Desde a sua criação, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) tem revisto regularmente as suas tarefas e objetivos, tendo em vista a evolução do ambiente estratégico mundial. Nestes 62 anos de história, tanto a Aliança quanto o resto do mundo sofreram mudanças que os fundadores da OTAN não poderiam ter previsto. Disponível em: www.ri.pucminas.br. Acesso em: 26 jan. 2012.
Diante das transformações ocorridas no cenário geopolítico mundial, a legitimidade dessa organização enfraqueceu-se, pois
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O texto 2 serve de base para as questão:
Texto 2
Redes sociais e os jovens na política
O que o movimento Ocupe Wall Street, as marchas na Avenida Paulista e os protestos na Praça Tahrir, no Egito, têm em comum? Essencialmente, os atos foram convocados por jovens que, insatisfeitos com seus países, usaram como arma de mobilização as redes sociais. Embora diferentes, as reivindicações ganharam eco na internet antes de invadir as ruas.
Para Alexandre Matias, editor do Link, caderno de cultura digital do [jornal] Estado, a combinação entre redes sociais e mídias digitais, como o celular, possibilitou a esses movimentos alcançarem projeção além dos locais onde ocorreram. “Isso não seria possível há 5 anos”, diz. E ele chama a atenção […] para a declaração da ONU, feita este ano, de que o acesso à internet é um direito humano básico e que desconectar indivíduos da web vai contra a lei internacional. […]
Foi justamente o que fez o então presidente do Egito, Hosni Mubarak, em 28 de janeiro. Após três dias consecutivos de protestos na Praça Tahrir, no Cairo, convocados por Twitter e Facebook, o governo desconectou o país inteiro da internet. Pelo me nos 93% das redes egípcias ficaram fora do ar, deixando 23 milhões de usuários sem acesso à internet. O bloqueio durou cinco dias e deixou os manifestantes ainda mais enfurecidos. Mubarak caiu em fevereiro.
(LORDELO, Carlos. “Redes sociais e os jovens na política”. In: O Estado de S. Paulo.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vida,atualidades-na-fuvest-redes-
-sociais-e-os-jovens-na-politica,789996,0.htm>. Acesso em: 15 jan. 2012.)
A principal informação apresentada pelo texto diz respeito
- Geografia - Fundamental | 07. As atividades econômicas
Leia o texto.
Projeto leva crianças às fazendas para conhecerem origem de produtos
Você, provavelmente, deve saber que o leite não vem da caixinha e que mandioca não é uma fruta, mas isso é novidade para parte das crianças de escolas privadas e públicas do Mato Grosso. As descobertas sobre as origens dos produtos foram feitas durante visitas a propriedades rurais do estado, que são as atrações principais do Projeto Filhos no Campo. [...] Nos dias de campo, as crianças são recebidas por instrutores especificamente treinados e visitam as instalações das propriedades rurais, dentre elas o curral onde as vacas de leite são ordenhadas, e as lavouras das principais culturas como o milho. Durante as visitas, além de conhecer as áreas de produção, os alunos recebem, constantemente, informações sobre as matérias-primas que saem das fazendas para compor diversos itens essenciais do dia a dia, que vão muito além das refeições. [...] Disponível em: <http://ruralcentro.uol.com.br/noticias/projeto-leva-criancas-a-fazendas-para-conhecerem-origem-de-produtos-74698#y=800>. Acesso em: 10 maio 2015.vertical uma paisagem que é geográfica.
Bia e Gabriel foram visitar essa fazenda e descobriram que as áreas rurais fornecem vários produtos para as cidades. Aprenderam também que as cidades fornecem para o campo diversos produtos industrializados. Eles escreveram algumas conclusões sobre a relação entre o campo e a cidade, porém o professor das crianças considerou como correta apenas uma delas. Qual é a informação correta?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o fragmento a seguir. “ Foi para casa, pegou a bicicleta e saiu pedalando pela Âmbar afora. Na volta, veio parando e conferindo as novidades da rua. Com o vento, caiu uma palmeira na casa do poço. Podaram uma árvore em frente à casa do serralheiro. Deixaram só dois galhos mais altos. O pátio ficou estranho sem a sombra inteira de antes.[...]” Bocheco, Eloí Elisabete. Rua Âmbar. 1. ed. – São Paulo: Formato,2013, p. 53 (Fragmento)
Enunciado:
Os verbos destacados no texto caracterizam ações
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Sintaxe
Na frase: “Querido, deixei seu café pronto na copa.”, temos:
- Matemática - Fundamental | 15. O Nosso Dinheiro
As irmãs, Gabriela e Giovana, abriram seus cofrinhos e contaram o dinheiro guardado.
Gabriela contou 10 moedas de 1 real e 20 moedas de 50 centavos e Giovana juntou 16 moedas de 1 real e 8 moedas de 50 centavos.
Somando o dinheiro das duas irmãs, o valor em moedas poderia ser trocado por