A figura seguinte representa uma rua com quatro residências. A distância entre as residências A e C é de 125 m, a residência D está exatamente na metade da distância entre as residências A e B e a distância entre as residências D e C é 87,5 m.
Para se deslocar da casa B até a casa C a distância a ser percorrida é de:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(IFBA) De acordo com a tabelados variados tipos sanguíneos humanos do sistema ABO, abaixo, responda: quais os tipos de heranças genética que são encontradas na expressão da variedade dos tipos sanguíneos humanos? Escolha a alternativa correta.
- Matemática
Considere as funções reais f(x) = 100 / (100 / 1+ 2-x ) e g(x) = 2x/2, Qual é o valor da função composta (g o f-1) (90) ?
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UEFS) Descobertas de vírus da Aids e de câncer dão prêmio Nobel de 2008 a europeus.[...] A premiação chega 25 anos depois do trabalho original de Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier sobre o agente da doença do século — O HIV.
(Folha de S. Paulo. Ciência. São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008)
As estratégias de sobrevivência mais surpreendentes do HIV são a capacidade de multiplicação rápida e a de sofrer mutações. À custa delas, o vírus enfrenta as adversidades do meio externo, e faz de tudo para escapar das investidas do sistema imunológico do hospedeiro e dos medicamentos usados para eliminá-lo. O HIV se multiplica em velocidade alucinante. No organismo infectado, em condições habituais, são produzidos 10 bilhões de novos vírions (partículas de vírus) em um único dia. Nesse processo, surgem milhões de variantes geneticamente distintas das que lhes deram origem.
(VARELA, 2008. p. 25)
A respeito do trabalho desenvolvido por Luc Montagnier e colaboradores, bem como do conhecimento atual sobre a AIDS, pode-se afirmar:
- Literatura | 4.2 Realismo
E Sofia? interroga impaciente a leitora, tal qual Orgon: Et Tartufe? Ai, amiga minha, a resposta é naturalmente a mesma, – também ela comia bem, dormia largo e fofo, – coisas que, aliás, não impedem que uma pessoa ame, quando quer amar. Se esta última reflexão é o motivo secreto da vossa pergunta, deixai que vos diga que sois muito indiscreta, e que eu não me quero senão com dissimulados.
Repito, comia bem, dormia largo e fofo. Chegara ao fim da comissão das Alagoas, com elogios da imprensa; a Atalaia chamou‐lhe “o anjo da consolação”. E não se pense que este nome a alegrou, posto que a lisonjeasse; ao contrário, resumindo em Sofia toda a ação da caridade, podia mortificaras novas amigas, e fazer‐lhe perder em um dia o trabalho de longos meses. Assim se explica o artigo que a mesma folha trouxe no número seguinte, nomeando, particularizando e glorificando as outras comissárias – “estrelas de primeira grandeza”.
Machado de Assis, Quincas Borba
(FUVEST 2020 1º FASE) No excerto, o autor recorre à intertextualidade, dialogando com a comédia de Molière, Tartufo (1664), cuja personagem central é um impostor da fé. Tal é a fama da peça que o nome próprio se incorporou ao vocabulário, inclusive em português, como substantivo comum, para designar o “indivíduo hipócrita” ou o “falso devoto”.
No contexto maior do romance, sugere‐se que a tartufice
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O patrimônio cultural pode ser definido como o conjunto de bens materiais e imateriais que fazem referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos que formam a sociedade brasileira. Os bens culturais imateriais estão relacionados às habilidades, aos saberes, às práticas, às crenças, ao modo de ser das pessoas. Já os bens materiais são formados por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/material-e-imaterial>. Acesso em: 13 maio 2014.
Qual das alternativas a seguir apresenta uma imagem correspondente a um bem cultural imaterial?