Com a finalidade de aproveitar os recursos naturais, o proprietário de um sítio instalou uma roda d'água conectada a um gerador elétrico com o objetivo de produzir eletricidade que será utilizada no aquecimento de 100 litros de água para usos diversos e que sofrerão uma variação de temperatura de 90°F A roda d'água instalada possui uma eficiência de 20% e será movimentada por 300 litros de água por segundo que despencam em queda livre de uma altura de 4 metros. Para se obter a variação de temperatura desejada serão necessárias, em horas, aproximadamente,
Considere:
densidade da água 1.103 kg/m3
aceleração da gravidade g=10 m/s2
calor específico da água= 4,2 KJ/kg.k
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Variação linguística
Texto base: O texto a seguir foi retirado do Guia do Estudante de Redação. Observe as quatro ideias (e nenhum milagre) de Sérgio Gwercman, redator-chefe da revista Superinteressante, para escrever bem: ▪ Não use palavras que você não conhece. Você pode estar mandando bem com aquela palavra difícil. Mas também pode estar usando-a no contexto incorreto e com a grafia errada. Na dúvida, recorra a um sinônimo – toda ideia pode ser escrita de outro jeito. A moral da história é uma conta simples: o benefício que o emprego de uma palavra metida à besta pode trazer ao seu texto (benefício para lá de discutível, aliás, como você vai ver abaixo) é muito menor que o prejuízo causado por um equívoco. Caia fora. ▪ Não se leve a sério. Tem muita gente que acha que coloquialismo diminui a qualidade do texto. Normalmente, são as mesmas pessoas que acreditam que podem usar palavras empoladas para esconder a falta de ideais. O erro delas é acreditar que basta fingir que você é inteligente para todo mundo acreditar que você realmente é inteligente. Quem se leva muito a sério na hora de escrever aposta que é a forma do texto que impressiona o leitor. Errado: o segredo do bom texto está no conteúdo. E se o que você escrever, além de inteligente, for leve e arrancar uns risinhos do seu leitor, aí você ganhou uns pontos. ▪ Organize suas ideias. É como aqueles ensinamentos sobre a vida: para ter sucesso, você precisa saber aonde quer chegar e qual sua estratégia para ir até lá. Antes de começar a escrever, organize seu raciocínio. O que você vai falar? Como introduzir o assunto? Quais os argumentos que vão entrar primeiro, como você vai chegar até a conclusão? Sabe aquele papo de que texto precisa ter começo, meio e fim? É isso. ▪ Rascunhe sem compromisso. Pode parecer contraditório com a ideia de organizar seu raciocínio. Mas não é. Construído o esqueleto do texto, é hora de pôr os tijolinhos. É esse é o momento de sair escrevendo e ver no que aquilo tudo vai dar. Às vezes, seu projeto inicial vai para o lixo. Não faz mal. Aqui é o momento de deixar a criatividade aparecer, de ter as sacadas e, mais importante de tudo, colocar a sua personalidade no texto. (Guia do Estudante, Redação, Vestibular + Enem 2010. p. 8)
Enunciado:
Em outras palavras, podemos resumir o que Sérgio Gwercman afirma sobre escrever bem na seguinte alternativa:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Observe a tirinha a seguir:
Percebem-se, na fala de Susanita, aspectos preconceituosos em relação às classes sociais menos favorecidas.
Que conceito sociológico é contrário às ideias contidas na figura?
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(FUVEST 2017 1° FASE) Objetos em queda sofrem os efeitos da resistência do ar, a qual exerce uma força que se opõe ao movimento desses objetos, de tal modo que, após um certo tempo, eles passam a se mover com velocidade constante. Para uma partícula de poeira no ar, caindo verticalmente, essa força pode ser aproximada por Fa = - b.v, sendo v a velocidade da partícula de poeira e b uma constante positiva. O gráfico mostra o comportamento do módulo da força resultante sobre a partícula, FR, como de função de v, o módulo de v.
O valor da constante b, em unidades de N.s/m, é
Note e adote:
- O ar está em repouso.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos para compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem em longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória, aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade e diminuição de tecido adiposo). A bioquímica abordará conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos metabólicos de produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos. Os conhecimentos de biomecânica são relacionados à anatomia e contemplam, principalmente, a adequação dos hábitos posturais, como, por exemplo, levantar um peso e equilibrar objetos.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Em um exercício físico, são exemplos da abordagem fisiológica, bioquímica e biomecânica, respectivamente:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Brasil se tornou um país politicamente independente de Portugal em 7 de setembro de 1822. E economicamente também? Explique.