No que diz respeito ao cajueiro, analise as afirmações abaixo.
I. O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore originária da África, comum na região Nordeste do Brasil.
II. Seu fruto é macio, piriforme, comestível, de cor alaranjada ou avermelhada, muito apreciado na culinária nordestina.
III. Suas folhas são simples e pecioladas; seu sistema radicular é formado por uma raiz pivotante bem desenvolvida.
IV. A castanha, fruto seco do tipo aquênio, possui uma só semente ligada à parede do fruto por um só ponto.
Está correto o que se afirma em :
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
Nas câmeras fotográficas digitais, os filmes são substituídos por sensores digitais, como um CCD (sigla em inglês para Dispositivo de Carga Acoplada). Uma lente esférica convergente L denominada objetiva, projeta uma imagem nítida, real e invertida do objeto que se quer fotografar sobre o CCD, que lê e armazena eletronicamente essa imagem.A figura representa esquematicamente uma câmera fotográfica digital. A lente objetiva L tem distância focal constante e foi montada dentro de um suporte S, indicado na figura, que pode mover-se para a esquerda, afastando a objetiva do CCD ou para a direita, aproximando-a dele. Na situação representada, a objetiva focaliza com nitidez a imagem do objeto O sobre a superfície do CCD.
Considere a equação dos pontos conjugados para lentes esféricas, em que f é a distância focal da lente, p a coordenada do objeto e p’ a coordenada da imagem. Se o objeto se aproximar da câmera sobre o eixo óptico da lente e a câmera for mantida em repouso em relação ao solo, supondo que a imagem permaneça real, ela tende a mover-se para a:
- História
Na segunda metade do século XX, pode-se destacar dois momentos de participação política suprapartidária no Brasil, envolvendo grandes massas populares. São eles:
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Genética é uma área da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade, ou seja, como ocorre a transmissão de características de um indivíduo aos seus descendentes.
Em relação aos conceitos básicos de genética, relacione as colunas.
( 1 ) Gene alelo
( 2 ) Epistasia
( 3 ) Euploidia
( 4 ) Aneuploidia
( 5 ) Polialelia
( ) Alteração cromossômica numérica em que todo o conjunto cromossômico é alterado.
( ) Condição em que um alelo de um gene bloqueia a expressão dos alelos de outro gene.
( ) Alteração cromossômica numérica que afeta, na maioria das vezes, um único par de cromossomos.
( ) Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo locos em cromossomos homólogos.
( ) Três ou mais formas alélicas diferentes para um mesmo locos.A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
1. Presentamos a seguir el relato de un padre que vive en Canadá sobre la escuela de sus hijos.
Una visión de la escuela y los chicos
por Guillermo en 7 de Marzo 2008
Tener la oportunidad (o la obligación, si se quiere!) de llevar a los chicos a la escuela todas las mañanas, pasar al mediodía a buscar a Facundo, leer en estas semanas que estoy actuando de padre y madre, las agendas de ambos, me da una visión sobre la escuela que me permito compartir hoy con ustedes. Son visiones muy particulares, no son la verdad verdadera, por supuesto, ni el parámetro con el cual deban los lectores medir “la educación primaria en Canadá”.
La Escuela
Por lo pronto, el hecho que los chicos deban concurrir a la escuela de su barrio, colabora con un mayor sentimiento de pertenencia y comunidad. Todos vivimos en la misma zona, quien más, quien menos, es vecino. Es muy probable que el hijo o hija de tu vecino sea compañero o compañera de grado de tus hijos.
He visto que muchos chicos de primaria acompañan a vecinitos de Kínder hasta la escuela. Todos los días, al llegar el ómnibus que trae a los más chiquitos, siempre los veo bajar acompañados por dos o tres chicos de 10 u 11 años que los escoltan hasta el sector que les pertenece. Lo mismo al mediodía, a la salida esos mismos chicos los acompañan en fila hasta el ómnibus. Me transmite una sensación de responsabilidad muy reconfortante. Hay que ver como los de Kínder les hacen caso a estos grandulones que, a su vez, se los ve bien serios cuidando de los más chiquitos. Los cuentan, los llevan en fila, cuidan que no se resbalen, los ayudan…!! Es una linda imagen.
http://loszieglerencanada.com/2008/03/07/una-vision-de-la-escuela-y-los-chicos/ (fragmento)
Después de leer el texto, Kínder significa:
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UEFS)
Julgue o item abaixo referente à quinina:
I. Possui o grupo funcional da classe dos ésteres na estrutura.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
II. A 2-feniletilamina é uma amina secundária.
Observe o composto abaixo e julgue as afirmativas que se seguem:
III. A estrutura do triclosan inclui os grupos funcionais das classes dos ésteres e dos álcoois.
IV. O triclosan é utilizado em desodorantes e cremes dentais porque é uma substância química aromática.
As afirmativas corretas são: