O báu de um caminhão tem as seguintes dimensões: altura = 1,80 m, largura = 2 m e comprimento = 7,80 m.
A capacidade desse baú é de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
Leia a história em quadrinhos da Turma da Mônica. Em seguida, responda à questão.
Disponível em http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 01 jun. 2011
Crie um título para essa história em quadrinhos.
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(Uniderp) Na espécie humana, observa-se uma caraterística que é expressa por ação de dois pares de genes, com segregação independente (Ss e Tt). Os indivíduos com a característica dominante possuem, pelo menos, um alelo S e um T, os demais são recessivos, anômalos.
Considerando-se essa informação, é correto afirmar que a probabilidade de nascer um indivíduo anômalo do cruzamento de um casal SsTt x SStt é
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais:
• Canetinhas coloridas
• Cartolina branca cortada em tamanho A4
• Papel colorset colorido para montagem dos desenhos
Desenvolvimento:
1. Apresentar a obra One and Three Chairs, do artista Joseph Kosuth, elaborada por ele no ano de 1965.
Disponível em: <http://www9.georgetown.edu/faculty/irvinem/CCT510/Statement-Representation-Reference-Sign.html> Acesso em: 14 fev. 2012
2. Deixar que as crianças realizem uma leitura intuitiva da obra.
3. Veja a seguir um texto sobre esse trabalho de Kosuth que poderá auxiliar na condução desta etapa da atividade:
O artista criou, no ano de 1970, no MoMa (The Museum of Modern Art), uma "Informação", exposição de arte conceitual que tinha como objetivo colocar a arte como fonte de informações, e não como concepção estética.
A contribuição de Kosuth para a "Informação" foi essa obra. O autor explicou que a expressão da obra está na ideia, e não na forma. Para ele, as formas são apenas um artifício a serviço da ideia. A obra contém três formas de uma cadeira: a dobrável, comum; uma fotografia em prata coloidal de uma cadeira e a imagem aumentada de uma definição de algum dicionário sobre a palavra "cadeira".
A obra tem como objetivo estimular o espectador com a ideia física, representativa e verbal do objeto.
O artista questiona como as representações e relatos de um tema se relacionam com esse tema propriamente dito, além de explorar como essas relações são compreendidas e se determinada forma tem mais valor que outra.
Kosuth pede ao espectador que analise como a arte e a cultura são forjadas por meio da linguagem e dos significados, ao invés de ser forjada por meio da beleza e do estilo.
Três detalhes de Uma e Três Cadeiras se destacam:
1. Cadeira:
A cadeira de madeira usada pelo artista é um exemplo comum tirada de seu contexto usual e recolocada no ambiente de um museu. Dessa maneira, a cadeira é privada de sua função utilitária e ganha um novo significado: um objeto de arte para contemplação.
2. Fotografia de uma cadeira:
A fotografia em preto e branco tem a função de despertar questionamentos importantes a respeito da verdade e da imitação do espaço de um museu. Trata-se de uma foto da mesma cadeira que está sendo exposta e também reflete uma nova abordagem da arte pelo uso da fotografia na década de 1960.
3. Definição de cadeira:
Kosuth foi um dos primeiros artistas a investigar a natureza linguística da proposta artística. As palavras têm o poder de criar conhecimento e entendimento, sobretudo pela maneira como estão apresentadas. Quando lemos a definição do dicionário para a palavra "cadeira", talvez essa seja rapidamente relacionada com uma das figuras disponíveis para apreciação – a foto ou a própria cadeira – no entanto, de maneira isolada, a definição pode evocar experiências pessoais com outras cadeiras.
4 - O texto acima é apenas um referencial,para o professor, da compreensão dessa obra. O que podemos, sem dúvida, intuir é que a obra de Kosuth nos faz uma pergunta: qual seria a melhor maneira de falar sobre uma cadeira: a própria cadeira? (que no caso é uma cadeira qualquer, ou seja, não possui valor afetivo algum para quem a vê, a não ser que faça o leitor se lembrar de uma cadeira conhecida), a fotografia da cadeira? A fotografia, no caso, é apenas outra forma de nos fazer lembrar o objeto cadeira e, por último, seria o conceito de cadeira a melhor definição do que ela é? Podemos pensar que talvez nenhuma das três apresentações seja capaz de esgotar o que pensamos sobre a cadeira, mas, ao mesmo tempo, todas elas cumprem este papel. Enquanto comunicação, qual seria a melhor forma de nos expressarmos quanto ao que pensamos do mundo? Esta é certamente outra pergunta que Kosuth nos faz.
5. Pensando especificamente nessa atividade voltada para as crianças, sugiro que o professor convide as crianças a desenhar uma cadeira qualquer na cartolina no tamanho A4. A cadeira poderá estar exposta na sala de aula, pode ser a cadeira da própria criança ou outra cadeira qualquer que a criança queira desenhar de memória ou a partir de uma investigação na escola.
6. A partir do desenho pronto, o professor poderá organizar uma montagem da seguinte forma: a fotografia da obra de Kosuth no centro e todas as cadeiras desenhadas pelas crianças distribuídas ao longo dos dois lados da fotografia. Um belo título para esta mostra poderia ser: Tudo o que podemos dizer sobre uma cadeira.
Observações:
Dependendo das condições, as cadeiras usadas como referência poderão ser anexadas à montagem através de fotografias intercaladas entre os desenhos das crianças.
Referência:
Sobre a obra de Kosuth:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Observe o texto a seguir.
Disponível em: <http://coisasdamiroca.centerblog.net/voir-photo?u=http://coisasdamiroca.c.o.pic.centerblog.net/o/f0d48ee9.png>. Acesso em: 21 jan. 2016.
Enunciado:
E você, quais são as suas pequenas satisfações? Pense nelas e crie uma lista como a anterior, dizendo quais são elas. Para cada satisfação você deverá escrever um pequeno texto, ilustrando-o.
Faça essa tarefa em uma folha avulsa para que seu trabalho seja exposto em sala. Assim, seus colegas poderão conhecer um pouquinho mais as suas preferências.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
http://img.limao.com.br/fotos/CB/D8/B2/CBD8B255B9DF40B98DC13A4997829FBC.jpg
Prepara el INBA "Pasaporte al Arte" para adolescentes
La institución prevé poner en marcha el próximo año un programa similar a "Pasaporte del Arte" para niños, pero ahora enfocado a los adolescentes, reveló su directora, Teresa Vicencio.
El Instituto Nacional de Bellas Artes prevé poner en marcha el próximo año un programa similar a "Pasaporte del Arte", pero ahora enfocado a los adolescentes, reveló su directora, Teresa Vicencio, al clausurar de manera oficial dicho programa infantil, en la Plaza Ángel Salas del Centro Cultural del Bosque (CCB).
En el acto, la funcionaria manifestó su preocupación por aquellos niños que año tras año participan en el programa, pero que con el paso del tiempo se convierten en adolescentes, imposibilitándolos para volver al mismo.
"Sabemos que el programa tiene una edad límite y de pronto nos preguntamos qué vamos hacer con los niños que ya no son tan niños y que están creciendo; por ello las próximas ediciones tendremos un programa para los adolescentes, con la idea de acércalos a las diferentes manifestaciones artísticas", dijo.
Vicencio expresó su beneplácito por el cierre de esta edición dedicada al Bicentenario de la Independencia y Centenario de la Revolución.
"Es un motivo de satisfacción haber contado con la participación entusiasta de poco más de dos mil 300 niñas y niños de entre 6 y 12 años de edad que participaron en la segunda temporada del programa Pasaporte del Arte 2009. Te lleva al Bicentenario, con el que buscamos acercarlos al arte y descubrir nuestro patrimonio cultural mediante el juego, la creatividad y la fantasía", indicó.
El programa "Pasaporte del Arte" cerró con broche de oro su segunda temporada 2009 e invitó a las compañías Dúo Ross, Coquín y su mundo mágico, La gran pompa y La Trouppé, para ofrecer a los niños y sus papás una jornada de diversión y esparcimiento.
La jornada final, que comenzó desde temprana hora, transcurrió en un ambiente de algarabía, música, colores y ritmos musicales que hicieron que el público disfrutara de los espectáculos, principalmente de "La fábula de la vaca", que quería volar y correr, a cargo de La gran pompa.
Ante más de mil 500 personas, en su mayoría familias completas con los niños que participaron en el programa citado, la funcionaria destacó las actividades que realizaron los menores en el tiempo de vigencia de su pasaporte, con el que pudieron ingresar a museos, galerías y teatros de esta capital.
"Estoy segura de que Pasaporte del Arte, ha contribuido a sembrar en los niños el germen de una nueva pasión: la que nace de la efervescencia interior que nos producen los sonidos de un instrumento; el movimiento del cuerpo de los bailarines; los intensos colores de los murales y de la pintura de caballete o la pasión de quienes actúan y representan un personaje", expresó.
Tras el acto, "La Trouppé" estrenó su espectáculo "Sketcheando" un show teatral con el que apelan a la imaginación de los niños.
Caracterizados como payasos y magos, esta agrupación uno de los más antiguos de teatro para niños, ofreció un recorrido integrado por 10 "sketches", mismos que forman parte de su repertorio teatral.
A través de la pantomima, el "clown" y títeres, cautivaron la atención de decenas de pequeños en un ambiente lleno de risas, gritos y mucha diversión.
"No se trata de cuentos o historias, sino un espectáculo donde los niños juegan, a partir del carácter lúdico de cada uno de los ïsketchesï", dijo a Notimex Mauro Mendoza, director de la compañía.
"La corrida de toros", "La opera", "El látigo", "El periódico", "El equilibrista", fueron algunos de los números que presentó está compañía, de la mano de sus cuatro integrantes: Silvia Guevara, Carmen Luna, Marco Antonio Serna y el propio Mauro Mendoza.
La idea, señaló Mendoza, es apelar a la imaginación y creatividad de los niños a través del juego, sobre todo ahora en tiempos en los que estos juegos con pies y manos ya no son tan conocidos y están siendo remplazados por el video juego.
http://www.milenio.com/node/309395
¿Por qué es espectáculo "clown" tuvo éxito entre las demás presentaciones?