Leia o texto a seguir e responda à questão.
(Galileu, abril de 2010, n⁰225)
Identifique a alternativa em que se classificou incorretamente a oração destacada:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UESB) O ciclo de vida dos organismos multicelulares inclui duas novidades: o sexo e a morte programada. O sexo, porque foi nesses organismos que surgiu o mecanismo de fusão de células especializadas e genomas como meio de reprodução. A morte programada, porque neles, também pela primeira vez, é que surgiram células cujo material não é incorporado ao novo ser vivo. As células não germinativas, cuja função é garantir a sobrevivência das células reprodutivas, perdem o sentido após o nascimento dos filhos, envelhecem e têm sua morte programada.
(REINACH, 2010, p. 86-87)
A novidade na reprodução sexuada mantida pelos seres multicelulares envolve processos biológicos, como a:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(FUVEST 2005 1ª FASE) Considere as seguintes atividades humanas:
I. Uso de equipamento ligado à rede de energia gerada em usinas hidrelétricas.
II. Preparação de alimentos em fogões a gás combustível.
III. Uso de equipamento rural movido por tração animal.
IV. Transporte urbano movido a álcool combustível.
As transformações de energia solar, por ação direta ou indireta de organismos fotossintetizantes, ocorrem exclusivamente em
- Química | 4. Química Ambiental
(UEPB) Ano Internacional da Cooperação pela Água
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água” com a finalidade de uma reflexão mundial sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta.Tratamento de ÁguasEntres os grandes exploradores de fontes aquáticas estão as indústrias têxteis. Estas requerem grandes quantidades de água, corantes, entre outros produtos. O processamento têxtil é um grande gerador de dejetos poluidores de recursos hídricos. Urna técnica promissora para a minimização desse problema é a eletrofloculação, que tem se mostrado eficiente tanto no processo de reciclagem da água quanto do corante. A Fig. 1 mostra uma representação esquemática de um dispositivo dc eletrofloculação e a estrutura química do corante índigo, bastante usado nas indústrias têxteis(extraído do artigo “Tratamento da água de purificação do biodiesel utilizando eletrofloculação”. Química Nova. vol.35. n.4. 2012)Um dos grandes problemas ambientais que envolve águas é o uso indiscriminado de agrotóxicos, sendo considerado a segunda fonte de contam inação. A degradação destes compostos pode se dar por alguns processos, dentre os quais hidrólise, oxidação, isomerização, fotólise. Qual das alternativas abaixo apresenta o conceito adequado para um dos processos apresentados acima?
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
O anúncio publicitário Garoto propaganda e o poema Eu etiqueta, embora pertençam a gêneros textuais diferentes, abordam a mesma temática, com vistas a
- Língua Portuguesa | D. Regência
(IFSUL) Celular em sala de aula: proibir ou usar como ferramenta?
Leis estaduais proíbem aparelhos no Brasil e um estudo britânico diz que proibição aumenta desempenho, mas tem professor que pensa diferente
No final de maio, Pernambuco se tornou o mais novo Estado brasileiro a proibir o uso de telefones celulares nas salas de aula. A lei sancionada no estado nordestino 1vai ao encontro de normas semelhantes adotadas no Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, entre outros. 2Também em maio, uma pesquisa publicada pela London School of Economics and Political Science (LSE) revelou que as escolas britânicas que baniram os celulares registraram um aumento de 6% no desempenho de seus alunos. Segundo o estudo, os aparelhos seriam uma causa de distração dos estudantes.
3No entanto, professores e pesquisadores acreditam que, em vez de proibir, as escolas deveriam usar os dispositivos móveis como ferramenta pedagógica. É o caso do professor de Física, de Minas Gerais, André Parreira. Mestre em tecnologia educacional, ele trabalha na capacitação de professores para o uso da tecnologia em sala de aula. “É preciso reconhecer o celular como parte da vida do aluno, e não pode haver um abismo entre a vida e a escola. A questão é ter um projeto pedagógico.”
4Além da questão utilitária, o aparelho também pode ser um fator de motivação dos estudantes, defende o psicopedagogo Eugênio Cunha, professor da Faculdade Cenecista de Itaboraí e da Universidade Federal Fluminense. Para ele, a questão é saber motivar a turma. “Posso até proibir o celular, mas será que eu vou propor uma aula mais atraente? Acredito que disciplinar seja mais eficiente do que proibir.” 5Segundo Cunha, o professor deve “ocupar” o aparelho, propondo atividades e fazendo com que os estudantes saibam que, em outros momentos, o aparelho precisará ser guardado. [...]
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/celular-em-sala-de-aula-proibir-ou-usar-como-ferramenta,605bd3f1c2323556dae7c08d601e13dfr8yfRCRD.html. Em 15 jul. 2015.
A expressão “vai ao encontro de” (ref. 1), poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por