O efeito de sentido do título – Desordem e Progresso – de acordo ao contexto do Artigo de Opinião mostra-nos
Questões relacionadas
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(FUVEST 2013 1° FASE) A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma. Essa prática leva à morte da planta nas seguintes condições:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Os homens que combatem e morrem pela Itália têm o ar, a luz e mais nada […] lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outro, mas embora sejam chamados senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu.
ANDERSON, Perry. Tibério Graco. In: Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. 1988, p. 60.
Com a expansão territorial romana, houve um empobrecimento da maioria da população, que gerou sérios problemas sociais: fome, desemprego, falta de moradia. A tensão social tornava-se maior a cada dia, com pessoas dispostas a se rebelar e a desobedecer às autoridades romanas. Entre as diversas tentativas de reverter o empobrecimento da plebe, destacamos as ações
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
O sangue humano costuma ser classificado em diversos grupos, sendo os sistemas ABO e Rh os métodos mais comuns de classificação. A primeira tabela abaixo fornece o percentual da população brasileira com cada combinação de tipo sanguíneo e fator Rh. Já a segunda tabela indica o tipo de aglutinina e de aglutinogênio presentes em cada grupo sanguíneo.
Tipo
Fator RH
+
-
A
34%
8%
B
8%
2%
AB
2,5%
0,5%
O
36%
9%
Tipo
Aglutinogênios
Aglutininas
A
A
Anti-B
B
B
Anti-A
AB
A e B
Nenhuma
O
Nenhum
Anti-A e Anti-B
Em um teste sanguíneo realizado no Brasil, detectou-se, no sangue de um indivíduo, a presença de aglutinogênio A. Nesse caso, a probabilidade de que o indivíduo tenha sangue A+ é de cerca de: - História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: Leia o fragmento texto. A África não poder ser reduzida a uma entidade simples, fácil de entender. Nosso continente é feito de profunda diversidade e de complexas mestiçagens. Longas e irreversíveis misturas de culturas moldaram um mosaico de diferenças que são um dos mais importantes patrimônios do nosso continente. Quando mencionamos essas mestiçagens, falamos com algum receio, como se o produto híbrido fosse alguma coisa menos pura. Mas não existe pureza quando se fala da espécie humana. Dizem que não há economia atual que não se alicerce em trocas. Pois não há cultura humana que não se fundamente em profundas trocas de alma [...]. COUTO, Mia. Meu nome é África. Casa das Áfricas, 14 nov. 2003. Disponível em:< http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/561909 >Acesso em: 10 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Mia Couto reforça em seu texto a necessidade de
- Biologia | 03. Bioquímica
É comum ouvir as pessoas comentarem que sentem o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta-feira e com ela, o final de semana, com muitas ocupações e pouco tempo para realizá-las. Assim, negligenciam até cuidados básicos como a atenção para as necessidades de água do corpo, que mais cedo ou mais tarde, podem resultar numa desidratação que pode evoluir para insuficiência renal e morte. A água no contexto fisiológico é importante para o corpo humano porque:
I. É o meio onde ocorre o transporte de nutrientes, reações metabólicas e transferência de energia.
II. O deficit de água acarreta aumento na concentração dos sais no meio extracelular, provocando redução do volume do meio intracelular.
III. Solubiliza todas as macromoléculas, necessitando-se ingerir uma quantidade de água superior à perdida diariamente a fim de manter o balanço hídrico.
IV. Os rins necessitam de líquido, especialmente água, para retirar as impurezas do sangue e controlar a pressão arterial.
Estão CORRETAS as sentenças:
[III] Falso. As substâncias orgânicas apolares, tais como os lipídios e as vitaminas lipossolúveis, não se dissolvem na água.