−4 Ω/Pa e p, a pressão. Usando este piezoresistor na construção de um sensor para medir pressões na faixa de 0,10 atm a 1,0 atm, assinale a faixa de valores do resistor R1 para que a ponte de Wheatstone seja balanceada. São dados: R2 = 20 Ω e R3 = 15 Ω.
- Ciências - Fundamental | 08. Vermes e Verminoses
Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I. Na maioria dos casos a teníase se apresenta assintomática, mas há casos em que se constatam dores abdominais, perda de peso, dor de cabeça etc. O diagnóstico dessa verminose é feito através de exames de fezes.
II. A cisticercose é uma doença mais séria que a teníase, e desenvolve-se quando os ovos eliminados por um indivíduo infestado pela Taenia solium são transmitidos para ele próprio ou para outras pessoas através de mãos sujas ou água e alimentos contaminados.
III. O Schistosoma mansoni e Taenia solium apresentam como hospedeiro definitivo o homem, e como hospedeiro intermediário o porco e o caramujo respectivamente.
Assinale a alternativa correta:
- História | 6.06 EUA no Século XIX
(ACAFE) No século XIX, ocorreu nos Estados Unidos da América a expansão para o Oeste, tendo como uma das consequências grande alargamento territorial.
Nesse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto para a questão. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
Depois de comentar o caso de Gandhi, o autor atinge o tema sobre o qual realmente quer falar, que é:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee con atención el fragmento del libro El cuarto de atrás, de la escritora española Carmen Martín Gaite.
[…] Estoy en mí casa antigua de Salamanca. Hay dos pasillos paralelos, el de delante y el de atrás, que se comunican por otro pequeñito y oscuro, en ese no hay cuartos; lo llamábamos el trazo de la hache. Las habitaciones del primer pasillo daban a la Plaza de los Bandos, las del otro, a un patio abierto donde estaban […] la cocina, la carbonera, […] el baño y el cuarto de atrás. Era muy grande y en él reinaban el desorden y la libertad, se permitía […] cambiar de sitio los muebles, saltar encima de un sofá desvencijado […], tumbarse en la alfombra, mancharla de tinta, era un reino donde nada estaba prohibido. […]
GAITE, Carmen Martín. El Cuarto de atrás. Madrid Destino (Planeta de Libros), 2004. Adaptado.
En la casa descripta en el texto, el sofá y la alfombra son objetos que se encuentran en