Completa las siguientes expresiones con las palabras a seguir:
manitas – lío – roble – gorda
a) Pepe está muy saludable. Está como un __________
b) Prefiero fingir que no he visto nada y hacer la vista __________
c) Ana tiene mucha facilidad con la artesanía. Es una __________
d)No entiendo nada, estoy hecho un __________
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Astroteologia
Aparentemente, foi o filósofo grego Epicuro que sugeriu, já em torno de 270 a.C., que existem inúmeros mundos espalhados pelo cosmo, alguns como o nosso e outros completamente diferentes, muitos deles com criaturas e plantas.
Desde então, ideias sobre a pluralidade dos mundos têm ocupado uma fração significativa do debate [5] entre ciência e religião. Em um exemplo dramático, o monge Giordano Bruno foi queimado vivo pela Inquisição Romana em 1600 por pregar, dentre outras coisas, que cada estrela é um Sol e que cada Sol tem seus planetas.
Religiões mais conservadoras negam a possibilidade de vida extraterrestre, especialmente se for inteligente.
No caso do cristianismo, Deus é o criador e a criação é descrita na Bíblia, e não vemos qualquer menção de [10] outros mundos e gentes. Pelo contrário, os homens são as criaturas escolhidas e, portanto, privilegiadas.
Todos os animais e plantas terrestres estão aqui para nos servir. Ser inteligente é uma dádiva que nos põe no topo da pirâmide da vida.
O que ocorreria se travássemos contato com outra civilização inteligente? Deixando de lado as inúmeras dificuldades de um contato dessa natureza – da raridade da vida aos desafios tecnológicos de viagens [15] interestelares – tudo depende do nível de inteligência dos membros dessa civilização.
Se são eles que vêm até aqui, não há dúvida de que são muito mais desenvolvidos do que nós. Não necessariamente mais inteligentes, mas com mais tempo para desenvolver suas tecnologias. Afinal, estamos ainda na infância da era tecnológica: a primeira locomotiva a vapor foi inventada há menos de 200 anos (em 1814).
[20] Tal qual a reação dos nativos das Américas quando viram as armas de fogo dos europeus, o que são capazes de fazer nos pareceria mágica.
Claro, ao abrirmos a possibilidade de que vida extraterrestre inteligente exista, a probabilidade de que sejam mais inteligentes do que nós é alta. De qualquer forma, mais inteligentes ou mais avançados tecnologicamente, nossa reação ao travar contato com tais seres seria um misto de adoração e terror.
[25] Se fossem muito mais avançados do que nós, a ponto de haverem desenvolvido tecnologias que os liberassem de seus corpos, esses seres teriam uma existência apenas espiritual. A essa altura, seria difícil distingui-los de deuses.
Por mais de 40 anos, cientistas vasculham os céus com seus radiotelescópios tentando ouvir sinais de civilizações inteligentes. (...) Infelizmente, até agora nada foi encontrado. Muitos cientistas acham essa [30] busca uma imensa perda de tempo e de dinheiro. As chances de que algo significativo venha a ser encontrado são extremamente remotas.
Em quais frequências os ETs estariam enviando os seus sinais? E como decifrá-los?
Por outro lado, os que defendem a busca afirmam que um resultado positivo mudaria profundamente a nossa civilização.
A confirmação da existência de outra forma de vida inteligente no universo provocaria uma revolução.
[35] Alguns até afirmam que seria a maior notícia já anunciada de todos os tempos.
Eu concordo.
Não estaríamos mais sós. Se os ETs fossem mais avançados e pacíficos, poderiam nos ajudar a lidar com nossos problemas sociais, como a fome, o racismo e os confrontos religiosos.
Talvez nos ajudassem a resolver desafios científicos. Nesse caso, quão diferentes seriam dos deuses que tantos acreditam existir?
Não é à toa que inúmeras seitas modernas dirigem suas preces às estrelas e não aos altares.
Marcelo Gleiser Folha de São Paulo, 01/03/2009 Todo texto argumentativo é construído com base na apresentação e defesa de pontos de vista.
A premissa do autor a favor de pesquisas interplanetárias apoia-se, sobretudo, na possibilidade de:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UERJ) As suculentas Cereus jamacaru e Euphorbia ingens muitas vezes são confundidas entre si por apresentarem características morfológicas semelhantes, como a ausência de folhas e a presença de caule fotossintético, conforme ilustram as imagens.
Essa semelhança morfológica é uma consequência do seguinte processo: - Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Texto 3
O texto 3 é um recorte de uma entrevista concedida pelo escritor Sérgio Vaz, para o site “Brasil de Fato”. Vaz faz parte de um grupo de escritores que produz o que chamam Literatura Periférica. É também idealizador e coordenador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia). Esse sarau realiza-se há dez anos, toda quarta-feira, no bairro Piraporinha, zona sul de São Paulo.
Brasil de Fato — Qual sua intenção com
[35] livro Literatura, pão e poesia?
Sérgio Vaz — É [uma expressão da minha]
relação cotidiana com o meu bairro e com as
pessoas [com] que eu convivo. [A ideia é]
levar um pouco de literatura, falando dessas
[40] pessoas, que eu conheço muito bem. [...] A
ideia sempre foi escrever sobre meu
cotidiano. Eu me considero um cronista do
meu bairro. Então escrevo sobre o lugar onde
vivo. Não acho que eu seja um escritor
[45] universal, escrevo sobre o que eu vejo na
minha realidade.
É difícil publicar e fazer circular livros
que tratam do marginalizado?
Eu acho que hoje o difícil é você escrever um
[50] livro. O difícil mesmo é a distribuição, a
circulação. E é difícil quem leia também. Esse
país não é um país de leitores e não só na
periferia, mas na classe média e na classe
alta. É um país que não lê. O grande desafio
[55] da Cooperifa é fazer a formação de público
para a leitura.
Num futuro próximo, você pensa na
transformação dessa periferia ou você
acha que ainda falta muito para essa
[60] realidade ser mudada?
Falta muito. Não será a literatura que vai
salvar a periferia, mas o poder público
atuante. A arte tem o poder de
transformação pessoal, que pode fazer com
[65] que essas pessoas cobrem do poder público
aquilo que é devido, aquilo que é pago em
imposto, para que esse imposto retorne em
benefícios. Não sou tolo de achar que a
literatura pode salvar alguém nesse ponto. Eu
[70] acho que a literatura, a música, a arte de
forma geral, ela transforma as pessoas em
cidadãos. E são esses cidadãos que cobram
do governo a postura para que ele faça com
que a gente tenha esse benefício.
[75] Qual sua opinião sobre o atual
movimento dos trabalhadores da cultura
que recentemente ocuparam a Funarte
(Fundação Nacional de Arte) e fizeram
uma grande manifestação contra a arte
[80] como mercadoria?
É isso mesmo. O artista é esse. O artista tem
que ser o cara que é incomodado, indignado.
Ele tem que protestar. A arte não embala os
adormecidos, ela desperta. Agora, se o
[85] artista não despertar, como ele vai despertar
a pessoa que vê sua arte?
[............................................................]
A periferia não era para protestar, não era
para ter arte. Alguma coisa deu errado, né?
Hoje tem mais de cinquenta saraus
[90] acontecendo. Nós temos três anos de Cinema
na Laje [...] passamos documentários [a] que
jamais a nossa população iria ter acesso. E
nesses mais de 50 saraus na periferia é onde
as pessoas se apropriaram da literatura. Ou
[95] seja, para o status quo, alguma coisa deu
errado. Era pra gente não ter boa literatura,
era pra gente não ter boa educação, era pra
gente não ter bom cinema. E a gente faz
cinema e não passa O homem Aranha, não
[100] passa nada de Hollywood. Alguma coisa deu
errado dentro da concepção do Estado, da
elite, né?
Na linha 95, o entrevistado usa a expressão latina status quo: Ou seja, para o status quo, alguma coisa deu errado.
Releia atentamente esse excerto e marque o item que melhor traduz a expressão dentro do texto em análise.
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
T E X T O
EL IMPONENTE MAUSOLEO DE NÉSTOR KIRCHNER
[1] Uno de los pocos detalles que decoran el
mausoleo del ex mandatario Néstor Kirchner
inaugurado este jueves, un año después de su
muerte, es una fotografía suya de un inocente
[5] niño con 9 años bajo el lema: "Cuando sea
grande quiero ser presidente". Decenas de
'peregrinos K' se agolparon este jueves a las
puertas del cementerio de Río Gallegos, la
ciudad natal del ex mandatario, para ser los
[10] primeros en acceder al monumental
mausoleo, al que poco antes se trasladó el
féretro de Kirchner en una ceremonia íntima,
encabezada por su viuda, la presidenta
Cristina Fernández. "Nunca nos dejan
[15] disfrutar nada", se quejó una mujer venida
desde El Calafate, donde murió Kirchner hace
exactamente un año, cuando los guardias le
impidieron ingresar al cementerio con su
bolso, las flores que traía como ofrenda y un
[20] muñeco con forma de pingüino, símbolo del
ex presidente. En pequeños grupos, la gente
pudo ingresar al camposanto para ser
revisados por los guardias con detectores de
metal y luego iniciar un peregrinaje de unos
[25] 200 metros hasta el acceso al complejo que
alberga el mausoleo, en la parte trasera del
cementerio. Una vez allí, y bajo estricta
vigilancia, los visitantes acceden al edificio
por una pesada puerta metálica que conduce
[30] hacia la derecha a una puerta de vidrio
blindado que lleva al recinto donde descansan
los restos de Kirchner, un sitio donde sólo la
familia puede acceder. De frente a la puerta
metálica de ingreso se accede a una escalera
[35] en forma de caracol que conduce a la primera
planta. Desde allí, y mirando hacia abajo a
través de una estructura de vidrio circular, se
puede observar el féretro del ex presidente,
ubicado en el centro de la planta baja,
[40] cubierto con una bandera argentina. Sobre el
cajón hay también una camiseta del Racing
de Avellaneda, el club de fútbol del que
Kirchner era fanático, un rosario, una flor y
los pañuelos blancos de las Madres y de las
[45] Abuelas de Plaza de Mayo. Por detrás del
féretro, se alza una gigantesca cruz de
madera y a un costado fue dispuesto el cajón
que contiene los restos del padre del ex
gobernante y primer secretario general de la
[50] Unión de Naciones Suramericanas. Desde el
piso superior se puede ver además, en la
planta baja, en un rincón, dos sillones y una
pequeña mesa. El edificio, cuya construcción
demandó 10 meses y cuyo costo es un
[55] misterio, es, por dentro y por fuera, una mole
gris de concreto, piedra volcánica, pizarra,
lajas y mármol de 13 metros de largo, unos
15 de frente y 11 de alto. Es una construcción
de líneas cortantes y puras, con algunas
[60] aberturas perpendiculares en las paredes que
permiten el ingreso de la luz natural. En la
parte central del techo hay un tragaluz con el
logotipo oficial del bicentenario de Argentina -
celebrado el año pasado- en colores celestes y
[65] amarillos, que al mediodía refleja sus tonos
sobre el féretro. La sobriedad del recinto sólo
se rompe con tres retratos de quien
gobernara Argentina entre 2003 y 2007. La
fotografía de su niñez, en blanco y negro, y
[70] que contiene su deseo de ser presidente
cuando fuese grande a la manera de un
mensaje para compartir en Facebook está
ubicado en la planta superior, donde también
hay una fotografía de Kirchner, en colores,
[75] con su pulgar en alto. El tercer retrato está en
la planta baja, una pintura del rostro del ex
presidente en tonos ocres. Por fuera, el
complejo, de 650 metros cuadrados, se
completa con un mástil gigante con una
[80] bandera argentina que se flamea con el
habitual viento patagónico y dos llamas
votivas. También hay una estructura
triangular que representa en la forma del
territorio argentino y una fuente rectangular.
[85] Sólo un par de coronas fueron colocadas a las
puertas del mausoleo, mientras la gente se
quedó con las ganas de llevarle sus sencillos
ramilletes al 'Lupo'. "Es una pena. Él se
merece nuestro homenaje y mucho más", dijo
[90] a Efe Lucía, una vecina de Río Gallegos, que
ingresó al lugar sola pues su esposo tuvo que
quedarse afuera porque traía consigo un
teléfono móvil con cámara.
Periódico EL MUNDO
Madrid, 28/10/2011
El texto dice que la entrada de la gente al cementerio de Río Gallegos
- Arte - Fundamental | 07. Formas e Gêneros de Expressão Musical
Sobre Música Popular leia as afirmativas abaixo e assinale a única correta: