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Disponível em: <http://www www.gocomics.com/calvinandhobbes>. Acesso em: 24 out. 2012.
O destaque que o pronome eu recebe no 3º quadro da tira sinaliza
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) “A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos em tempos de desafios crescentes, quando o ódio, a discriminação e a violência permanecem vivos”, disse a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay.
“Ao final da Segunda Guerra Mundial, a humanidade inteira resolveu promover a dignidade humana em todos os lugares e para sempre. Nesse espírito, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos como um padrão comum de conquistas para todos os povos e todas as nações”, disse Audrey.
“Centenas de milhões de mulheres e homens são destituídos e privados de condições básicas de subsistência e de oportunidades. Movimentos populacionais forçados geram violações aos direitos em uma escala sem precedentes. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás – e os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso.”
Segundo ela, esse processo precisa começar o quanto antes nas carteiras das escolas. Diante disso, a Unesco lidera a educação em direitos humanos para assegurar que todas as meninas e meninos saibam seus direitos e os direitos dos outros.
Disponível em: https:/Inacoesunidas.org. Acesso em: 3 abro 2018 (adaptado).
Defendendo a ideia de que “os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso”, a diretora-geral da Unesco aponta, como estratégia para atingir esse fim:
- Filosofia | 2.2 Clássica
Para crianças e adolescentes, e mesmo para adultos, a brincadeira se apresenta, não raro, como porta de entrada para a amizade. Entretanto, o significado do termo amizade não é tão óbvio quanto se possa imaginar. Vários filósofos já trataram do tema sob diversas perspectivas.
Um dos primeiros filósofos a desenvolver o conceito de amizade foi Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco. Para ele, a amizade se diferencia da benevolência porque exige reciprocidade e, ainda, o conhecimento de cada uma das partes de ser bem quista pela outra. A amizade pode ser motivada por (a) utilidade, (b) prazer e (c) desejo mútuo do bem. Entretanto, para Aristóteles, a verdadeira amizade, ou amizade perfeita, é motivada apenas pelo desejo mútuo do bem. De fato, de acordo com o tipo (c) de amizade, o homem bom se relaciona com seu amigo como se relaciona consigo mesmo. Aristóteles também defende que se deve agir em questões acerca do número de amizades, visando-se alcançar um meio-termo.
Immanuel Kant, no século XIX, também tratou da noção de amizade. Para ele, a amizade é uma união de duas pessoas por meio de amor e respeito recíprocos. O amor, segundo esse filósofo, leva alguém a perseguir os fins do outro, e o respeito lembra que é o outro quem deve determinar esses fins.
Tendo como referência as informações acima, relativas a conceitos de amizade propostos por Aristóteles e por Kant, julgue o item a seguir.
Segundo Aristóteles, a amizade suscitada pelo desejo mútuo do bem, diferentemente das outras duas formas de amizade, deve ser considerada amizade em sentido absoluto.
- Ciências - Fundamental | 08. Distribuição de nutrientes e de gases pelo corpo
FIQUE SABENDO...
Por que o sangue circula pelo corpo?
Conheça os caminhos percorridos por esse precioso líquido
Em geral, é apenas quando nos cortamos que nos damos conta da existência do sangue. Talvez por isso muita gente não goste de ver esse líquido vermelho. Mas como ele é importante! No sangue, encontramos nutrientes gerados pelos alimentos que comemos, células que defendem o nosso organismo de doenças, oxigênio obtido com a respiração…
Se o sangue ficasse parado, somente uma parte do nosso corpo desfrutaria de tudo o que ele tem a oferecer. Mas ainda bem que não é isso que acontece: o sangue circula por todo o nosso organismo, percorrendo intrincados (embaraçados) caminhos.
Repare no seu punho e veja os pequeno vasos sanguíneos que transportam sangue. (foto: haybay_h / Flickr / CC BY-NC 2.0 )
Repare na região dos seus pulsos e também na dobra do seu cotovelo… Não há ali finas linhas azuis? Elas são pequenos tubos, chamados vasos sanguíneos, por onde passa o sangue. Há muitos deles espalhados pelo nosso corpo: os que vemos nos pulsos e na dobra do cotovelo são veias (vasos sanguíneos que chegam ao coração trazendo o sangue), mas há também as artérias (vasos sanguíneos que saem do coração, levando o sangue aos tecidos) e os capilares (vasos tão finos como fios de cabelo). Junto com o coração, os vasos sanguíneos formam o sistema circulatório.
É o sistema circulatório que faz com que o sangue percorra o nosso organismo por completo, permitindo que o oxigênio e os nutrientes transportados por ele cheguem a todas as regiões. Afinal, é o coração que bombeia o sangue, colocando-o em movimento, enquanto os vasos sanguíneos servem de caminho para esse precioso líquido…
No entanto, o sangue não só faz esse trabalho de entrega de oxigênio e nutrientes para diferentes partes do corpo, como, também, realiza outro: recolhe das células tudo o que elas não precisam mais. Para cumprir essas duas funções, porém, esse precioso líquido vermelho precisa de um longo caminho, que começa e termina no coração.
O coração é dividido em partes, como se fossem os cômodos de uma casa. Podemos imaginá-lo como uma casa de dois andares. A parte superior é dividida entre os átrios direito e esquerdo; e a inferior, entre os ventrículos direito e esquerdo. Vamos acompanhar a trajetória do sangue a partir do momento em que ele sai do coração pelo ventrículo direito?
O lado direito do coração bombeia sangue pobre em oxigênio (em azul) para os pulmões, enquanto o lado esquerdo desse órgão manda o sangue rico em oxigênio (em vermelho) para o resto do corpo. (gráfico: Nato Gomes)
Nesse momento, o sangue quase não carrega oxigênio: traz mais gás carbônico e substâncias descartadas pelas células, pois acabou de chegar do seu “passeio” pelo corpo. Por isso, segue pelas artérias até os pulmões. Nesse órgão, ele troca o gás carbônico por muito oxigênio e volta ao coração. Entra pelo átrio esquerdo, segue para o ventrículo esquerdo e sai pela artéria aorta em direção ao resto do corpo, para recomeçar o seu trabalho: entregar oxigênio e nutrientes a cada célula, recolher o que elas não precisam mais…
Todo esse trajeto, possível graças ao trabalho do sistema circulatório, é justificado porque o sangue tem papel fundamental para que possamos sobreviver. Todos os animais possuem um sistema circulatório, mas ele pode ser mais simples do que o nosso nos peixes, anfíbios e répteis, embora também seja essencial para suas vidas.
(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 171) Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda, Departamento de Anatomia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro FONTE: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/por-que-o-sangue-circula-pelo-corpo
A função do sistema circulatório é:
- Química | 2.3 Termoquímica
Considere a eletrólise da água decompondo-se em hidrogênio e oxigênio e os seguintes valores de energias de ligação: E[H-H] = 104,20 kcal/mol; E[O=O] = 119,02 kcal/mol; E[O-H] = 111,61 kcal/mol.
A variação de entalpia no sistema em kcal/mol para 1 mol de água é, aproximadamente,
- Matemática - Fundamental | 2.1 Conjuntos dos Números Inteiros
Texto base: Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: <http://www. didimabulla.blogspot.com>. Acesso em: 10 out. 2013.
Enunciado:
Na tirinha, o pai de Calvin comete um erro matemático.
Escreva qual foi o erro cometido e justifique sua resposta utilizando argumentos matemáticos.