Texto introdutório As briófitas são plantas que se desenvolvem em ambientes úmidos, como florestas e pântanos. Elas são importantes para o equilíbrio ecológico, pois ajudam a reter a água e os nutrientes do solo.
Escreva três características das briófitas e diga em que tipo de ambiente elas são encontradas geralmente.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Utilizando Cores na fotografia - Composição fotográfica VIII
Posted by: Marcio Eugenio
A fotografia digital oferece um série de oportunidades fantásticas. Quando falamos em “oportunidades” quero dizer oportunidades de criar. O que significa que na fotografia digital você precisa saber muito mais do que apenas aspectos técnicos para tirar uma foto. Não que os aspectos técnicos não sejam importantes, claro que são, porém se você se prender só a isso, você será ultrapassado na próxima esquina. A evolução das câmeras possibilita que a cada dia seja mais fácil fazer fotos. Fotos tecnicamente boas.
Talvez a melhor forma de fugir disso seja criando imagens fortes e criativas e para isso é necessário muito mais que uma câmera e sim técnica de composição fotográfica. Já venho falando de composição fotográfica há vários post e hoje quero falar de como utilizar as cores para produzir fotos, pois compreendendo como funcionam as cores na fotografia poderemos utilizar cores diferentes para criar diversos sentimentos e emoções.
Foto: Kevindooley
Cores como o azul, verde e violeta são cores introvertidas e muitas vezes podem dar à foto sentimentos diferentes do que o vermelho e amarelo dá. Por exemplo, pense em um campo verde com uma árvore que tem flores púrpuras. Essa imagem tende a representar e induzir a sentimentos de tranquilidade e calma. Essas, na fotografia, são consideradas cores introvertidas.
Cores como o amarelo, vermelho, laranja e pink muitas vezes podem induzir a um sentimento enérgico. Por exemplo, pense em frutas, como morangos vermelhos, laranjas ou melões. Estes são exemplos simples, mas acredito que ilustre os sentimentos que estas cores podem criar.
De uma forma muito simples, se você quiser criar uma sensação de quietude e tranquilidade em suas imagens, utilize as cores do primeiro grupo. Agora, se você quiser passar algum sentimento mais intenso opte por cores do segundo grupo.
Cores contrastantes em fotografia funcionam muito bem. Cores primárias, como o azul e o amarelo ficam muito boas lado a lado, ou uma como o fundo e outra como/com o assunto. Por exemplo, uma foto em uma praia com uma sinaleira no amarelo contra um céu azul e um mar azul. Passa uma sensação de energia pelo amarelo e serenidade pelo azul. Sendo cores contrastantes, o amarelo não foi absorvido pelo azul, sendo que o oposto também é valido.
Foto: kevindooley
Quando estiver fotografando, pense nas cores que você está compondo a suas fotos. Experimente fotos que tenham como tema principal cores e teste, quais cores ficam bem juntas, tente não colocar muitas cores fortes juntas como um rosa Pink e um vermelho muito forte. Se você quiser que a foto seja agradável, não sobrecarregue com cores ousadas demais. Uma ideia que sempre funciona bem na fotografia é ter um assunto com uma determinada cor e no fundo alguns pontos com aquela cor.
Uma ferramenta que podemos utilizar para saber quais cores trabalham bem juntas e quais não, é a roda das cores.
Que está dividida, basicamente da seguinte forma:
Cores monocromáticas: é a mesma cor misturada com branco, cinza ou preto, são as matrizes e tonalidades da mesma cor.
Ex.: azul-esverdeado. Numa combinação monocromática seria o azul-esverdeado claro, médio e escuro, é o famoso degradê.
Essa combinação é de baixo contraste.
Cores análogas: é uma combinação de cores vizinhas na roda das cores.
Ex.: amarelo. Numa combinação análoga do amarelo é o amarelo-esverdeado e o verde, ou outra combinação análoga seria amarelo, amarelo-esverdeado e amarelo-alaranjado.
Essa combinação é de médio contraste.
Cores complementares: são combinações de cores que, se misturadas uma na outra, se neutralizam, e, se colocadas uma ao lado da outra, se realçam.
Para encontrar a cor complementar é só buscar a cor oposta na roda das cores.
Ex.: vermelho. A cor complementar do vermelho é verde. Se você misturar uma tinta verde com uma vermelha, elas se neutralizam (vai para o marrom ou cinza).
Escolha um bom assunto para ser fotografado com uma composição simples que tenha cores que trabalham bem juntas. Lembre-se: fotografia tem muito de gerar sentimento e se você souber utilizar corretamente as cores nas suas fotos, sem dúvida, elas melhorarão muito!
http://www.fotografarvenderviajar.com/aprendendo/utilizando-cores-na-fotografia-composicao-fotografica-viii
Converse com a turma sobre o assunto e peça para os alunos pesquisarem sobre a teoria das cores, cores primárias, cores secundárias, cores análogas, cores complementares, cores quentes e cores frias, em livros e sites. Abra uma roda de discussão para os alunos trocarem as informações pesquisadas.
Divida a turma em grupos e proponha que cada grupo desenvolva um trabalho fotográfico com esquemas de cores que você distribuirá entre os grupos: cores primárias, cores secundárias, cores análogas, cores complementares, cores quentes e cores frias. Oriente os alunos a procurarem os temas já prontos para fotografar, os que encontrarem no dia a dia, como por exemplo, uma fruteira que contenha frutas de cores quentes, ou quando estiverem na rua e passarem na frente de uma agência do Banco Itaú que tem o par de cores complementares azul e laranja.
Depois das fotografias tiradas, ajude os alunos na seleção das melhores e mais bem representadas. A apresentação do trabalho poderá ser feita através de uma apresentação no programa Power Point. Combine com a turma um momento para assistirem a todas as apresentações montadas.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Escribe los nombres de las prendas de vestir:
(A)
_____ ____ ____ s ____
(B)
____ o ____ ____ ____
(C)
____ ____ ____ a ____ ____ ____
(D)
_____ a _____ ____ ____ ____ _____ ____
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Trecho de um diário
Ontem, eu passei um aperto danado na aula de História. Quem dá aula é o Gregório, e ele é durão. Tinha marcado um questionário, e eu acabei não fazendo. Levei um baita de um zero, e depois ele ainda ficava me judiando:
_ Fala, Gustavo. Por que você não fez o questionário? Qual é a dificuldade em História? – e falava alto, todo mundo ouvindo.
Eu fui ficando assim vermelho, foi me dando uma gagueira, e todo mundo assobiando e fazendo barulho e eu sei que meu olho foi ficando vermelho e, olha, graças a Deus bateu o sinal, porque eu ia estourar.
Mas depois acabou sendo legal. O Gregório me chamou, eu e mais quatro, e abriu o jogo: - vou dar uma oportunidade pra vocês. Marquei um trabalho em equipe, valendo nota. E vou colocar vocês em equipes mais fortes. Aproveitem esta chance, hem?
E eu caí na equipe da Claudinha. Valeu, puxa vida, se valeu a pena, a Claudinha é morena, tem cabelo comprido. Tem um rosto lindo, quando ela dá risada faz uma covinha na bochecha. E nunca me esnobou. Nunca mesmo. E nem é japonesa. É brasileira, é meio italiana, sei lá. É linda, linda.
***
KUSPTAS, Márcia. Crescer é perigoso. São Paulo: Moderna, p.8 e 9, 1986.
Leia o trecho a seguir.
_ Fala, Gustavo.
No trecho apresentado, a vírgula foi empregada para isolar um
- Inglês - Fundamental | 08. Past Continuous (Passado Contínuo)
A STRANGE EXPERIENCE
Last month I was on holiday in Ireland with my mum and dad. One day, we were driving through a small village. It was time for lunch, so we stopped at a restaurant.It was a large , old builiding. We looked through the window. There were lots of people in the restaurant. They were eating, drinking and chatting. A musician was playing the violin. But there was something strange about the people. They weren't wearing normal, modern clothes. They were wearing hats, jackets and dresses from another century. We couldn't understand it. But we were hungry, so we opened the door.When we went into the restaurant, everything was different. The people were wearing normal clothes. The musician wasn't there- the music was on CD. It was a very strange experience!
he sentence in bold: They were eating into negative form is: - Matemática | 04. Sequência e Progressão
(UPE) Brincando de construir sequências numéricas, Marta descobriu que em uma determinada progressão aritmética, a soma dos cinquenta primeiros termos é S50 = 2.550. Se o primeiro termo dessa progressão é a1 = 2, qual o valor que ela irá encontrar fazendo a soma S27 + S12?