Ao iniciar a explicação do conteúdo de sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas, o professor de Marina começou a resolver o seguinte sistema pelo método da substituição:
O professor pediu aos alunos que terminassem a resolução.
Qual foi o resultado encontrado por Marina, sabendo-se que ela acertou o problema?
Questões relacionadas
- Biologia
O esquema a seguir representa o canal alimentar de uma sanguessuga. Baseado no desenho e nos conhecimentos sobre anelídeos, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Resenha e Sinopse
Texto 7
Comentários sobre o filme A Invenção de Hugo Cabret
Saí da sala de exibição, dando louvores à tecnologia e ao enredo bem apresentado. Não li o livro, mas ficou muito claro o desenvolvimento da história apresentada pelo grande Scorsese. Clareza na ação e no desenvolvimento. Muito bom guarda-roupa, iluminação e textos. Apenas em algumas cenas, nota-se muita correria, que chega a estontear, talvez por casar pressa com a tecnologia 3D. Mas nada que desagrade. Essa história infantojuvenil é para ser indicada aos nossos jovens, pois retrata amor e amizade, sem necessitar de violências ou estardalhaços.
(Disponível em: < http://www.cinepop.com.br/fi lmes/invencaodehugocabret.php>. Acesso em: 25 fev. 2012.)
Texto 8
Felipe Santana, em 11 fev. 2012
(...) Depois de assistir ao filme, fiquei pensando: como ele foi indicado nas categorias de melhores efeitos especiais, melhor trilha sonora e melhor figurino? As 3 categorias são fracas, quase inexistentes. O filme é maçante, enfadonho e sem objetivo, ainda bem que não assisti em um cinema, pois ficaria morrendo de raiva de gastar um ingresso; me surpreende Scorsese fazer uma obra tão medíocre, e o pior: a academia indicar a tantos Oscars. Não recomendo para ninguém, pois você vai perceber que, quando o filme termina, não há nada para ser lembrado.
(Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/a-invencao-de-hugo-cabret/comentarios/>. Acesso em: 20 fev. 2012, com correções.)
Após ler os textos 7 e 8, é possível afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado. Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele tem uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. [...] Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda. Na média funcionalidade, o paciente tem dificuldade de se comunicar e repete comportamentos. Já na alta funcionalidade, esses mesmos prejuízos são mais leves, e os portadores conseguem estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos. Há ainda uma categoria denominada savant. Ela é marcada por déficits psicológicos, só que com uma memória fora do comum, além de talentos específicos. O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio. TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-que-e-autismo-das-causas-aos-sinais-e-o-tratamento/.
Acesso em: 20 jun. 2019.
Os parágrafos quatro e cinco se resumem em apontar
- Química | 2.4 Cinética Química
(UFRGS) Para a obtenção de um determinado produto, realiza-se uma reação em 2 etapas. O caminho dessa reação é representado no diagrama abaixo.
Considere as afirmações abaixo, sobre essa reação.
I. A etapa determinante da velocidade da reação é a etapa 2.
II. A reação é exotérmica.
III. A energia de ativação da etapa 1 é maior que a energia de ativação da etapa 2.
Quais estão corretas?
- Química | A. Modelos Atômicos
(UFJF) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:
Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.