Analise o anúncio publicitário a seguir, do desodorante masculino produzido pela empresa Unilever – empresa fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes. Em seguida, responda as questões 33, 34 e 35.
EXPLIQUE se a ambiguidade presente nesse anúncio publicitário foi algo intencional ou inadequado. JUSTIFIQUE sua resposta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir:
(GALILEU, junho de 2010, n⁰ 228, p. 22)
A resposta à pergunta do assinante da revista Galileu explicita o porquê de as formigas não se interessarem por adoçante. Cientificamente falando, isso acontece por quê?
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UTFPR) Em muitos animais, o sistema respiratório e o sistema circulatório apresentam relação funcional entre si. Em relação aos dois sistemas, considere as proposições a seguir.
I. Hematose é a transformação do sangue venoso em arterial.
II. O sangue que chega aos pulmões é sangue arterial e rico em oxigênio.
III. A veia pulmonar transporta sangue venoso do pulmão ao coração.
IV. A artéria pulmonar transporta sangue venoso até o pulmão.
Estão corretas apenas:
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
(IFCE) A colocação pronominal está incorreta em:
- Geografia - Fundamental | 2.03 Atuação das ONGs Internacionais
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
A ONG Free The Slaves (FTS) mostra que o uso de artes visuais vem auxiliando uma série de organizações de combate ao trabalho escravo no mundo inteiro. Entre alguns exemplos, a FTS cita o caso da Comissão Pastoral da Terra (CPT), no Brasil, que faz o uso de gravuras ou histórias em quadrinhos para mostrar aos trabalhadores rurais o processo de aliciamento do trabalho escravo.
Gravura usada pela CPT destaca 'gato' (animal da figura), responsável pelo aliciamento de pessoas.
Disponível em: < http://reporterbrasil.org.br/blogdaredacao/?p=1142. Acesso em: 12 set. 2012.
As informações e a imagem retratam o trabalho
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Nas grandes cidades, as áreas centrais – detentoras dos principais serviços e atividades urbanas – multiplicam-se e disseminam-se para outras áreas. Com isso, regiões antes desvalorizadas e sem estruturas ressignificam-se, passando por uma acentuada especulação imobiliária e modernização de seus espaços.
É nesse contexto que a chamada gentrificação ocorre, pois as áreas antes desvalorizadas passam a ter um custo muito alto, ao passo em que a população residente nesse local é gradativamente substituída por um perfil comercial ou de grupos sociais mais abastados. Com isso, a paisagem modifica-se, e as zonas, que antes eram só guetos, barracos e pobreza, transformam-se em condomínios, prédios e casas de médio e alto padrão. No entanto, é importante considerar que a transformação desses espaços não representa necessariamente uma mudança no padrão de vida da sociedade, haja vista que a população mais pobre, ao emigrar dessas regiões, passa a habitar outras localidades, geralmente ainda mais periferizadas.
O fragmento em tela provoca a seguinte reflexão: