Observe o Enunciado Gráfico (EG) seguinte:
Qual, entre as alternativas a seguir, contém um Enunciado Verbal (EV) equivalente ao EG dado na figura?
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Texto para à questão. Mean Messages Bullies in Cyberspace Bullies have entered cyberspace. What can kids do to stop them? By Nicole Lorio Jessica felt that she could not escape. "I was in tears every day when I went to the computer," says Jessica, 12. What was making her life so miserable? A girl who had been picking on her at school started attacking her online. Jessica is not alone. Many kids are feeling the sting of online teasing. Bullying has moved beyond the schoolyard. It is now in cyberspace, the world of computer networks, and the problem is growing. Parry Aftab heads an organization that teaches kids how to deal with cyberbullies. Three thousand U.S. children were interviewed by Aftab’s organization in the past six months. They have found that 55% of kids age 9 to 14 have experienced some form of online bullying. "Cyberbullying is any way of using interactive technology to humiliate, frighten or target another child," she says. Computers, cell phones, pagers and interactive games are the weapons that cyberbullies use. Bullies send hateful e-mails and instant messages. They create websites with mean words and embarrassing pictures. They steal passwords and spread rumors. Cyberbullying may not inflict physical pain, but it causes emotional hurt. Making Cyberspace Safe The issue is now being addressed by schools, communities, parents and kids themselves. The nation's first cyberbullying summit was held on February 8 in White Plains, New York. More than 500 people attended. Kieran Halloran, 12, came with a group from his middle school. Kieran learned that if no one tries to stop online bullying, "the problem can grow." One solution to cyberbullying is education - teaching kids and adults how to deal with online attacks. Aftab's group trains students to become TeenAngels, who pass on antibullying advice to others. Mary Lou Handy, a middle school teacher in Ridgewood, New Jersey, advises a local branch of TeenAngels. "It's influential when it comes from one child to another," Handy says. "Kids (learn to) think on their feet." Available at: TFK magazine. Accessed on: Mar. 14th, 2005. (Adapted). Vocabulary
sting: (here) the pain
teasing: provocation, irritation
heads: is the leader of
mean: malicious, sordid
rumors: talk or opinion widely disseminated and coming from an unknown origin, but generally, not true
summit: conference; meeting
branch: division; a separate but dependent part of an organization
think on their feet: say or do something frankly and spontaneously
Enunciado:
Read the following statements. Which ones are false, and which are true according to the text? Mark the correct alternative.
1. TeenAngels are kids and teens trained to help others with antibullying advice.
2. The first cyberbullying conference happened in New Jersey.
3. Both Parry Aftab and Mary Lou Handy are teachers and work in the same school advising kids about bullying and cyberbullying.
4. Cyberbullying causes more emotional than physical harm.
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
14. Observe as imagens.
Ao comparar a representação do corpo feminino nas duas imagens, é correto afirmar que.
- Química
No plasma sanguíneo há um sistema tampão que contribui para manter seu pH dentro do estreito intervalo 7,35-7,45. Valores de pH fora deste intervalo ocasionam perturbações fisiológicas:
Entre os sistemas químicos a seguir qual representa um desses tampões?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
TEXTO 5
OS TRÊS PORQUINHOS E O LOBO LALAU
Era uma vez um lobo que vivia sossegado na sua floresta. Chamava-se Lalau e alimentava-se de frutas, mel de abelhas e néctar de flores.
É verdade que os lobos são carnívoros, mas Lalau era um lobo diferente. Era capaz, por exemplo, de ficar uma tarde inteira conversando com passarinhos.
Ele perguntava aos passarinhos como estava o tempo lá em cima, se fazia mais frio do que aqui embaixo, se ventava muito, essas coisas sem importância que ninguém se lembra mais de perguntar aos passarinhos.
E assim corria a vida na floresta. Lalau era um lobo feliz. Também os outros animais eram felizes, porque podiam conversar à vontade. Mas um dia chegaram os três porquinhos, gritando alto e fazendo arruaças.
Muitos bichos fugiram, assustados com tanta gritaria, mas Lalau, que era bom e paciente, ficou para receber os novos habitantes da floresta.
Quando os três porquinhos viram o lobo, abriram muito os olhos e começaram a tremer de medo.
-Ih, um lobo! – gritou Palhaço, que queria construir uma casa de palha.
-É mesmo, um lobo – gemeu Palito, que pretendia fazer uma casa de pau.
-Ora, não passa de um lobo velho – resmungou Pedrito, que pensava em fazer uma casa de pedra.
E, isso dizendo, jogou um tomate podre na cara de Lalau.
Lalau ficou muito triste, mas, mesmo assim, ele teve paciência. Depois de limpar a cara, ele olhou bem firme para os três porquinhos e disse:
-Sejam bem-vindos. Sejam bem-vindos.
Pedrito fez uma careta feia e virou as costas. Ele não gostava de lobo. Mas Palhaço, que era muito atrevido, chegou perto de Lalau e puxou-lhe os bigodes. Lalau gritou de dor e uma lágrima rolou pelo seu negro focinho.
Encorajado pelo atrevimento de Palhaço, palito deu um nó no rabo de Lalau, que, aí sim, começou mesmo a chorar. Como eram maus os três porquinhos! Desde esse dia, Lalau passou a ser um lobo triste. Muitas vezes era visto andando pela floresta, protegido pela escuridão da noite. Ele levantava o focinho, olhava para a Lua e uivava como os mais terríveis lobos da Floresta Negra.
Estava tão abatido que Aristóteles, a coruja, ficou com pena dele e reuniu o Conselho dos Animais. Este só se reunia em ocasiões muito importantes. Reunia-se, por exemplo, quando pegava fogo na floresta, quando um bicho brigava com outro, quando chegavam os homens para derrubar as árvores. Mas ele podia ser convocado, também, quando um dos bichos andava triste, pois a ordem naquele tempo era ser feliz. E Lalau não era feliz.
-Isso não pode continuar assim – disse Aristóteles para os outros animais.
-É mesmo, não pode – disse Lalau com lágrimas no canto do olho. – Eu queria tanto ser amigo dos porquinhos.
Depois de muita discussão, os animais decidiram eleger uma comissão de representantes para conversar com os três porquinhos. Foram escolhidos três bichos honestos e pacíficos: Hércules, a tartaruga, Genoveva, a lesma e Andrômaco, o caracol.
E lá foram eles em busca dos porquinhos. Hércules, a tartaruga, disse para Pedrito que Lalau era um lobo calmo e bom. Genoveva, a lesma, disse que Lalau era até poeta, pois andava escrevendo uns sonetos em homenagem ao pôr-do-sol. Andrômaco, o caracol, disse que Lalau era mesmo um artista. Tinha, na sua casa, um ateliê de pintura e uma flauta, na qual tocava polcas e valsas vienenses.
Pedrito, muito desconfiado, como sempre, disse que não podia acreditar naquilo. Mas, depois de muita conversa, os três concordaram em fazer uma visita a Lalau. E assim, vestiram suas melhores roupas e lá foram à procura do lobo.
O lobo estava numa caverna da estrada, alegre e sorridente. Pedrito falou:
-Oi, Lalau, Lalá-uuu.
E Lalau disse: oi.
-Nós gostamos de você – gaguejou Palhaço.
-É, gostamos sim. – repetiu Palito.
O lobo ficou olhando meio de lado, e estendeu as suas mãos peludas para os porquinhos.
-Oh, como estou feliz – disse, arregalando os dentes. – Aproximem-se, aproximem-se.
Pedrito, cada vez mais desconfiado, foi se aproximando devagarinho, mas, de repente, viu que Lalau tinha nos olhos um brilho estranho e mau.
-Fujam, fujam! – gritou ele para os dois irmãos.
E eles fugiram, gritando sem parar. Lalau, com os dentes arregalados, foi correndo atrás. Afinal, desde que os lobos são lobos que eles gostam terrivelmente de carne de porquinhos gordos. Até hoje os animais da floresta não entenderam essa história.
Aristóteles teve de reunir outra vez o Conselho dos Animais, desta vez para declarar o lobo “Inimigo Público número 1” dos animais pacíficos.
-Esse lobo é um neurótico – comentou Hércules, a tartaruga, envergonhada de ter participado da comissão de aproximação entre Lalau e os três porquinhos.
-É, ele não passa de um traidor – disse Genoveva, a lesma.
No meio da floresta, escondido entre as folhas, Lalau, o lobo, observava tudo. Ele olhava para os lados com um risinho muito maldoso no canto do focinho.
-Um dia eu pego esses porquinhos – dizia Lalau, mostrando os dentes – nem que tenha de derrubar o mundo inteiro.
E desde então, Lalau nunca mais foi bom.
(Fonte: EMEDIATO, Luiz Fernando. Os três porquinhos e o lobo Lalau. Belo Horizonte, Geração Editorial, 2008)
Explique o que significa a expressão destacada de acordo com o seu sentido no texto.
Aristóteles teve de reunir outra vez o Conselho dos Animais, desta vez para declarar o lobo “Inimigo Público número 1” dos animais pacíficos.
- Ciências - Fundamental | 04.9. Bactérias
Leia as informações a seguir.
Anvisa publica novas regras para venda de antibióticos
Remédios passarão a ser vendidos apenas com a retenção da receita médica
A Anvisa oficializou as novas regras que regulamentam a venda de antibióticos em farmácias de todo o Brasil. Segundo as mudanças publicadas no Diário Oficial da União, esses medicamentos deverão ser vendidos apenas com receita médica. As novas decisões da Anvisa aconteceram pouco tempo depois dos surtos da superbactéria KPC (Klebsiella Produtora de Carbapenemase), que é resistente a praticamente todos os antibióticos existentes. O uso indevido de antibióticos é responsável pelo fortalecimento e pela mutação de algumas dessas bactérias, que se tornam imunes aos remédios.
Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/anvisa-divulga-novas-regras-para-compra-de-antibiotico. Acesso: 26 out. 2011.
A partir das informações do texto:
A) Escreva o que são antibióticos.
B) Explique a importância da medida tomada pela Anvisa, determinando que os antibióticos sejam vendidos apenas com receita médica.
C) Cite o problema que pode ser causado pelo uso indevido de antibióticos.