O técnico da seleção de futebol acreditou e convidou o jovem atleta Neymar para integrar a equipe brasileira.
- A) Informe a transitividade dos verbos acreditar e convidar.
- B) Explique por que o período apresentado desobedece às orientações do emprego formal da língua portuguesa
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UEFS)
Os diamantes são um vício. Os iniciados que caem na sedução que emana deles têm diante de pedras poderosas a mesma descarga de adrenalina dos jogadores diante de um lance memorável. O coração dispara, as mãos tremem e, por alguns instantes, nada mais existe no mundo. Da mesma jazida de Letseng, no Lesoto, Sul da África, saíram, nos últimos cinco anos, três diamantes gigantescos: o Promesse de Lesoto, 603 quilates, Legado de Letseng, 493 quilates, e Luz de Letseng, 478 quilates. O diamante e o grafite não só possuem aspectos diferentes, como também propriedades diferentes.
A partir dessas informações, é correto afirmar: - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia os fragmentos da entrevista do então líder soviético Mikhail Gorbatchev, cedida ao jornal Newsweek em 1999.
O Muro de Berlim não desabou num só dia, nem sequer numa só estação. A crise na Alemanha Oriental começou quatro anos antes dos dramáticos acontecimentos de 1989, a muitos quilômetros de distância – com a perestroika e da democratização da União Soviética. Quando o descontentamento na Alemanha Oriental se transformou num movimento de massas, o povo dali sabia que minha política da “liberdade de escolha” não era só um slogan publicitário. Portanto, eles (os alemães orientais) exerceram sua liberdade de escolha derrubando o Muro de Berlim.
Nunca lamentei minha decisão. (...) o emprego da força poderia ter resultado num enorme banho de sangue. (...) A Guerra Fria poderia ressurgir e minha posição política como um todo cairia em descrédito.
(...) Assim que as forças da glasnost e da democracia foram liberadas, funcionaram de modo imprevisível. Elas foram decisivas para impulsionar as mudanças no Leste Europeu, (...) essas mesmas forças incentivaram tendências separatistas nas repúblicas nacionais da URSS.
GORBATCHEV, Mikhail. Entrevista cedida ao jornal Newsweek. Publicada no jornal O Estado de São Paulo. Caderno A, 07 nov. 1999, p 18-19. (Fragmento)
Na opinião de Mikhail Gorbatchev:
- Geografia | 7. Geopolítica
Observe o mapa a seguir.
As letras A, B e C identificam três diferentes territórios onde foram observadas manifestações separatistas ao longo do ano de 2014. Em dois desses territórios a questão separatista foi discutida politicamente, segundo as leis de seus Estados. Em um deles foram registrados conflitos e a influência de outros países. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Automóveis movidos a combustíveis como a gasolina, o álcool e o óleo diesel são responsáveis pela emissão de poluentes que estão provocando o aumento da poluição atmosférica a cada dia. Entre os gases emitidos por esses veículos, um dos responsáveis pela elevação exagerada da temperatura do planeta é o gás
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais necessários
Onomatopeia – Disponível em: <http://www.portugues.com.br/gramatica/onomatopeia.html> Acesso em: 20 mar.2015.
- Cartaz - amostra. Exemplo ao lado.
- Papéis com a tarefa de cada dupla.
- Papeis com as sugestões.
- Papel de gramatura grande, tamanho A4. (Duas folhas para cada dupla).
- Um jogo de canetas hidrocor, ponta grossa, para cada dupla.
- Uma caixa/ urna, para que as crianças sorteiem o que vão fazer.
Procedimentos
1º. Explicar aos alunos o que é onomatopeia e qual é o papel dessas palavras no contexto das histórias em quadrinhos.
2º. Colher exemplos de onomatopeias com as crianças.
3º. Separar a sala em duplas e entregar a cada uma as folhas e as canetinhas.
4º. Explicar que dentro da caixa, estão sentimentos, emoções, ruídos e situações que elas devem representar em forma de onomatopeias. O trabalho deve ser feito pela dupla, de forma caprichada e elaborada. A onomatopeia inventada pela dupla deverá ser escrita com letras de forma e apresentar alguma característica que confirme o que a onomatopeia quer representar. Mostre o exemplo acima.
5º. Auxilie-os na tarefa de criação e boa apresentação.
6º. Ao final do trabalho exponha as onomatopeias em uma galeria e incentive-os a usar os exemplos na criação de suas HQ nas aulas de produção textual. Se possível, fotografe os trabalhos, reduza as imagens e faça uma montagem, fornecendo a cada sala de aula da escola, as onomatopeias como sugestão. (Exemplo a seguir)
Algumas sugestões para a caixa:
Onomatopeia – Disponível em: <http://www.portugues.com.br/gramatica/onomatopeia.html> Acesso em: 20 mar.2015.
1) Barulho de vidro quebrando
2) Assovio
3) Pessoa roncando
4) Cachorro latindo
5) Barulho da chuva no telhado
6) Algo desaparecendo no ar
7) Um soco
8) Uma coisa passando rápido
9) Choro de criança
10) Um homem bravo
11) Porta batendo
12) Buzina de carro
13) Pessoa escorregando
14) Tremendo de frio
15) Choro de gente grande
16) Batendo uma foto com flash
17) Pessoa comendo
18) Barulho de beijo na bochecha
19) Barulho de pum
20) Balão estourando
21) Foguete voando
22) Mola pulando