Texto base: Um grupo de estudantes estava analisando a figura para saber se os triângulos ABE e BCD são congruentes.
Enunciado:
Além da figura, eles tinham a informação de que AE = CD = 5cm. Ao analisar corretamente, eles concluíram que
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(UESB)
A figura representa o esquema de circuito constituído por um gerador ideal de força eletromotriz igual a 50,0V, um resistor de resistência elétrica 20,0Ω e um solenoide de resistência 80,0Ω que possui 4000 espiras com 20,0 cm de comprimento. Considerando-se a permeabilidade magnética do meio igual a 4π.10-7 T.m/A e π é igual 3, o módulo do vetor indução magnética, em tesla, no eixo do solenoide, é de
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Available at: <http://savehealth.biz/list-of-healthy-foods-for-breakfast//>. Accessed on: nov. 17th, 2015.
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Considere a seguinte lista de números: 17, 13, 5, 10, 14, 9, 12, 16. Fernando apagou dois números dessa lista, calculou a média aritmética dos números que restaram e verificou que ela era igual à média aritmética dos números da lista original. Quais números foram apagados por Fernando?
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Leia o texto relacionado à obesidade infantil.
A obesidade infantil é uma condição que afeta cada vez mais crianças, sobretudo em países ocidentais, como os Estados Unidos da América, Reino Unido e Austrália. A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares, atividade física, bem como fatores biológicos, de desenvolvimento, doenças, comportamentais e psicológicos.
Analise atentamente o gráfico de setores que apresenta o resultado de uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde, nos Estados Unidos, com um grupo de 400 crianças.
Texto e Gráfico disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade_infantil. Acesso em: 28 out. 2011.
Considerando as informações apresentadas, resolva cada item proposto:
(A) Das 400 crianças pesquisadas, calcule quantas estão “acima do peso”.
(B) Das 400 crianças pesquisadas, calcule quantas estão com o “peso correto”.
(C) Calcule o ângulo, no gráfico de setores apresentado, correspondente ao número de crianças que “não se cuidam”.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
TEXTO 1
O SONO DOS BICHOS
(...)
Arrumando a cama
Os animais não dormem de qualquer jeito ou em qualquer lugar. Os gorilas e os orangotangos têm de fazer a cama antes de dormir. Os gorilas ajeitam folhas no chão, enquanto os orangotangos fazem isso lá no alto da árvore, numa forquilha que aguente o seu peso. Haja equilíbrio para dormir assim! Os hamsters gostam de acumular folhas (ou tiras de papel, se este for o único material disponível) formando uma bola da qual se enfiam para dormir. Hamsters são limpinhos e não urinam no lugar em que dormem. As mães mamíferas deixam os filhotes dormirem junto com ela, dando proteção e aquecimento. Mas mesmo animais adultos gostam de ficar bem perto para dormir, na árvore de dormida, ou os camundongos, que se aglomeram um em cima do outro, em monte. Uma condição para dormir direito é estar num lugar seguro. Quem você acha que dorme mais, o predador (animal que caça outros bichos para comer) ou a presa (animal que tem de ficar esperto para não ser comido)? É claro que é o predador, porque está mais seguro. A onça dorme mais do que a zebra – dá para entender o porquê.
(...)
Formas de sono
Não dá para saber se um animal dorme apenas olhando se seus olhos estão fechados. A cobra não tem pálpebras e não fecha os olhos! Nem sempre dá para saber se o animal dorme apenas pela maneira como ajeita o seu corpo: uma mosca não se enrola para dormir como um gato! Mas há maneiras indiretas de saber. A gente pode cutucar o animal enquanto descansa e ver se ele demora a reagir. A gente também pode impedir o animal de descansar e ver se, depois, ele recupera o tempo perdido descansando um pouco mais. Testes como esses foram feitos com moscas, abelhas, escorpiões, baratas, peixes, cobras e outros bichos, dando, às vezes, resultados positivos, indicando que estes bichos têm uma forma primitiva de sono, embora até o momento, não se tenha nenhuma evidência de que sonhem. É fantástico pensar que formas de sono existem em muitas espécies e que a capacidade de dormir se desenvolveu em todas essas espécies ao longo de milhões de anos de evolução! Quando você colocar a cabeça no travesseiro, pense que você não está sozinho no mundo dos dormidores!
(...)
(Fonte: Revista Ciência das Crianças – ano 17 – nº 152 – novembro de 2004)
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