. No plano abaixo, está representado um quadrado.
Os pontos usados como vértices do quadrado possuem coordenadas
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema para responder a questão:
Cantiga do vento
O vento vem vindo
de longe,
de não sei onde,
vem valsando, vem brincando,
sem vontade de ventar.
Vem vindo devagar,
devagarinho,
mais viração
que vem em vão,
e vai e volta
e volta e vai.
De repente,
o vento vira rock
e vira invencível serpente.
E voa violento
e vai velhaco,
vozeirão varrendo
várzeas, verduras
e violetas.
E vira violinista
vibra na vidraça,
vira copo e vira taça,
e zoa e zoa e zoa
– uma zorra!
O vento, mesmo veloz,
tem tempo pra brincadeira,
tem tempo pra causar vexame.
E enche a casa de sujeira
e ergue o vestido da madame.
JOSÉ, Elias. Namorinho de portão. São Paulo: Moderna, 1993. p. 16-17.
Pelo contexto do poema, é correto dizer que o substantivo viração (2 a estrofe) significa:
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(FAMEMA) A figura representa, no plano cartesiano, a trajetória de uma bola que foi chutada a partir do ponto P(-5, 0), localizado no chão, e seguiu em trajetória parabólica até bater na parede, no ponto Q(0, 2). Se não houvesse parede, a bola seguiria sua trajetória até o ponto R(1, 0), no chão.
Admitindo-se que a trajetória descrita pela bola é modelada pela função quadrática f(x) = ax2 + bx + c, então a + b + c é igual a
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Todos os seres vivos se relacionam com outros, tanto da mesma espécie quanto de espécies distintas. Estas podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos; ou desarmônicas, quando, pelo menos, um se prejudica. Um exemplo de relação ecológica é a do peixe-palhaço, que passa todo o tempo perto das anêmonas-do-mar. Ele se esconde do perigo e dorme no meio dos tentáculos venenosos da anêmona. Às vezes, chega mesmo a roubar alimento da boca de sua protetora, embora também traga comida para um lugar onde ela alcance. Esse pequeno peixe, ao contrário de outros, está a salvo dos ferrões da anêmona.
(RELAÇÕES, ..., 2011)
Com base nessas informações sobre o peixe-palhaço e a anêmona-do-mar, assinale a proposição que representa, corretamente, o tipo de relação ecológica entre essas duas espécies.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La cibercultura de Pierre Lévy
Para Lévy, la distinción entre técnica, cultura y sociedad no puede ser más que conceptual, puesto que las tres entidades forman un complejo sistema de interrelaciones e interacciones que echa por tierra la idea de unas prácticas o sistemas puros. El autor divide su libro en tres apartados bien diferenciados: en el primer apartado ofrece un abanico de definiciones claras y precisas, destinadas al público no especializado, de algunos de los conceptos claves de la cibercultura, tales como la digitalización de la información, la virtualidad (que para Lévy, como ya demostrara en su obra ¿Qué es lo virtual?, no se opone a lo "real" sino a lo "actual"), los hipertextos e hipermedias, las simulaciones informáticas, la interactividad o las realidades virtuales. O segundo apartamento, Propuestas, constituye una extensa reflexión del autor sobre la tesis central de este informe, la idea de que la clave de la cultura del futuro es el concepto de "lo universal sin totalidad", y la forma en que éste se manifiesta en las nuevas formas artísticas, de conocimiento, educación, urbanismo y organización social nacidas con la cibercultura. Para Lévy, el ciberespacio es un "universal sin totalidad" porque cuanto más universal se vuelve, cuanta más información recibe, menos totalizador es. Frente a los medios tradicionales, que acotan la información y la fragmentan (esto es, la totalizan, la cierran, la dominan), el ciberespacio es cada vez más abierto, más libre, de forma que lo universal no se articula ya sobre el cierre semántico, sino por el contacto, por la interacción general que acepta todos los contenidos particulares y los conecta entre sí, dando lugar al nacimiento de una "inteligencia colectiva" que pone en común las competencias, imaginaciones, experiencias y energías intelectuales de los grupos humanos.
Internet: www.redalyc.org. (con adaptaciones).
Con relación al texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
La segunda parte de la obra de Lévy aborda el asunto clave de la obra, o sea, la importancia clave de la totalidad.
- Matemática - Fundamental | 5.1 Ângulos e Operações
Num triângulo retângulo, a diferença das medidas dos ângulos agudos é 20º. Calcule as medidas desses ângulos.