Match country, nationality and flag.
Questões relacionadas
- História | 3.4 Ditadura Militar
A cultura brasileira de 1964 a 1968, ano da promulgação do Ato Institucional n.º 5 (AI 5) e da ascensão dos militares da linha dura, não cessou de se afirmar e de produzir indeléveis frutos. Entre as artes, foi justamente o teatro que se tornou alvo da repressão mais violenta. Talvez por ser uma arte da presença, talvez por estarem os artistas mais radicalmente vinculados às propostas e às organizações de esquerda, a verdade é que os palcos se tornaram espaço de debate onde se discutia, de forma apaixonada, o momento histórico brasileiro. Em 1964, respondendo ao Golpe Militar, estreava, no Rio de Janeiro, o show Opinião.
Maria Cristina C. Costa. Censura em cena: teatro e censura no Brasil: arquivo Miroel Silveira. São Paulo: EDUSP, FAPESP, 2006, p. 184 (com adaptações).
Tendo como referência a imagem apresentada e as ideias desenvolvidas no texto, julgue o próximo item.
Paralelamente à censura feita pelo governo militar, alguns artistas desenvolveram um processo de autocensura, para evitar que seus trabalhos fossem proibidos de circular.
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
Em relação aos equinodermos é correto afirmar que
- Física | F. Circuitos Elétricos
Um eletricista deve instalar um chuveiro que tem as especificações 220 V – 4.400 W a 6.800 W. Para a instalação de chuveiros, recomenda-se uma rede própria, com fios de diâmetro adequado e um disjuntor dimensionado à potência e à corrente elétrica previstas, com uma margem de tolerância próxima de 10%. Os disjuntores são dispositivos de segurança utilizados para proteger as instalações elétricas de curtos-circuitos e sobrecargas elétricas e devem desarmar sempre que houver passagem de corrente elétrica superior à permitida no dispositivo.
Para fazer uma instalação segura desse chuveiro, o valor da corrente máxima do disjuntor deve ser
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
El porqué de los 140 caracteres de Twitter
Hoy en Redes Sociales les vamos a resolver una duda que para todos los que usan Twitter creo que es un estándart. Se trata de saber el porqué de los 140 caracteres de Twitter, y no de mensajes instantáneos que estuviesen por encima o por debajo de esa norma no escrita de la que pocos conocen el razonamiento.
Pues bien. Piensen en que estamos a los inicios del microblogging y que los mensajes que comparten son orientados al móvil, es decir que deben responder al largo de los sms. Así, ir por encima de los 160 caracteres suponía que nos llegasen 2 o 3 mensajes de continuación. ¿Pero por qué no quedarse entonces en los 160 caracteres de límite? Muy sencillo, si además del contenido del mensaje se quería colocar el nombre del contacto como usuario de Twitter, entonces necesitábamos ese margen a mayores que impidiese que los sms a través de tweets se alargasen más allá del primer mensaje.
Y ahí, precisamente en los orígenes de Twitter encontramos la razón al porqué de los 140 caracteres en Twitter, y hasta hoy ese ha sido uno de los símbolos de la red social que han permanecido imborrables, y creo que ahora aunque con un significado distinto le dan ese toque de diferente a la red social. Al final resumimos al máximo y conseguimos captar la atención en pocas palabras. Y aunque nació de los sms a día de hoy ha marcado un nuevo estandart.
Disponible en: <http://www.redes-sociales.com/2011/11/12/el-porque-de-los-140-caracteres-de-twitter/.> Acceso el: 24 mar. 2014.
El texto presenta la principal característica de la red social Twitter, que es
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
O texto a seguir é referência para a questão.
O Tempo Livre e o Novo Feitiço do Capital
Nathan Caixeta
A “queda do zap” na última segunda-feira (04/10) atinou com desaviso a inquietante e cada vez mais esquecida forma de viver,
forçando o distanciamento compulsório das redes sociais e das inúmeras formas de conexão virtual que consomem a atenção das
pessoas. Estima-se que as ações do Facebook tenham caído em quase 5%, enquanto os operadores da empresa se esforçavam
para corrigir a falha técnica. Contudo, a paralisação de parte do mundo virtual em questão de horas forneceu um interessante
[5] experimento social, levando as pessoas a perceberem a existência do próprio real desnudo da celeridade virtual que encobre, seja
para arrancar os cabelos ao efetuarem pagamentos virtuais não compensados, ou para solucionarem a questão do que fazer com
o próprio tempo-livre, uma vez que sua instância de captura imediata fixou-se em um limbo que retrocedeu as eras: do tempo das
relações virtuais para a época já imperceptível das relações pessoais. Embora tenha sido apenas um “susto” passageiro, o fenômeno
abre espaço para observar as conexões entre a valorização do capital cujos desdobramentos comerciais, produtivos e financeiros
[10] são parciais, ou integralmente conectados ao mundo virtual e a disposição, captura e transformação do tempo-livre dos indivíduos
em valor de troca. Conforme insiste Eduardo Mariutti, professor da Unicamp, a esfera do virtual não se opõe à realidade, mas se
expressa pelo transbordamento do “possível”, isto é, pelo conjunto de possibilidades acessíveis à imaginação humana. O virtual
transforma os fragmentos criados pela imaginação humana em um universo construído, potencialmente ilimitado, mas restrito ao
conjunto de percepções humanas em dado momento do tempo.
(Disponível em: https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/o-tempo-livre-e-o-novo-feitico-do-capital/. Acesso em: 18/10/2021. Adaptado.)
Segundo o texto, é correto afirmar: