Na época de Natal é comum ornamentar as portas das casas com guirlandas dos mais diferentes tipos, como mostra a ilustração seguinte.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia-o e observe-o com muita atenção.
AI QUE SEDE!
SAIBA TUDO SOBRE HIDRATAÇÃO
A água é o componente presente em maior abundância no organismo. O corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta a cada 24 horas para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Para um adulto em condições normais, a recomendação é de 2 a 2,5 litros de água por dia.
Os riscos de uma desidratação no verão são maiores. Por isso, nesse período, a preocupação com água aumenta. A desidratação ocorre quando você tem uma perda de água corpórea muito grande. Quando ocorre uma ingestão insuficiente ou perda excessiva de água, o organismo responde reabsorvendo mais água.
A sede, em indivíduos normais e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados. A água também pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de água.
Se houver a prática de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Por isso é importante beber água à vontade. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser frequente.
Com o aumento da temperatura corporal, o suor entra em cena para dissipar o calor e manter a temperatura do corpo. A evaporação de 1g de suor remove 0,6 kcal (600 calorias). Assim em condições de temperatura ideais, o excesso de calor pode ser evaporado na forma de suor.
Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/040123_nut_sede.htm – 20/5/2010 – adaptado.
De acordo com o artigo, o principal motivo segundo a necessidade de todo indivíduo manter a hidratação e a precaução da saúde é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto base:
Enunciado:
- a) A tirinha é um gênero textual que se caracteriza pela informalidade na interação entre os personagens. Considerando o contexto, o que o pai teria dito ao filho, na fala anterior, que desencadeou a frase contida no primeiro balão, a qual se inicia com o conectivo “mas”?
- b) Ao começar a frase do balão com o articulador “mas”, o personagem sinaliza para o leitor que a oração seguinte estabelecerá com a ideia anterior (ausente na tirinha) que tipo de relação?
- c) Reescreva o período, substituindo o conectivo “mas” por outro articulador que mantenha a relação sintático-semântica sem alterar o sentido original do texto.
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
“CHINA has begun to enter the age of mass car consumption. This is a great and historic advance.” So proclaimed the state-run news agency, Xinhua, last year. Environmentalists may feel a twinge of fear at this burgeoning romance with motoring. But a rapid social and economic transformation is under way in urban China, and the car is steering it.
In 2002 demand for cars in China soared by 56%, far more than even the rosiest projections. The next year growth quickened to 75%, before slowing in 2004 (when the government tightened rules on credit for car purchases) to around 15%. But in a sluggish global market, China’s demand remains mesmerising. Few expect this year’s growth to dip below 10%. As long as the economy goes on galloping at its current high-singledigit clip, many expect car sales to increase by 10-20% annually for several years to come.
The Economist June 4th 2005
(FUVEST 2006 1ª FASE) The passage suggests that China’s embrace of the car is likely to make environmentalists
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
52. Leia o texto a seguir:
Disponível em: Carnaubanoticias.blogspot.com. Acesso em: 10 maio 2012.
Todos os anos, especialmente no período do plantio e colheita, milhares de crianças brasileiras que moram em zonas rurais trabalham muito para aproveitar o curto período de chuvas e iniciar o preparo da terra.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no meio agrícola o trabalho infantil aumenta, principalmente devido a fatores como dificuldades financeiras geralmente geradas pela seca, obrigando os menores a trabalhar em hortas, pedreiras, comércio, em busca de melhorar a renda familiar.
Trabalho infantil agrícola. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil. Acesso em: 3 mar. 2012.
De acordo com o texto, o trabalho infantil no meio agrícola está relacionado
- Biologia | 09. Botânica
(Fuvest) A presença ou a ausência da estrutura da planta em uma gramínea, um pinheiro e uma samambaia está corretamente indicada em: