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O jornal Estado de Minas de 30 de março de 2013 divulgou alguns dados sobre a dengue. Em Belo Horizonte já são 5 760 casos confirmados e em Betim o número de casos é 3 734. O percentual que o número de casos registrados em Betim representa, em comparação ao número de casos registrados em Belo Horizonte, é, aproximadamente, igual a:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 10.03 Principais Atividades Econômicas da Região Sudeste
A imagem abaixo mostra o lago formado após o abandono da área onde se fazia garimpo de ouro em Serra Pelada, no Pará. Observe-a e leia o texto a seguir.
Em dezembro de 1979, no interior do estado do Pará, um vaqueiro de uma fazenda encontrou a primeira pepita de ouro. Como a cidade era pequena, a notícia logo se espalhou.
Entre fevereiro e março de 1980, mais de 60 mil homens chegaram ao local, conhecido como Serra Pelada, e deu-se início a corrida pelo ouro, sem qualquer organização e preocupação com os riscos à saúde e ao ambiente, movidos apenas pela busca da riqueza. Os morros foram transformados em barrancos através da escavação para a retirada da pepita e, como estas eram raras, quem conseguisse maior quantidade ganhava mais. O garimpeiro ganhava muito pouco pela exploração, mesmo trabalhando dia e noite para obter poucos gramas de ouro.
Hoje, acredita-se que ainda existam pequenas jazidas de ouro em algumas regiões. Atualmente, a imensa cratera de Serra Pelada se transformou em um lago, com 200 m de profundidade, e nas suas margens formou-se uma favela com cerca de 1000 habitantes.
Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Ouro_Serra_Pelada/corrida_ouro.html>.
Acesso em: 20 jan. 2015. Adaptado.
Sobre a exploração de recursos minerais, podemos dizer que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
Os 18 do Forte
O jornal Gazeta de Notícias foi o primeiro a dar a notícia de que o número de heróis que participaram da saga foi 18. Não seria a primeira nem a última vez em que o rigor histórico haveria de ceder lugar à lenda. Cantado em verso e prosa, o feito dos 18 do Forte incendiou corações e mentes e ganhou a força do mito.
Os 18 do Forte. Disponível em: <www.horadopovo.com.br/Colunistas/SergioRub/18Forte.htm>. Acesso em: 21 nov. 2016.
O “feito dos 18 do Forte”, como mencionado no texto, fez parte de uma série de levantes que ocorreram dentro das linhas militares durante os primeiros anos da década de 1920. Como esse movimento ficou conhecido?
- Física | A. Leis de Newton
(UDESC) Em uma bola pesada são conectadas duas cordas, como mostra a figura abaixo. Considere as duas cordas iguais e as seguintes situações:
I. Um puxão rápido na corda inferior fará com que ela se parta.
II. Um puxão lento na corda inferior fará com que a corda superior se parta.
Assinale a alternativa que explica por que ocorre a situação I.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Graças à fala, humanos podem facilmente trocar ideias e conhecimentos, filosofar em voz alta e fazer planos sobre como mudar o mundo.
Na prática, contudo, a fala é usada quase a metade do tempo para tratar do próprio umbigo e comunicar como nós mesmos nos sentimos, do que gostamos ou o que pensamos. De 30% a 40% da fala cotidiana trata de experiências próprias ou relacionamentos e incríveis (mas não surpreendentes) 80% dos "posts" em mídias sociais servem para irradiar ao universo a vida pessoal de cada um.
É claro que há várias vantagens em falar de si mesmo. Fazendo isso, compartilhamos experiências e aprendemos uns com os outros, um benefício talvez já grande o suficiente para garantir que, evolutivamente, o hábito de falar de si mesmo fosse mantido e passado adiante.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Deixa eu falar de mim! Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/. Acesso em: 06 ago. 2012. (Fragmento)
Considerando o articulador em destaque no texto anterior, pode-se afirmar que se constrói, entre o primeiro e o segundo parágrafo, uma relação de
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
(ENEM 2016 3º APLICAÇÃO)
Uma professora de matemática organizou uma atividade associando um ábaco a três dados de diferentes formatos: um cubo com faces numeradas de 1 a 6,associadas à haste C, um octaedro com faces numeradas de 1 a 8, associadas à haste D, e um dodecaedro com faces numeradas de 1 a 12, associadas à haste U. Inicialmente, as hastes do ábaco encontram-se vazias.As letras C, De U estão associadas a centenas, dezenas e unidades, respectivamente. A haste UM representa unidades de milhar.
Regras do jogo: são jogados os três dados juntos e, a cada jogada, colocam-se bolinhas nas hastes, correspondendo às quantidades apresentadas nas faces voltadas para cima de cada dado, respeitando a condição "nunca dez", ou seja, em cada haste podem ficar, no máximo, nove bolinhas. Assim, toda vez que a quantidade de bolinhas em alguma haste for superior a nove, dez delas são retiradas dessa haste e uma bolinha é colocada na haste imediatamente á esquerda. Bolinhas, em quantidades iguais aos números obtidos na face superior dos dados, na segunda jogada, são acrescentadas às hastes correspondentes, que contêm o resultado da primeira jogada.
Iniciada a atividade, um aluno jogou os dados duas vezes. Na primeira vez, as quantidades das faces voltadas para cima foram colocadas nas hastes. Nesta jogada, no cubo, no octaedro e no dodecaedro, as faces voltadas para cima foram, respectivamente, 6, 8 e 11 (Figura 1).
Na segunda vez, o aluno jogou os dados e adicionou as quantidades correspondentes, nas respectivas hastes.O resultado está representado no ábaco da Figura 2.
De acordo com a descrição, as faces voltadas para cima no cubo, no octaedro e no dodecaedro, na segunda jogada, foram, respectivamente,