Considere a tirinha.
No primeiro e terceiro quadrinhos, as palavras “voo” e “enjoo” estão entre aspas para
Questões relacionadas
- Física | 3.5 Gases
(UEFS) A experiência mostra que, para todos os gases, as grandezas volume, V, temperatura, T, e pressão, p, obedecem, aproximadamente, a uma equação denominada Equação de Clapeyron, desde que os gases tenham baixas densidades, isso é, as temperaturas não devem ser muito “baixas” e as pressões não devem ser muito “altas”. Isso levou os físicos a formularem o conceito de gás ideal, que obedece à Equação de Clapeyron, em quaisquer condições.
Considere um recipiente em que há 3,0 litros do gás nitrogênio, N2 , à pressão de 5,0 atm e à temperatura T. Em um segundo recipiente, há 2,0 litros do gás oxigênio, O2, à pressão de 4,0 atm e à mesma temperatura T. Esses gases são misturados em um recipiente de volume 10,0 litros, mantido à mesma temperatura T. Com base nessas informações, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
Leia a reportagem sobre a aventura de chegar ao topo da montanha mais alta do mundo, o Everest, e responda o que se pede.
CHAME O SHERPA
No Everest, ajudar um montanhista doente é raridade – a tarefa é relegada aos nepaleses
(...) Os sherpas, um povo do Nepal nascido e criado em aldeias acima de 3.000 metros, estão acostumados à altitude elevada e especializaram-se em ser auxiliares e carregadores dos alpinistas. (...)
(...) Por 10.000 dólares, podem-se contratar dois sherpas para carregar toda a bagagem necessária para a expedição. O turista leva apenas uma garrafinha de água, um cilindro de oxigênio e o lanche. A partir dos 8.000 metros, os sherpas não são obrigados a seguir em frente. Por um bônus de 500 dólares, no entanto, eles podem acompanhar o cliente. (...)
(Revista Veja – 07/06/06)
Leia o gráfico da reportagem e escreva um pequeno texto sobre ele com, pelo menos, 4 informações que podem ser confirmadas pelo gráfico.
- Geografia | 2. Cartografia
O desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma representação diferente da usual da América Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afirma:
“Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul por que na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte.
TORRES-GARCÍA, J. Universalismo constructivo. Buenos Aires: Poseidón, 1941. (com adaptações).
O referido autor, no texto e imagem acima,
- Ciências - Fundamental | 2.2 Ciclo da Vida das Plantas
Samambaia
Árvore frutífera
Explique por que a samambaia é uma planta diferente de uma árvore frutífera.
- História | 1. Colônia
Ianomâmi. Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse nome. Pois saiba que é o nome genérico de cerca de 8400 brasileiros, gente boa que vive em 203 cabanas, no interior da floresta tropical, bem na fronteira com a Venezuela. Formam 14% da população de Roraima e encontram-se ainda no Amazonas.
Os ianomâmis correm no momento um grande risco e estão precisando de você. Cabe a você interessar-se pelo projeto de um grupo de antropólogos, juristas, médicos e jornalistas, que visa a proteger a vida pacífica dos ianomâmis, nos locais que habitam, e dentro do tipo de cultura que é tradicionalmente o deles. Esse projeto, ou anteprojeto, propõe a criação do Parque Indígena Ianomâmi.
Essa é a única maneira de salvar a comunidade social e cultural desses homens, mulheres e crianças que desde 1974 vêm sofrendo as consequências do processo de expansão econômica da Amazônia em sua parte negativa, sem se beneficiar com suas possíveis vantagens. A abertura da Perimetral Norte, BR-210, levou àquela região gripe, sarampo, tuberculose, moléstias de pele e doenças venéreas. O garimpo irrompeu como
outra modalidade da doença. Em 1978, é a Cia. Vale do Rio Doce que se apresta para extrair a cassiterita, antes explorada ilegalmente pelos garimpeiros. E a Perimetral Norte vai prosseguir, fornecendo espaço à colonização.
Topógrafos percorrem o território ianomâmi, demarcando lotes em terras insofismavelmente pertencentes aos índios.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Adaptado de Caderno Ilustrado, Folha de S. Paulo, 02/08/1979.
Em seu artigo de 1979, o escritor Carlos Drummond de Andrade situa circunstâncias do projeto de criação do Parque Indígena Ianomâmi, no contexto das ações de exploração da Amazônia durante os governos militares (1964-1985).
A defesa da criação desse Parque, naquela conjuntura, tinha como objetivo tornar pública a seguinte problemática: