As imagens, as palavras e a abstrata pergunta são termos explorados num sentido abrangente, mesmo com uma significação própria, o que destaca o objetivo de persuadir (conquistar) os consumidores de refrigerantes, no anúncio divulgado pela marca Pepsi. Essa forma mais ampla de sentido atribuído ao enunciado denomina-se
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do TextoA ascensão das novas tecnologias de comunicação causou alvoroço, quando não gerou discursos apocalípticos acerca da finitude dos objetos nos quais se ancorava a cultura letrada. As atenções voltaram-se, sobretudo, para o mais difundido de todos esses objetos: o livro impresso. A crer nesses diagnósticos sombrios, os livros e a noção romântica de autoria estavam fadados ao desaparecimento. O triunfo do hipertexto e a difusão dos e-books inscreveriam um marco na linha do tempo, semelhante aos daqueles suscitados pelo advento da escrita e da “revolução do impresso”. Decerto porque as mudanças no padrão tecnológico de comunicação alteram práticas e representações culturais. Contudo, os investigadores insistem que uma perspectiva evolutiva e progressiva acaba por obscurecer o fato de que as normas, as funções e os usos da cultura letrada não são compartilhados de maneira igual, como também não anulam as formas precedentes.
Apesar dos avanços, a história da leitura não pode restringir seu interesse ao livro, tendo de considerar outras formas de impresso de ampla circulação e suportes de textos não impressos. Isso é particularmente relevante no Brasil, onde a imprensa aportou tardiamente e o letramento custou a se espalhar pela sociedade.
SCHAPOCHNIK, N. Cultura letrada: objetos e práticas – uma introdução. In: ABREU, M.; SCHAPOCHNIK, N. (Org.). Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas: Mercado das Letras, 2005 (adaptado).
Nesse texto, ao abordar o desenvolvimento da cultura letrada no país, o autor defende a ideia de que: - História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Embora houvesse repressão, com muitas prisões e torturas, durante o período da ditadura, a imagem que os generais passavam era a de um país organizado e tranquilo. Assim, a propaganda oficial do regime exagerava os aspectos positivos do país e propositalmente escondia a violência praticada pelo Estado.
Os militares criaram uma frase para divulgar suas ideias: “Brasil: ame-o ou deixe-o”.
O que o governo queria transmitir aos brasileiros com esse lema? E era isso o que acontecia?
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A atividade será composta de cinco momentos. Seria interessante aplicá-la como fechamento do conteúdo e como uma proposta prática e teórica abordando o conteúdo da performance juntamente com uma dinâmica do corpo.
1.º Serão distribuídos, previamente, em aulas anteriores, uma proposta de pesquisa teórica sobre performance. Para guiar os alunos, podem ser sugeridos nomes de obras ou de artistas pelo professor. Exemplos: Marina Abramovic, Hélio Oiticica, Berna Reale, dentre outros. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2º Os alunos podem ser divididos em duplas para fazerem a atividade. As duplas serão orientadas a trazerem algo de significativo que represente o trabalho do artista pesquisado. Poderá ser um movimento do corpo, uma coreografia ou pose estática. Além da parte performática, o aluno deverá ser capaz de apresentar de maneira breve e sucinta o conteúdo relacionado ao trabalho estudado usando mídias variadas (PowerPoint, vídeo, etc.).
3º Exponha as pesquisas para que todos tenham acesso às informações coletadas. Essa parte é bastante importante para o próximo item a ser trabalhado.
4º No dia marcado para as performances, os alunos que ficarão assistindo à apresentação dos outros serão convidados a identificar o artista ou obra escolhidos pelos colegas.
5º Como uma conclusão, após as apresentações, recorrer à autoavaliação.
Sugestão de sites para pesquisa sobre artistas performáticos:
Marina Abramovic. Disponível em:<http://www.iea.usp.br/noticias/as-multiplas-facetas-da-arte-performativa-de-marina-abramovic>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Hélio Oiticica. Disponível em: <http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=856&titulo=Parangole:_anti-obra_de_Helio_Oiticica>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Berna Reale. Disponível em: <http://bernareale.com/home.html>. Acesso em: 20 abr. 2015.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Solve the crossword.
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UNESP) A disposição e a distribuição dos estômatos nas folhas são adaptações das espécies vegetais aos ambientes onde ocorrem. Os estômatos podem estar dispostos em ambas as faces da folha ou em apenas uma delas. Quando são encontrados nas duas faces, a folha é chamada de anfiestomática; quando são encontrados apenas na face abaxial (inferior), a folha é hipoestomática; e quando estão presentes apenas na face adaxial (superior), a folha é epiestomática.
A figura 1 apresenta a salvínia (Salvinia auriculata), uma planta aquática cujas folhas flutuam sobre as águas. A figura 2 apresenta um pequizeiro (Caryocar brasiliense), espécie vegetal arbórea de ambientes quentes e de baixa pluviosidade. E a figura 3 apresenta exemplares de bromélia (Quesnelia testudo), espécie vegetal adaptada a ambientes úmidos e de alta pluviosidade.
As figuras que representam as espécies anfiestomática, hipoestomática e epiestomática estão corretamente relacionadas a seus respectivos biomas em: