Texto base:
Gláucia começou a desenhar um polígono. Na figura a seguir, estão representados os lados AB, BC e o ângulo externo α desse polígono.
Depois de completo, afirma-se sobre o polígono, que o:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAL
- Espelho comprido
- Aparelhagem completa para reprodução de vídeo (youtube)
- Xerox do desenho anexo
- Giz de cera ou lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá levar para a sala de aula um espelho comprido. Oriente as crianças a observarem seu próprio corpo e o corpo de seu colega, expressando oralmente o que estão observando.
- Explore com as crianças os pontos e as linhas existentes no corpo.
- Deixem que eles percebam os pontos do corpo como as narinas, os olhos, verrugas, ou outras marcas que tenham. Mostre também as linhas do corpo como o rosto, pescoço, mãos, articulações, etc.
- Organize as crianças em uma roda e trabalhe a música “Agora eu quero ver - Patati - Patatá”, fazendo os movimentos com o corpo conforme a letra da música. Mostre como se faz e em seguida peça que as crianças a acompanhe.
- Disponível:https://www.vagalume.com.br/patati-e-patata/agora-eu-quero-ver.html
- Entregue as crianças o desenho impresso. Disponibilize o giz de cera ou o lápis de cor e oriente-as a cobrir o contorno do corpo e depois observar e desenhar o que está faltando.
- Neste momento, lembre as crianças do que deverá ser desenhado, perguntando: “o que está faltando neste desenho? “ o rosto está completo? “não se esqueçam de desenhar o cabelo”, etc.
- Mostre sempre para as crianças as linhas e pontos que estão utilizando para fazer este desenho.
- Deixe as crianças usarem a imaginação e colorir o desenho.
- Fonte: http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/contorno-do-corpo-humano
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/613122936740818910/
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Ambientalistas, após estudos sobre o impacto que possa vir a ser causado à população de certa espécie de pássaros pela construção de um grande conjunto de edifícios residenciais próximo ao sopé da Serra do Japi, em Jundiaí, SP, concluíram que a quantidade de tais pássaros, naquela região, em função do tempo, pode ser expressa, aproximadamente, pela função
onde t representa o tempo, em anos, e P0 a população de pássaros na data de início da construção do conjunto. Baseado nessas informações, pode-se afirmar que:
- Física
Uma bola de massa igual a 60g cai verticalmente, atingindo o solo com velocidade de 2,0m/s e retornando, também verticalmente, com velocidade inicial de 1,5m/s. Durante o contato com o solo, a bola recebeu um impulso, em unidades do Sistema Internacional, igual a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.04 Complemento Verbal
Leia a notícia a seguir.
Em “ Cães e gatos têm direito a passaporte...” que nome se dá ao complemento que integra o sentido do substantivo direito?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Durante anos, os estudiosos se colocaram em posições antagônicas. De um lado, os defensores do determinismo genético, segundo os quais os genes limitariam nosso comportamento aos desígnios ditados por eles. De outro, os que consideravam o comportamento humano moldado pela somatória das experiências individuais. A partir dos anos 1990, com a explosão da neurogenética, aprendemos que as influências genéticas existem, são fundamentais, mas que os genes interagem com ambiente de forma muito mais complexa, mutável e imprevisível do que poderia sonhar nossa vã filosofia de tempos atrás.
Diversas décadas de estudos com irmãos gêmeos idênticos, famílias e crianças adotadas, demonstraram que cerca de metade de nossas características comportamentais, encontram-se sob influência direta da genética. No entanto, procurar um gene responsável pela personalidade extrovertida, pela fluência verbal ou pela facilidade para aprender música é tarefa inglória
Nestes termos, o texto sustenta que a formação da personalidade de alguém