Aterro de Jardim Gramacho
O terreno onde fica localizado o lixão já foi um dia mangue e área de lazer para a população de Duque de Caxias, município vizinho ao Rio de Janeiro. Hoje a área tem aparência argilosa com montanhas de sedimentos de 50 metros de altura (o equivalente a um edifício de 17 andares) e 60 milhões de toneladas de lixo que foram sendo acumuladas ao longo de 34 anos. Se não houver um monitoramento diário, há risco de parte dos resíduos cair sobre a Baía de Guanabara.
“O termo mais correto não é fechar um aterro, mas, sim, encerrá-lo. Para encerrar, são precisos mais 15 anos de obras de engenharia e controle para considerar tratado aquele espaço que não poderá ser habitado”, diz Chevalier, que ainda não tem o cálculo preciso de quanto deverá ser investido para recuperar a área e transformá-la para uso coletivo. “Serão muitos milhões [de reais], que devem ser investidos continuamente para que ele se transforme numa área que seja, pelo menos, de lazer.”
(...) Lei prevê fim dos lixões até 2014; meta não será cumprida, prevê Ipea
Após 20 anos de tramitação, foi aprovada uma lei nacional que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que prevê, entre as metas mais imediatas, o fim dos lixões até o final de 2014. No entanto, o Brasil dificilmente conseguirá atingir a meta, segundo estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em abril.
O país ainda conta com 2.906 lixões espalhados por 2.810 municípios.
São coletados por dia cerca de 183 mil toneladas de resíduos sólidos gerados nos centros urbanos do Brasil. Só de matéria orgânica, são mais de 94 mil toneladas (representando 51%), mas somente 1,6% (1.509 toneladas por dia) do material orgânico é encaminhado para tratamento via compostagem. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/03/fechado-lixao-de-gramacho-precisara-de-ao-menos-15-anos-para-ser-recuperado.htm Acesso em: 03 jun. 2012 (adaptação).
O termo mais correto não é fechar um aterro, mas, sim, encerrá-lo.
Explique o significado dessa afirmativa feita na reportagem.