Em Matemática, “algébrico” é utilizado para expressões e operações numéricas que possuem pelo menos um número desconhecido, chamado de incógnita, que usamos na maioria das vezes a letra x. As expressões algébricas que possuem incógnitas no denominador são chamadas de frações algébricas.
Observe a fração algébrica:
Determine a forma simplificada da fração algébrica acima:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.08 Potenciação
(IFCE) Em 1673, o matemático francês Pierre de Fermat conjecturou que, fixado um número natural n > 2, não havia naturais x, y, e tais que xn + yn = zn. Em 1770, o matemático suíço Leonhard Euler provou esse resultado para n = 3. Dentre as triplas de números abaixo, x³ + y³ está mais próximo de z³ em:
- Química
Nos seres humanos, o pH do plasma sanguíneo está entre 7,35 e 7,45, assegurado pelo tamponamento característico associado à presença das espécies bicarbonato/ácido carbônico de acordo com a reação:
H3O+ + HCO3- -> H2CO3 + H2O
Após atividade física intensa a contração muscular libera no organismo altas concentrações de ácido lático. Havendo adição de ácido lático ao equilíbrio químico descrito, é correto afirmar:
- Literatura | 5.2 Modernismo(IMED) Leia o epigrama a seguir:
COMBINAÇÃO DE CORES
Verdamarelo
Dá azul?
Não.
Dá azar.
(Jacó Pum-pum)
“Combinação de Cores” é um exemplo do tom bem humorado, crítico e sarcástico presente na Revista de Antropofagia, publicada em São Paulo, em 1928 e 1929. Os pseudônimos de seus colaboradores, como Jacó Pum-Pum, Piripipi, Pão de ló, Seminarista Voador, também sinalizam a proposta ousada e irreverente de seus idealizadores. Em relação à revista e ao contexto de sua publicação, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Integrada no movimento modernista, as fases da revista apresentadas como “dentições” são exemplos da irreverência do grupo, o qual intencionava lançar as bases de um movimento revolucionário literário, social, político e religioso.
( ) Juntamente com a revista Klaxon, tal periódico foi um dos principais veículos de divulgação das ideias dos primeiros modernistas de São Paulo.
( ) O número de estreia da revista foi inaugurado pelo Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UEFS) Uma solução de permanganato de potássio, KMnO4 (aq), sal de cor púrpura intensa usado como agente oxidante em muitas sínteses orgânicas, como a da sacarina e do ácido ascórbico, foi obtida pela dissolução de 63,2 g desse sal em quantidade suficiente de água destilada para a obtenção de 2,0 L de solução.
Com base nessas informações e nas propriedades das soluções aquosas, é correto concluir:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonês e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. [...] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da mesa; à direita ficava Hanashiro, que era o primeiro filho, e Hitoshi, o segundo, e à esquerda, Haruo, depois Hiroshi, que era o mais novo. [...] A esposa, que também era mãe, e as filhas, que também eram irmãs, aguardavam de pé ao redor da mesa [...]. Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume. Quando se casasse, se sentariam à mesa a esposa e o marido, um em frente ao outro, porque não era o homem melhor que a mulher para ser o primeiro [...]. Elas seguiam de pé, a mãe um pouco cansada dos protestos do filho, pois o momento do almoço era sagrado, não era hora de levantar bandeiras inúteis [...].
NAKASATO, O. Nihonjin. São Paulo: Benvirá, 2011 (fragmento).
Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica, o narrador registra as reações que elas provocam na família e mostra um contexto em que: