Leia o texto e responda à questão.
Na frase “No ranking das 100 cidades com mais selfies, o município da Grande São Paulo aparece na 85ª posição [...]” (ℓ. 9-10), a palavra ranking significa:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai iniciar a aula falando sobre as formas: orgânicas e geométricas
Disponível: https://falaremartes.wordpress.com/6o-ano-forma/
http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/forma.html
- Peça aos alunos para desenhar uma forma geométrica, de livre escolha, variando seu
tamanho e posição.
- Lembrete: fazer o desenho no verso do E.V.A.
- Depois de todas as formas desenhadas, recortá-las.
- Começar a fazer a composição no papel cartão. Explique para os alunos que as técnicas de
sobreposição e variação de tamanho das formas são essenciais neste tipo de trabalho.
- Instrua os alunos para primeiro montar as formas no papel e só depois de definidos os
lugares, colar.
- Incentive os alunos a usar várias cores de E.V.A e também usar o E.V.A brilhante, nesta
Colagem.
- Vai ser uma atividade super interessante.
-Exponha os trabalhos.
Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/a-arte-de-recortar-e-colar-oficina/
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(UERJ) O QUE É E O QUE QUER O ESTADO ISLÂMICO (EI)?
O grupo estabeleceu um califado, uma forma de Estado dirigido por um líder político e espiritual de acordo com a lei islâmica, a sharia. O EI controla hoje um território que engloba partes da Síria e do Iraque.
Apesar de estar presente só nesses dois países, o grupo prometeu “romper as fronteiras” do Líbano e da Jordânia com o objetivo de “libertar a Palestina” e, para isso, tem pedido o apoio de todo o mundo muçulmano, além de exigir que todos jurem lealdade a seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi.
Adaptado de bbc.com, novembro/2015.
GRUPO TERRORISTA JUDEU ATACA VILAREJOS PALESTINOS E IGREJAS CRISTÃS
A existência da nova rede terrorista conhecida como Revolta, formada por jovens moradores de colônia judaica da Cisjordânia, veio à tona há seis meses.
O manifesto dos extremistas da Revolta sustenta que eles “buscam o colapso do Estado de Israel”, com seu governo democrático e seus tribunais, e a criação de um reino judeu para substituí-lo, com as leis do judaísmo, expulsando quem não seguir esses preceitos.
Adaptado de O Globo, 07/02/2016.
Os dois casos relatados nas reportagens são exemplos do movimento social de caráter político denominado:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Já na segurança da calçada, e passando por um trecho em obras que atravanca nossos passos, lanço à queima-roupa:
— Você conhece alguma cidade mais feia do que São Paulo?
— Agora você me pegou, retruca, rindo. Hã, deixa eu ver... Lembro-me de La Paz, a capital da Bolívia, que me pareceu bem feia. Dizem que Bogotá é muito feiosa também, mas não a conheço. Bem, São Paulo, no geral, é feia, mas as pessoas têm uma disposição para o trabalho aqui, uma vibração empreendedora, que dá uma feição muito particular à cidade. Acordar cedo em São Paulo e ver as pessoas saindo para trabalhar é algo que me toca. Acho emocionante ver a garra dessa gente.
R. Moraes e R. Linsker. Estrangeiros em casa: uma caminhada pela selva urbana de São Paulo. National Geographic Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2011 1° FASE) No terceiro parágrafo do texto, a expressão que indica, de modo mais evidente, o distanciamento social do segundo interlocutor em relação às pessoas a que se refere é
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Dias depois da morte de D. Mariquinha, Seu Lula, todo de luto, reuniu os negros no pátio da casa-grande e falou para eles. A voz não era mais aquela voz mansa de outros tempos. Agora Seu Lula era o dono de tudo. O feitor, o negro Deodato, recebera as suas instruções aos gritos. Seu Lula não queria vadiação naquele engenho. Agora, todas as tardes, os negros teriam que rezar as ave-marias. Negro não podia mais andar de reza para S. Cosme e S. Damião. Aquilo era feitiçaria. [...]
E o feitor Deodato, com a proteção do senhor, começou a tratar a escravatura como um carrasco. O chicote cantava no lombo dos negros, sem piedade. Todos os dias chegavam negros chorando aos pés de D. Amélia, pedindo valia, proteção contra o chicote do Deodato. A fama da maldade do feitor espalhara-se pela várzea. O senhor de engenho do Santa Fé tinha um escravo que matava negro na peia. [...] E o Santa Fé foi ficando assim o engenho sinistro da várzea.
RÊGO, J. L. Fogo morto. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
O texto apresenta a condição dos trabalhadores escravizados do Santa Fé, modificada após a morte da senhora do engenho. Nessa passagem, o emprego do advérbio “agora”, como recurso expressivo, representa
- Física | 2.5 Estática
A imagem a seguir retrata um atleta participando de uma competição de argolas, modalidade olímpica que alia força e equilíbrio. Na fotografia, é possível observar o desafio à atração gravitacional.
Admitindo que, no instante representado, as cordas estejam na vertical, o que garante a perfeita simetria do corpo do atleta em relação às argolas?