Leia o trecho a seguir.
[...]
1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.[...]
Disponível em:<http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/20>. Acesso em: 09 mar. 2014. (Fragmento)
Qual característica da religião judaica é evidenciada pelo texto?
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É Negócio Casar
Ataulfo Alfes e Felisberto Martins
O Estado Novo
Veio para nos orientar
No Brasil na falta nada
Mas precisa trabalhar
Tem café, petróleo e ouro
Ninguém pode duvidar
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar!
Disponível em: https://www.vagalume.com.br. Acesso em: 15 maio 2020.
Durante o Estado Novo, Vargas fez um pacto com a Igreja Católica com o objetivo de restabelecer uma ética cristã baseada na valorização da família, do bom comportamento em grupo, do trabalho e da obediência ao Estado. No contexto histórico retratado pelo samba, a relação entre governo e a Igreja Católica tinha a intenção de
- Geografia | 6.1 Agricultura
A segurança alimentar perseguida por cada agrupamento humano ao longo da história passa a depender atualmente de algumas poucas corporações multinacionais que passam a deter uma posição privilegiada nas novas relações sociais e de poder. Essa concentração de dependência no ano de 2001 se aplica a cada um dos quatro principais grãos — trigo, arroz, milho e soja, — de forma que cerca de 90% da alimentação da população mundial procede de apenas 15 espécies de plantas e de 8 espécies de animais.
O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado).
Uma medida de segurança alimentar que contesta o modelo descrito é o(a)
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papelão
- Tesoura
- Tintas nas cores primárias e secundárias
- Pincel
- Papel Canson A3
- Papel toalha
- Copinhos de plástico
- Bandejas de isopor
PROCEDIMENTOS
- Para esta atividade o professor deve confeccionar em casa um círculo das cores, em
tamanho maior e levar para as crianças para que elas possam ter uma melhor
visualização do círculo das cores.
- Disponível: Modo de fazer o Círculo das Cores
https://www.youtube.com/watch?v=xWEVV_4HQb0
- O professor vai começar a aula falando um pouco sobre o círculo das cores e suas
combinações.
- Lembrar as crianças que existem duas maneiras de combinar as cores a partir do
círculo :
. usando as cores de duas em duas que estão uma ao lado da outra ;
. usando as cores que estão uma em frente da outra;
- Entregar para as crianças o círculo e deixar elas manusearem este círculo para
observarem as posições onde estão as cores.
- Depois, colocar o círculo em frente a sala onde todos possam visualizá-lo.
- Entregar para as crianças a folha de papel Canson A3, o pratinho de isopor com a
tinta preta e o copo de plástico.
- Pedir as crianças para molhar a boca do copo de plástico na tinta preta e ir
carimbando no papel, até preencher a folha toda, formando uma linda composição.
- Esperar secar um pouco.
- Entregar para as crianças as tintas coloridas e os pincéis.
- Explicar para as crianças que elas vão começar a pintura utilizando somente as cores
que estão no Círculo das Cores. Onde os círculos se sobrepõem, deixe que elas
misturem as cores.
- Depois que todos os círculos foram preenchidos, pedir as crianças para pintar os
espaços restantes para dar um acabamento na pintura.
-Expor os trabalhos
Fonte: https://innerchildfun.com//i490.photobucket.com/albums/rr264/vdeneen/modernart4.ipg
A RODA DAS CORES
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UEFS) Algumas espécies de cogumelos liberam oct-1-en-3-ol, uma substância que atua como repelente natural de lesmas.
A partir dessa informação, é correto afirmar:
- História | 2.3 Segundo Reinado
Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.
CHIAVENATTO, J. J. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado).
O imperialismo inglês, "destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre". Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.
DORATIOTO. F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia. das Letras, 2002 (adaptado).
Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre: