Leia o texto.
A expectativa de vida ao nascer no Brasil era de 75 anos 5 meses e 26 dias em 2015, um aumento 3 meses e 14 dias em relação ao ano anterior. [...] O estado com a maior expectativa é Santa Catarina, tanto para mulheres, com 82,1 anos, quanto para os homens, com 75,4 anos – a média dos sexos fica em 78,7 anos. [...] O Maranhão, por outro lado, tem a menor expectativa do Brasil, com uma previsão de 70,3 anos para ambos os sexos.
Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/expectativa-de-vida-do-brasileiro-ao-nascer-e-de-755-anos-diz-ibge.ghtml>.
Acesso em: 11 jun. 2017. Adaptado.
A variação observada entre a expectativa de vida em Santa Catarina e no Maranhão é decorrente
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- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Matérias inúteis produzem arte
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Povera, feminino de povero, é uma palavra italiana que significa "pobre". Assim foi conhecido esse movimento surgido na década de 1960 na Itália: Arte povera. Pobre porque propunha a utilização de materiais inúteis, simples, o que hoje comumente chamamos de sucata: metal, pedra, areia, madeira, trapos, etc.
Jannis Kounellis, Sem título, 1969
Na obra de Jannis Kounellis, também conhecida como Margarida com fogo, vemos que não existiu a preocupação de "esconder" o botijão de gás que alimenta o fogo, da mesma forma que a flor não traz nada além de uma chapa de metal cortada. Nessa fase, Kounellis propunha o trabalho com fogo em suas obras para simbolizar a idéia de transformação e purificação.
Assim como na pop art, havia uma tentativa de aproximar as obras do cotidiano das pessoas comuns. Porém, enquanto a pop art utilizava imagens e técnicas massificadas, a arte povera buscava empobrecer as obras de arte.
O termo arte povera foi criado pelo crítico Germano Celant em 1967, por ocasião da exposições realizada por esses artistas.
O movimento ganhou força na década de 1970, influenciado pela arte conceitual. Os temas e materiais utilizados na arte povera buscavam tratar das propriedades dos elementos utilizados, que poderiam sofrer transformações com o passar do tempo. Por exemplo, a oxidação do metal (é possível traçar paralelos com a arte efêmera).
A arte povera também atuou como uma crítica à economia capitalista e à sociedade de consumo, de maneira a provocar reflexões sobre o valor de uso das coisas.
<> Veja, por exemplo, a obra de Giovanni Anselmo: o artista colocou vegetais entre duas pedras; com o apodrecimento dos vegetais, a estrutura entrava em colapso, ou seja, deixava de existir como havia sido pensada inicialmente. Dessa forma, seria possível discutir as idéias de efêmero e eterno na arte, por exemplo.
Giovanni Anselmo, Sem título, 1968
Essas obras de arte desafiavam os padrões vigentes; elas pertencem à esfera dos movimentos de contracultura dos anos 60 e, muitas vezes, propunham uma interação entre artista e trabalho, como na obra a seguir, de Michelangelo Pistoletto:
Michelangelo Pistoletto, Vietnã, 1962-65
Observe que, ao fundo, aparecem os espectadores da obra. Isso acontece porque a imagem de protesto contra a guerra do Vietnã - provavelmente uma imagem fotográfica ampliada para o tamanho real - foi colada sobre um espelho, fazendo com que os observadores da obra também "entrem" nela. E, por que não, tenham uma atitude contra a guerra.
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).
Texto retirado do site: http://educacao.uol.com.br/artes/arte-povera.jhtm
Compartilhe com a turma a reportagem sobre a Arte Povera e conversem sobre o fato desse tipo de arte utilizar materiais de sucata. Instigue-os a perceber a importância de associar conceito e material, a perceber também que essa é uma forma de contribuir com a preservação do planeta, mesmo que pouco significativa se considerarmos a quantidade de material que está sendo reutilizado, mas que por outro lado, chama atenção e dá visibilidade à questão.
Proponha aos alunos que pesquisem sobre a Arte Povera em livros, revistas e sites, para se familiarizarem um pouco mais com o tema, principalmente busquem imagens de obras desse movimento artístico. Divida a turma em grupos e peça que cada grupo procure na própria escola os materiais a serem usados em uma intervenção no espaço escolar. Eles deverão coletar o lixo que pode ser aproveitado, por exemplo, o que é gerado de embalagens na cantina da escola, na secretaria, etc. Dessa forma eles poderão ter uma noção da quantidade e de que tipo de lixo é gerado na escola, determine o tempo de uma semana para coleta. A partir do material recolhido e lavado, cada grupo deverá pensar na idéia da intervenção a ser realizada, da mensagem que se quer transmitir, mas deverá ser alguma coisa de grande porte, que tenha visibilidade.
Os trabalhos poderão ser avaliados com algumas perguntas relacionadas a que se pretende despertar a partir das intervenções, dirigidas a algumas pessoas da escola, entre alunos, funcionários, professores, etc.
- Ciências - Fundamental | 06. Sistema Nervoso
(Unir) Considere que a transmissão do impulso nervoso dá-se no sentido da seta abaixo. Assinale a alternativa que representa a correta orientação de dois neurônios para que ocorram a transmissão e a passagem de informação por meio de sinapse.
- Língua Portuguesa
Buscando a excelência
Lya Luft
Estamos carentes de excelência. A mediocridade reina, assustadora, implacável e persistentemente. Autoridades, altos cargos, líderes, em boa parte desinformados, desinteressados, incultos, lamentáveis. Alunos que saem do ensino médio semianalfabetos e assim entram nas universidades, que aos poucos – refiro-me às públicas – vão se tornando reduto de pobreza intelectual.
As infelizes cotas, contras as quais tenho escrito e às quais me oponho desde sempre, servem magnificamente para alcançarmos este objetivo: a mediocrização também do ensino superior. Alunos que não conseguem raciocinar porque não lhes foi ensinado, numa educação de brincadeirinha. E, porque não sabem ler nem escrever direito e com naturalidade, não conseguem expor em letra ou fala seu pensamento truncado e pobre. [...] E as cotas roubam a dignidade daqueles que deveriam ter acesso ao ensino superior por mérito [...] Meu conceito serve para cotas raciais também: não é pela raça ou cor, sobretudo autodeclarada, que um jovem deve conseguir diploma superior, mas por seu esforço e capacidade. [...]
Em suma, parece que trabalhamos para facilitar as coisas aos jovens, em lugar de educá-los com e para o trabalho, zelo, esforço, busca de mérito, uso da própria capacidade e talento, já entre as crianças. O ensino nas últimas décadas aprimorou-se em fazer os pequenos aprender brincando. Isso pode ser bom para os bem pequenos, mas já na escola elementar, em seus primeiros anos, é bom alertar, com afeto e alegria, para o fato de que a vida não é só brincadeira, que lazer e divertimento são necessários até à saúde, mas que a escola é também preparação para uma vida profissional futura, na qual haverá disciplina e limites – que aliás deveriam existir em casa, ainda que amorosos.
Muitos dirão que não estou sendo simpática. Não escrevo para ser agradável, mas para partilhar com meus leitores preocupações sobre este país com suas maravilhas e suas mazelas, num momento fundamental em que, em meio a greves, justas ou desatinadas, [...] se delineia com grande inteligência e precisão a possibilidade de serem punidos aqueles que não apenas prejudicaram monetariamente o país, mas corroeram sua moral, e a dignidade de milhões de brasileiros. Está sendo um momento de excelência que nos devolve ânimo e esperança.
(Fonte: Revista Veja, de 26.09.2012. Adaptado).
Assinale a classe de palavras correspondente a cada uma das palavras grifadas no trecho: A mediocridade reina, assustadora, implacável e persistentemente:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Contra la pena de muerte Aquellos
[1] Aquellos que juzgan y que condenan afirman que la
pena de muerte es necesaria. En primer lugar por qué tratar
de excluir de la comunidad social a un miembro que la
[4] perjudica y que todavía podría perjudicarla. Si se tratase
solamente de eso la prisión perpetua bastaría. ¿Para qué se
necesita la muerte? ¿Se puede cuestionar que alguien huya de
[7] la prisión? Entonces es necesario vigilar mejor. Ningún
verdugo o guardia es suficiente.
Se afirma que la sociedad debe vengarse,
[10] castigar. Ni lo uno ni lo otro. Vengarse es propio del
individuo, castigar lo es de Dios. La sociedad está entre los
dos: el castigo está por encima de ella, la venganza por
[13] debajo. No le corresponden cosas tan pequeñas ni tan
grandes. No debe “castigar para vengarse”, debe “corregir
para mejorar”.
[16] Queda la tercera y última razón: la teoría del
ejemplo. “Hay que dar ejemplo”, “hay que meter miedo
mostrando el espectáculo de la suerte que les espera a los
[19] criminales a los que pudieran sentir la tentación de
imitarlos". Pues bien, en primer lugar negamos que se dé
ejemplo, negamos que el espectáculo de las ejecuciones
[22] produzca el efecto que se espera de él. Lejos de ser
edificante para el pueblo, le hace perder el sentido moral y
destruye su sensibilidad, y por consiguiente toda su virtud.
Traducido del prefacio de Víctor Hugo del libro Le dernier jour d'un condamné, Paris, Eugène Renduel, 1832, pp XXII e XXIII.
Juzgue lo ítem siguiente a partir del texto de arriba.
Según el autor la sociedad tiene derecho de condenar a un criminal a la pena de muerte porque eso es hacer justicia.
- Inglês - Fundamental | 06. Aprendendo Inglês com os Bichinhos
. Texto base: Complete the interview (entrevista) with the sentences in the box.
CLICK Magazine, page 4, September / October, 2011, Scholastic, UK
Enunciado:
Question: _______________________________________________________________________________
Answer: They’re guinea pigs.
Question: ________________________________________________________________________________
Answer: They’re ginger.
Question: ________________________________________________________________________
Answer: They’re girls. They’re sisters!
Question: Are guinea pigs good pets?
Answer: __________________________________________________________________________