A imagem a seguir mostra um portão, construído com segmentos de reta.
Disponível em http://www.mrgserralheria.blogspot.com.
Acesso em 16 out. 2011.
Os diferentes ângulos formados pelos segmentos verticais e a faixa em diagonal são:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
A linguagem é uma legislação, a língua é seu código. Não vemos o poder que reside na língua, porque esquecemos que toda língua é uma classificação, e que toda classificação é opressiva [...]. Jákobson mostrou que um idioma se define menos pelo que ele permite dizer, do que por aquilo que ele obriga a dizer. Em nossa língua francesa (e esses são exemplos grosseiros), vejo-me adstrito a colocar-me primeiramente como sujeito, antes de enunciar a ação que, desde então, será apenas meu atributo: o que faço não é mais do que a consequência e a consecução do que sou; da mesma maneira, sou obrigado a escolher sempre entre o feminino e o masculino, o neutro e o complexo me são proibidos. [...] Assim, por sua própria estrutura, a língua implica uma relação fatal de alienação. Falar, e com maior razão discorrer, não é comunicar, como se repete com demasiada frequência, é sujeitar: toda língua é uma reição1 generalizada.
1 Do francês, rection. A melhor tradução do vocábulo em português é regência (ciberdúvidas).
BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.
Utilizando exemplos da língua francesa, o fragmento anterior apresenta uma concepção de língua vinculada à noção de poder. Para isso, nele,
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel Canson formato A4
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Cola colorida
- Lápis de cor
- Imagem grande de um rosto de uma pessoa
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar mais um pouco sobre Picasso, e o movimento cubista.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo
- https://www.todamateria.com.br/cubismo/
- Pedir as crianças para trazerem de casa uma imagem grande de um rosto de uma pessoa recortada de revistas ou jornais.
- Pedir as crianças para traçarem linhas retas no verso da folha (da imagem).
- Fonte: https://br.pinterest.com/pin/542754192566888275/
- OBS: Como são crianças pequenas, utilizar no máximo 04 linhas .
- Distribuir uma folha de papel canson para cada criança.
- Pedir as crianças para recortar a imagem nas linhas traçadas e reservar os pedaços para uma montagem cubista.
- Antes de iniciar a colagem, instrua as crianças a organizar as peças de maneira que as figuras não se encaixem corretamente de forma tradicional .
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento da atividade.
- Vá colando peça por peça .
- Entre uma peça e outra, pode ser aplicado cola colorida ou se as crianças preferirem pode ser usado o lápis de cor.
- Depois de finalizado a atividade o professor poderá colocar uma moldura (de papel) e fazer uma exposição dos trabalhos na escola.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
A televisão
A televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oh! Oh! Oh!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oh! Oh! Oh!
[...]
É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais
Oh! Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe!
TITÃS. Televisão. Disponível em: https://www.letras.mus.br/. Acesso em: 20 out. 2020.
As estrofes 1 e 5 do texto acima permitem afirmar que a inteligência do sujeito está, respectivamente, relacionada
- Química | 1.7 Gases
(UERJ) Um peixe ósseo com bexiga natatória, órgão responsável por seu deslocamento vertical, encontra-se a 20 m de profundidade no tanque de um oceanário. Para buscar alimento, esse peixe se desloca em direção à superfície; ao atingi-la, sua bexiga natatória encontra-se preenchida por 112 mL de oxigênio molecular.
Considere que o oxigênio molecular se comporta como gás ideal, em condições normais de temperatura e pressão. Quando o peixe atinge a superfície, a massa de oxigênio molecular na bexiga natatória, em miligramas, é igual a:
Dados: O= 16u; Vmolar= 22,4L
- Física
Um automóvel tem entre seus componentes umabateria e um alternador.
Sobre esses componentes considere asseguintes afirmações:
I) a bateria é um gerador eletromecânico.
II) o alternador tem a função de recarregareletricamente a bateria.
III) o alternador é um geradoreletromecânico.
IV) a bateria, entre outras funções, fornececorrente elétrica para acender os faróis do carro.
É correto o que se afirma apenas em: