Observe atentamente a figura a seguir:
Sabendo que mede 41º 39” e mede 22º 20’ 45”, calcule o ângulo formado pela
bissetriz do ângulo .
Questões relacionadas
- Matemática | 3.1 Introdução
(FUVEST 2013 1° FASE) O imposto de renda devido por uma pessoa física à Receita Federal é função da chamada base de cálculo, que se calcula subtraindo o valor das deduções do valor dos rendimentos tributáveis. O gráfico dessa função, representado na figura, é a união dos segmentos de reta e da semirreta João preparou sua declaração tendo apurado como base de cálculo o valor de R$ 43.800,00. Pouco antes de enviar a declaração, ele encontrou um documento esquecido numa gaveta que comprovava uma renda tributável adicional de R$ 1.000,00.
Ao corrigir a declaração, informando essa renda adicional, o valor do imposto devido será acrescido de
\overline{AB}
- Química | 2.3 Termoquímica
O aproveitamento de resíduos florestais vem se tornando cada dia mais atrativo, pois eles são uma fonte renovável de energia. A figura representa a queima de um bio-óleo extraído do resíduo de madeira, sendo ΔH1 a variação de entalpia devido à queima de 1g desse bio-óleo, resultando em gás-carbônico e água líquida, e ΔH2 a variação de entalpia envolvida na conversão de 1g de água no estado gasoso para o estado líquido.
A variação de entalpia em kJ, para a queima de 5g desse bio-óleo resultando em CO2 (gasoso) e H2O (gasoso) é:
- Biologia | 14. Biotecnologia
(FCMMG) O esquema representado abaixo ilustra os métodos de produção de camundongos com material genético ou celular de um organismo diferente, para estudos dos efeitos de uma determinada mutação gênica sobre o desenvolvimento inicial. Tais camundongos (A e B) são denominados, respectivamente, de:
- Química | 2.4 Cinética Química
(FUVEST 2013 1° FASE) Quando certos metais são colocados em contato com soluções ácidas, pode haver formação de gás hidrogênio. Abaixo, segue uma tabela elaborada por uma estudante de Química, contendo resultados de experimentos que ela realizou em diferentes condições.
Reagentes
Tempo
Solução de HCl(aq) de
concentração 0,2 mol / L
Experi- mento
Metal
para
liberar 30 mL
Observações
de H2
1
200 mL
1,0 g de
Zn (raspas)
30 s
Liberação
de H2 e calor
2
200 mL
1,0 g de Cu (fio)
Não liberou H2
Sem alterações
3
200 mL
1,0 g de Zn (pó)
18 s
Liberação de H2 e calor
1,0 g de
Liberação
Zn
de H2 e
4
200 mL
(raspas)
+
8 s
calor;
massa de
1,0 g de
Cu não se
Cu (fio)
alterou
Após realizar esses experimentos, a estudante fez três afirmações:
I. A velocidade da reação de Zn com ácido aumenta na presença de Cu.
II. O aumento na concentração inicial do ácido causa o aumento da velocidade de liberação do gás H2.
III. Os resultados dos experimentos 1 e 3 mostram que, quanto maior o quociente superfície de contato/massa total de amostra de Zn, maior a velocidade de reação.
Com os dados contidos na tabela, a estudante somente poderia concluir o que se afirma em
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.1 Palavra e Os Sentidos/Família de Ideias
Texto base: A questão refere-se a um trecho do poema de Cora Coralina – pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida na cidade de Goiás – GO (20/8/1889 a 10/4//1985) – , poetisa e contista brasileira. Leia-o e observe-o com atenção. O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes. Fonte: http://www.pensador.info/p/os_melhores_poemas_de_cora_carolina/1/ - 4/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
Com um dicionário, escreva o significado das palavras utilizadas no trecho do poema: o saber e a sabedoria. Fique atento aos artigos definidos relacionados.
Para facilitar a atividade, consulte um dicionário